X
    Escrito por Redatores de Ideias
    Postado em 26 de dezembro de 2017, na categoria Redatores de Ideias

    A Walquíria Proença tem mais um texto pra vocês, através dos Redatores de Ideias. Desta vez, contando sobre a sua experiência de estagiar no poder público.

    Bateu curiosidade? Confira o relato de sua experiência!

    Vale a pena estagiar no poder público?

    Depois de 1 ano e 5 meses estagiando na Secretaria de Turismo e há 5 meses na Secretaria da Cultura de Gramado me aproximo dos últimos meses de estágio e posso dizer que os aprendizados são imensuráveis e que todo o esforço valeu a pena.

    Eu Walquíria, natural de Pelotas/RS não sei se por sorte e/ou merecimento consegui o estágio logo no meu 1º semestre da Faculdade de Turismo com os meus recém feitos 17 anos, abrindo mão da Federal de Pelotas para buscar uma nova cidade, iniciando na faculdade e no poder público de Gramado.

    Estagiar na Prefeitura ampliou meu olhar de diversas formas quanto ao Turismo e como essa área “conversa” com todas as outras dentro de uma cidade.

    A rotina deste tipo de estágio em turismo

    As atividades desenvolvidas são das mais variadas, desde atualização do calendário de eventos do município, cadastro do trade da cidade, participação em eventos, divulgações dentre outras tantas.

    Na Secretaria de Cultura meu contato foi com a classe artística da cidade, as atividades que são vistas pelos turistas porém, que tem por foco principal a população e em projetos que descentralizam, levem sustentabilidade e que possam ser vistos por todas as classes sociais de Gramado.

    A importância deste estágio para o estudante

    É importante para o graduando, o entendimento de como funciona o poder público e quais as formas de fazer com que seus projetos sejam colocados em prática na cidade.

    No último mês, realizei o projeto no qual denominei “ O encantador turismo em Gramado” com crianças do 4º ano de uma escola estadual. O objetivo era desmistificar a visão muitas vezes errada que se tem do turismo e ampliar o olhar de como o turismo auxilia no desenvolvimento econômico e social de Gramado.

    Leia mais publicações dos Redatores de Ideias

    Nesse momento do projeto, estava já estagiando no Secretaria da Cultura, local onde recebi total apoio para levar esse projeto adiante e apresentar para outras escolas.

    Posso dizer por experiência que esse estágio ampliou meu olhar, conhecimento e rede de contatos com o turismo. Hoje, já dando adeus a prefeitura me sinto muito mais preparada para o mercado competitivo que vou enfrentar.

    Dica para quem quer estagiar no poder público

    Não se apegue ao salário, e sim ao conhecimento e as experiências que só esse tipo de estágio irá lhe proporcionar. Aproveite as oportunidades que surgem e faça com que você seja alguém diferenciado no mercado de trabalho.

    Leia também: O impacto da Lei Rouanet no Turismo


    Quem escreveu? Este texto é da Walquíria Proença, Estudante de Turismo do 5º semestre da FACCAT e Estagiária da Secretaria de Turismo de Gramado para o Redatores de Ideias.

    Contato: linkedin.com/in/walquiriaproenca


    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Paola Benevenuto em 28 de dezembro de 2017

      Realmente é uma experiência incrível, estou a um dia de finalizar meu estágio na Secretaria do Turismo de Caxias do Sul e só tenho a agradecer! Pelos desafios que foram propostos, e pelas metas alcançadas durante este ano, e principalmente pela oportunidade!
      Tenho a certeza que fiz o meu melhor, e que estou deixando o meu legado aqui na SEMTUR. Junto comigo estou levando mais do que lembranças dos momentos compartilhados, e sim memórias de histórias vividas com amigos!
      O turismo é cada vez mais cativante, e passado esse tempo na área tenho a certeza que fiz a escolha certa!

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |