X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 30 de agosto de 2017, na categoria Protagonismo

    Você pode pensar que seria loucura eu escrever isso em meio à crise que assombra o mercado, mas queria sugerir esta estratégia que eu apliquei durante a minha graduação sem saber que eu estava planejando estrategicamente minha vida. Desde o primeiro estágio escolhi as empresas que queria trabalhar. Elas tinham que ter a ver comigo e com o que eu queria fazer: por em práticas algumas habilidades, principalmente relacionadas ao idioma.

    A maioria de nós decide mergulhar no oceano vermelho, aquele cheio de pessoas com habilidades, técnicas e experiências iguais ou parecidas com as nossas, da mesma forma que acontece com as empresas quando decidem ingressar em um mercado com muitos concorrentes. E em muitas dessas situações, nós nem ao menos pensamos em quem é de verdade a empresa, pensamos somente que se está todo mundo querendo é porque ela deve ser boa para trabalhar e a remuneração compatível com o mercado.

    É claro que escolher uma empresa, independentemente da estratégia utilizada, não quer dizer que você conseguirá o emprego, mas as chances de maior permanência e de satisfazer as suas necessidades passam a ser maiores, uma vez que a escolha foi sua e consciente.


    Você pode escolher a empresa pela sua missão, valores e posicionamento

    Pode parecer bobagem, mas a maneira com que a ‘empresa-alvo’ se posiciona pode influenciar nas suas escolhas, assim como seus valores e missão. Se você gosta de ler assuntos relacionados ao turismo sustentável e como pratica-lo, as empresas que possuem a sustentabilidade como um valor é uma ótima oportunidade de você praticar e acompanhar de perto o desenvolvimento deste segmento.

    Dessa maneira seu currículo ficará mais fácil de ser realizado, uma vez que até mesmo seus objetivos conciliaram com a proposta da empresa e isso significa que você encontrou a sua área!

    Pode escolher também através da sua presença digital e reputação online

    Por que trabalhar em uma empresa onde o número de reclamações e insatisfações no Trip Advisor é grande, quando você pode escolher uma com número considerado de clientes satisfeitos? Ao pensar desta maneira, você evita futuros conflitos, as chances de se sentir insatisfeito(a) na empresa também são pequenas, onde no lugar das reclamações, haverá espaço para cases de sucesso contado em sites, além de e-mails e publicações positivas em redes sociais para você se orgulhar de onde trabalha. Já percebeu que algumas pessoas fazem questão de dizer (em fotos, compartilhamentos, etc) onde trabalham? É porque elas escolheram – mesmo sem saber – a empresa certa para trabalhar e porque acreditam nela. Mesmo que muitas estejam relacionadas ao status social.

    Leia também: 6 itens básicos de um bom currículo

    Acredite, já trabalhei em empresa onde o número de clientes insatisfeitos e reclamações eram diárias, fazendo com que isso afetasse diretamente na minha função e vida pessoal, alterando também meu estado emocional. Quando uma empresa influencia negativamente na sua vida é hora de partir!

    Além disso, se a empresa possui forte participação online, você consegue identificar seu ambiente de trabalho. Um exemplo disso é a Rádio Ibiza, empresa com foco na identidade musical de marcas que, além de um blog relacionado aos seus serviços, mostra em vídeos, fotos e publicações nas redes sociais como é dia a dia de seus colaboradores na empresa, que realizam um trabalho leve, informal e com seriedade.

    Não é difícil e nem impossível. Liste as principais “qualidades” que uma empresa deve ter para te conquistar, depois vá em busca destas qualidades nos termos de busca do Google, em vagas do LinkedIn e até mesmo em redes sociais, utilizando as estratégias mencionadas anteriormente. Depois, batalhe por elas, mostre o seu valor, prepare um currículo para cada uma. No email, deixe claro que você escolheu a empresa porque acredita nela!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |