X

    O mercado de eventos não para e o mais interessante é que no turismo temos a oportunidade de seguir carreira em eventos e, em dentro desta área temos a oportunidade de trabalhar com diversos segmentos: Eventos corporativos, festas, megaeventos, as opções são inúmeras e as oportunidades também.

    Desta vez, entrevistamos Rennan Tonini para falar um pouco sobre o mercado de Eventos, as oportunidades de carreira que você pode seguir e quais os desafios do profissional desta área.

    Para Rennan, as principais habilidades que um profissional deve ter para este mercado são incluem a organização, criatividade e percepção analítica. Deu match? Então confira a entrevista e saiba como é trabalhar com eventos:

    Influência familiar que deu certo

    A gente sabe que quando chega o momento de escolher uma profissão e obviamente um curso para estudar na faculdade, muitos pais e outros familiares acabam dando um pitaco a mais na opinião. Alguns chegam até mesmo a desanimar universitários que acabam seguindo carreiras de acordo com a vontade dos pais e não por vontade própia, mas com Rennan foi diferente:

    R: Sempre quis trabalhar nessa área, tive influência familiar, minha mãe sempre trabalhou como promotora de vendas de hotel e viajava muito, participava de muitos eventos corporativos e eu achava aquilo um máximo.

    Queria um pouco daquilo desde cedo, só não sabia como. Me formei no curso técnico de turismo e hotelaria, que acabou me abrindo as portas para iniciar meu primeiro estágio numa agência se turismo dentro do setor de eventos, ou seja, são mais de 10 anos passando por todas as áreas ligadas a eventos, seja como fornecedor na execução operacional como na concepção estratégica do negócio mais imerso no marketing.

    A Rotina de quem trabalha com eventos

    Assim como acontece no turismo de uma maneira geral, em eventos a rotina também nunca é a mesma, apesar de sempre haver uma semelhança no dia a dia do trabalho, como explica Rennan:

    R: Não existe rotina, cada dia é um novo desafio, um novo projeto, uma nova etapa, um novo processo. Evento é realmente eventualidade, lidamos com diversos tipos de profissionais todos os dias e temos que ter uma base organizacional muito focada para realizar gestão de Budget e ter a mente extremamente criativa para sempre ter soluções inovadoras e geradoras de saving.

    Não é apenas operacionalizar a gestão local de um evento, o trabalho começa muito antes montando o projeto, orçando, definindo público, estratégia do negócio, fazendo pesquisa de satisfação, avaliar, gerar relatórios e extrair base de ROI ou de dimensão de impacto que um evento conseguiu gerar. Não é apenas passar um conteúdo, é criar uma experiência positiva agregadora para o negócio.

    Principais oportunidades de carreiras em eventos

    R: Desde assistente a gerente de Eventos, tendo as bases de equipe formada por analistas de eventos e consultores. Em agências tem também os cargos de produtor, promotor, gestor de projetos.

    Além de tudo em empresas maiores ainda podem ter as áreas de back office mais focadas em relatórios e controles de Eventos como assistentes, analistas ou coordenadores financeiros focados em eventos.

    Principais desafios que o profissional enfrenta hoje no mercado

    R: A área de eventos sempre foi muito vista como uma área operacional, meramente uma das estratégias do marketing, mas que sempre foi somente operacional, hoje a área de eventos sofreu uma mutação para o digital e se tornou uma área de análise e de geração de dados de investimento. Ou seja, é uma área de promoção, de gestão de Budget e estratégica.

    Os profissionais do passado não eram muito focados em estratégia e sim em operação, então o maior desafio do novo profissional é unir essas novas necessidades sem perder a veia artistica/criativa para sempre estar oferecendo soluções “fora da caixa” para suprir as necessidades do mercado.

    Dicas para quem deseja seguir carreira em eventos

    R: Vá em vários eventos de diversas áreas, converse com o gestor do evento para entender um pouco sobre cada forma de operação, faça um curso técnico ou superior focado em marketing que tenha matérias de Eventos, assim você aprende o macro e não perde a parte acadêmica de Eventos. Não fique somente na língua nativa, tenha inglês fluente, fará a diferença.

    Tenha bom relacionamento com todas as pessoas que passarem na sua trajetória. É uma área de gestão de Budget, operação de projetos e de relacionamento. Seja comunicativo.

    Quer saber mais sobre o mercado e oportunidades de carreira em Eventos? O Rennan também está lá no Linkedin dando dicas para quem deseja ingressar neste mercado. Confira!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |