X
    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Está tão difícil encontrar uma vaga no mercado que parece que não há mais espaço para ninguém, não é? Saiba que você tem como ganhar destaque com a sua carreira no turismo com o pouco de persistência, otimismo, qualificação, planejamento e…estratégia!

    O livro “Estratégia do Oceano Azul” fala sobre como você pode tornar a concorrência irrelevante com base em algumas dicas e estratégias dadas pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne.

    O que é a Estratégia do Oceano Azul?

    Pra que fique mais fácil vamos entender o oceano azul através do oceano vermelho, que nada mais é que aquele oceano cheio de criaturas marítimas em busca do seu alimento, que se enfrentam diariamente para obtê-lo e fazem de tudo para ganhar espaço neste oceano. Tubarões, icebergs, baleias e outras grandes criaturas marinhas (empresas) fazendo mais do mesmo.

    O oceano azul é um mar de almas claras, cristalinas, sem brigas sangrentas e sem muitas surpresas em relação ao tamanho do iceberg, porém, isso não quer dizer que se trata de um oceano sem muito risco.

    Aqueles que desejam navegar nos oceanos azuis vão em busca sempre da liderança e da diferenciação para se manterem vivos. Por ser um oceano desconhecido e pouco navegado as chances de sucesso na captura do seu alimento (clientes) é muito maior.

    Quer um exemplo bem simples de empresa que investiu nesta estratégia? O Cirque du Soleil, como exemplo do livro, que deixou de explorar animais e passou a investir em experiências com artistas incríveis.

    O circo se viu diante de uma crise neste mercado e, ao contrário do que muitos circos fizeram, a marca decidiu investir em algo novo, diferenciado se tornando uma autoridade com uma liderança sólida neste mercado.

    Aplicando esta estratégia na sua carreira no turismo

    O primeiro passo é identificar como se encontra o mercado que deseja atuar ou o turismo de maneira geral. Quais as tendências para os próximos anos e como elas afetarão alguns cargos e profissionais do setor. Faça um levantamento das áreas que estão massificadas e identifique o porquê disso ocorrer.

    O que levar em conta:

    • O que as empresas, no geral, buscam no turismólogo de hoje?
    • Quais as principais habilidades e formações dos profissionais daquele cargo?
    • Quais os principais desafios que o setor ou o mercado enfrenta hoje?
    • Quais habilidades que não constam na maioria dos profissionais de turismo devem ser consideradas?

    Parte dessas informações você encontra no Linkedin e em sites de empregos e estágios em turismo.

    Não se esqueça, não adianta ser mais do mesmo, o seu foco deve ser em tornar a concorrência (candidatos, turismólogos e colegas do trabalho) irrelevante.

    Um outro fator interessante desta estratégia é reduzir os custos e aumentar o seu valor (profissional) para o mercado (de trabalho).

    Reduzindo custos na busca pela qualificação

    Você deve estar pensando que redução de custo é coisa de grandes empresas, mas a estratégia de custos também pode ser inserida no seu dia a dia. Como estamos falando de carreira no turismo, a maneira mais prática é aproveitar o que a internet oferece de materiais gratuitos para buscar sua qualificação e diferenciação.

    Nos dias de hoje é possível receber material educativo em diferentes formatos: vídeo, e-books, infográficos etc. Aproveite esta oportunidade para estudar o seu mercado e suas habilidades.

    Gostou das dicas? Na categoria “Carreiras em Turismo” tem muito mais 😉

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |