X
    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 21 de agosto de 2017, na categoria Eventos & Protagonismo

    Quando entrei na faculdade o evento do ano mais comentado era a ABAV, principalmente porque o evento iria acontecer no Rio de Janeiro. Escutei por meses dos professores sobre a importância desta feira e é claro que fui em um dos dias para participar. Era um dos meus primeiros períodos, estava ansiosa e achava tudo maravilhoso. Lembro que saí de lá com muitos guias turísticos, folhetos e brindes de cada stand que passava.

    Quando cheguei em casa, guardei tudo no armário e só lembrei que ainda tinha estas coisas quando fiz uma limpeza geral, quase no fim da faculdade. Lembro que enquanto eu separava o que era lixo, fiquei pensando em qual quesito a feira foi importante pra mim.

    Veja bem, não estou criticando a ABAV, mas sim a maneira como professores, profissionais e colegas no geral nos pressionam e dizem simplesmente que devemos ir e como nós nos comportando diante de alguns eventos. Devemos ir apenas porque é conhecido e respeitado no setor?

    No meu caso os eventos que mais me envolvem são sobre empreendedorismo, startup, marketing, negócios criativos, branding de marcas, tendências do mercado porque são assuntos “casam” com meus objetivos. Os eventos e palestras que não tem nada a ver com a gente acabam se tornando chatos, porque nunca irão falar o que realmente queremos ouvir. Foi (ou é) assim na faculdade enquanto não conseguirmos filtrar o que é benéfico para nossa vida profissional.

    Se está todo mundo indo na ABAV e você não tem o mínimo interesse de comparecer, não tem problema! Busque eventos que vão gerar conhecimento e insights para a sua vida e sua carreira. Aliás, cito aqui a carreira, mas é importante falarmos também de eventos, palestras e workshops que façam a diferença em nossa vida pessoal, financeira ou social.

    Nem sempre o que tem a ver com você está no título do evento! É com sustentabilidade que quer trabalhar? Então se inscreva e pague por eventos que envolvam assuntos relacionados, seja ele de turismo ou não. Um evento que fale sobre negócios sustentáveis, mas não menciona a palavra “turismo” não significa que ele não sirva para você. Palestras com especialistas no assunto, mas em outros eventos também fazem a diferença.

    O Fórum PANROTAS é um exemplo disso, em nenhum momento ele é divulgado como evento sobre franquias, mas contou como uma palestra sobre franquias como alternativas para pequenos empreendedores. E nem sobre hotelaria, mas teve Frederic Fontaine – Vice-presidente sênior na Global Marketing Innovation Lab AccorHotels – palestrando “da hotelaria tradicional para a criativa”.

    Assim como não devemos ter medo de pagar um curso, também não devemos nos encher de perguntar ou entortar a cara para um evento pago. Como eu disse antes, o evento passará a ser chato ou sem nexo quando ele não estiver de acordo com a gente. Se na ABAV você acredita que terá os ingredientes certos para dar asas ao seu negócio, carreira ou vida, então vá! Caso contrário, vá em um que esteja relacionado completamente com você, seja ele sobre gastronomia, moda, carros, etc.

    E por falar nisso este ano tem ABAV, no dia 27 de Setembro e lembre-se que está tudo bem se você não quiser ir. E pra você que queira ir, a programação está imperdível! acesse o site para maiores informações: www.abavexpo.com.br.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |