X
    Escrito por Redatores de Ideias
    Postado em 12 de julho de 2017, na categoria Redatores de Ideias

    Quando fiquei sabendo que minha apresentação seria sobre o turismo social, logo me imaginei falando sobre as vantagens de viajar com um propósito de ajudar o próximo, de cuidar de animais na Índia, ensinar inglês para crianças no Peru, cuidar de idosos no Canadá. Porém, mal eu sabia que meu conceito estava redondamente errado.
    Diferente do voluntarismo e do turismo cultural o conceito social é adaptar algo, antes inacessível a quem não tem condições de alcançar por algum motivo. É tornar acessível aquilo que é de carácter essencial para o desenvolvimento da vida em particular e em sociedade ou seja, o direito de lazer, de viajar e de se conhecer.

    O turismo social se distingue do turismo “comercial” primeiramente pelos preços em geral 25% a 40% mais baixos e quase sempre com serviços e instalações do mesmo nível além disso, é um segmento da atividade turística que inclui as pessoas que desejam realizar algum tipo de atividade relacionada ao turismo, mas que não podem usufruir geralmente por motivos financeiros.

    A ideia do turismo social é tornar as viagens mais acessíveis ao maior número de pessoas possível, criando um ambiente de inserção e respeito que confira benefícios sociais, educativos e como cidadão, criando iniciativas turísticas que permitam a evolução de cada indivíduo como pessoa e como cidadão.
    É buscar um valor agregado que confira benefícios sociais ao turista. É a forma que as instituições encontrarão de auxiliar as pessoas a viajar e assim, estimular o turismo em suas vidas.
    No Brasil, ainda é pouco desenvolvido o turismo social e as iniciativas são restritas a algumas instituições voltadas para o bem-estar social dentre as quais se destaca o Sesc. O qual realiza o turismo emissivo e receptivos em 40 hotéis distribuídos em 19 estados.


    Quem escreveu? Este texto é da Walquíria Proença, Estudante de Turismo do 4º semestre da FACCAT e Estagiária da Secretaria de Turismo de Gramado para o Redatores de Ideias.

    Contato: linkedin.com/in/walquiriaproenca

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |