X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 5 de Janeiro de 2018, na categoria Estágio em turismo

    A vaga de um estágio em turismo, assim como qualquer outro estagio, é muito aguardada por muitos estudantes do curso. A ansiedade por conhecer o mercado e adquirir experiência é inevitável.

    O estágio é o primeiro passo para o desenvolvimento da sua carreira e também deve ser muito bem planejado. Confira algumas questões que você deve ter em mente antes de procurar a sua oportunidade:

    Qual o melhor momento para procurar um estágio?

    Alguns decidem já estagiar no primeiro período, outros no meio da faculdade e alguns só no último semestre.

    O ideal é que você já tenha uma área ou objetivo em mente para que fique mais fácil decidir quando buscar um estágio em turismo.

    Se você está com dificuldades de alcançar a média em algumas matérias e além disso tem outras atividades (cursos, atividades físicas etc) antes ou depois da faculdade, a minha recomendação é que esteja preparado para se manter sempre ocupado(a) caso queira estagiar nestas condições.

    Quando decidi trabalhar no hostel ao mesmo tempo em que eu estava terminando meu curso de inglês, de espanhol e com mais de três matérias por semana, as minhas notas caíram por não conseguir dar conta de tantas responsabilidades e foi neste momento que decidi pedir demissão do trabalho na época.

    As vantagens de ver na prática como funciona a área de trabalho que quer seguir são muitas. Confira algumas abaixo:

    • Quanto mais cedo começar, mais cedo você irá poder desenvolver suas habilidades;
    • As aulas ficarão cada vez mais fáceis, dinâmicas e você poderá levar o conteúdo aprendido no estágio para sala de aula e da aula para o mercado;
    • É a oportunidade que você tem saber se escolheu o curso ou a área certa.

    Estudar e trabalhar ao mesmo tempo requer muita determinação e disciplina. Além disso, deverá começar a abrir mão de determinadas coisas e situações se quiser seguir com a sua carreira independente de qual ramo ela está relacionada, como a sua vida social, por exemplo.

    Onde encontrar um estágio em turismo?

    Existem sites específicos para quem procura estágios de uma maneira geral. A nossa recomendação é que você dê preferência a estes sites especializados em recrutamento online (agentes de integração), pois além da segurança em entregar suas informações, muitos deles possuem parcerias com grandes empresas, universidades e oferecerem serviços de testes vocacionais, orientação profissional etc.

    Nós temos aqui um texto com os 10 melhores sites para encontrar seu estágio e emprego em turismo.

    A vaga ideal existe? Como saber que a encontrei?

    O estágio ideal é aquele que te ensina ao mesmo tempo em que aprende. Que não te sobrecarregue, que tenha valor para o seu dia a dia. Muitos se desesperam e aceitam qualquer oportunidade, sem que elas estejam alinhadas aos seus objetivos e propósitos.

    Não pense só na remuneração, vá além. É importante que procure identificar de início quais os motivos que te levam a procurar um estágio. Dinheiro? Experiência? Conhecer o mercado?

    Procure as respostas para estas perguntas para evitar que se decepcione. Nem sempre o tipo de estágio escolhido é ruim ou a empresa não é boa, pode ser que a escolha não foi bem planejada.

    Quais as características de um estágio em turismo?

    Carga horária semanal: 30 horas
    Carga horária diária: 6 horas
    Valor da bolsa: entre R$500 e R$950
    Duração do estágio: Mínimo de 6 meses e máximo de 2 anos

    Os estágios em turismo possuem, no geral, a carga horária de 6 horas por dia. Em alguns casos, como um estágio em hotelaria, pode ser que a carga horária seja reduzida por conta da necessidade de se trabalhar em alguns finais de semanas.

    Como assim?

    Se a empresa decide que o estagiário irá trabalhar de segunda a sábado, então ele deverá cumprir uma carga horária diária de cinco horas para que não ultrapasse a carga horária total de 30 horas semanais.

    Agora que você já sabe como funciona um estágio em turismo e o momento certo de procurar, saiba como conseguir a sua primeira oportunidade 🙂

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |