X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 23 de agosto de 2017, na categoria Dicas

    Se você ingressou agora na faculdade e nem chegou a entrar no mercado de trabalho ainda, sorte a sua! Geralmente, nós acabamos descobrindo a necessidade de “algo mais” depois de muitas lutas e desafios. Durante a minha graduação fui notando que só a faculdade não era o suficiente para eu entrar com o pé direito no mercado, afinal, o mundo está cada vez mais conectado, as redes sociais e aplicativos não param de surgir, um profissional que não entende da era digital hoje é considerado como um profissional obsoleto, quase “sem serventia”, mesmo se a empresa não tiver uma forte participação online é importante saber noções básicas.

    Para você que quer trabalhar com atendimento, no front, seja em recepção, como agente de viagens, em aeroportos ou em qualquer outra área relacionada ao atendimento, utilize:

    Técnicas de vendas: Os vendedores no geral são vistos como profissionais chatos, que querem atingir sua meta acima de tudo, mas saber vender talvez faça a diferença no seu dia a dia. Como saber o que o cliente procura, focar sempre em benefícios e dicas para contornar objeções são importantes na hora da venda. Deixar a impressão de que o que você fez não foi uma venda e sim a entrega de um serviço de qualidade, de um valor, uma necessidade.

    Técnicas de Negociação: Vendas também envolvem negociações e isso não quer dizer que gerará uma venda instantânea. Por exemplo, você como recepcionista pode negociar uma próxima hospedagem com o hóspede, mesmo que ele não a pague de imediato, mas com a ajuda de táticas e estratégias poderá fazê-lo crer que estará fazendo um bom negócio ao retornar ao hotel em uma próxima hospedagem. Alguns cursos oferecem as técnicas de vendas e negociação no mesmo conteúdo. Assim funciona para você que trabalha diretamente com fornecedores, com deadlines (prazos) a todo momento, saber negociar pode tornar a sua função mais leve.

    Noções básicas de Marketing: Vendas também é marketing e sem precisar se aprofundar muito no assunto você consegue ter noções básicas que auxiliarão as suas vendas no trabalho. Entender sobre produtos diferenciados, público alvo, mercados e outros conceitos poderão lidar uma visão melhor também de como funciona a empresa em que trabalha e para quem vende e o que ela venda. Você pode pensar que a Disney, por exemplo, vende peças teatrais e parques temáticos, mas ela vende muito mais que isso, como momentos especiais e mágicos compartilhados em família e entre amigos. Isso já faz toda a diferença na hora de vender uma viagem para a Disney na Agência de viagens em que trabalha.

    Atendimento ao cliente: Respeitar as características socioculturais e princípios éticos de clientes externos e internos é fundamental. Só uma técnica de vendas não lhe garante isso. Um atendimento se torna excelente quando a venda se torna algo supérfluo, sem nem ao menos você notar que está sendo objeto de uma venda. Por diversas vezes já fui surpreendida por um bom atendimento que me fez comprar o produto, como também já deixei de comprar um produto ou serviço por conta do péssimo atendimento.

    Informações turísticas: Procure saber informações sobre o comércio e transporte na região onde trabalha. Perguntas sobre lugares para compras, como chegar a determinado lugar, que horas fecham as lojas pela redondeza e o melhor restaurante são comuns para quem trabalha com atendimento. Existem cursos específicos para isso, mas você pode estudar por conta própria, mapeando a região em que trabalha, fazendo pesquisas diretamente com os comerciantes. Isso também torna o atendimento mais completo e especial.

    Você deve estar se perguntando “será que eu terei que fazer todos estes cursos?”. A minha dica é que você foque em uma habilidade que você tem menos afinidade. Se você se considera um bom vendedor(a), procure ter noções básicas de marketing e atendimento. Este são assuntos abordados facilmente no Google em documentos em PDF e cursos online ou presenciais. Agora se a desculpa for a falta de dinheiro para investir em você, então confira nossa dicas de como controlar e analisar seus gastos financeiros 😉

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |