X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 10 de julho de 2018, na categoria Graduação

    A faculdade de turismo é uma das que mais causam confusão na mente de estudantes e profissionais em relação ao mercado de trabalho e sua formação.

    O fato do turismo estar relacionado a uma atividade de lazer também acaba dando a ideia de que é um curso tranquilo e ‘forma turistas’. Por essa razão, muitos acreditam que a realização profissional virá instantaneamente após a formatura.

    Quer saber o que ela não pode te oferecer? Olha só:

    1. Não faz de você um empreendedor

    Depois da tecnologia, o turismo é o mercado que nos dá mais chances de empreender. Não é a toa que vemos sempre a Airbnb se aproveitando destas condições, as cias aéreas aliando excelência com tecnologia e startups gerando novos modelos de negócios no setor.

    Mas a faculdade de turismo não fará de você um empreendedor. Empreender, assim como qualquer outro desejo, vontade ou ação sua dependerá da sua capacidade de realização.

    2. Não te dará estabilidade financeira

    Esta é uma condição que não é garantida para nenhuma faculdade, até mesmo para os cursos de medicina ou engenharia. A estabilidade financeira, além de ser uma condição subjetiva, vem alinhada a um conjunto de fatores que também dependerão de você.

    Não é diploma que forma milionário, diplomas formam bacharéis, no nosso caso, bacharéis em turismo.

    Se você embarcou no turismo em busca de uma estabilidade financeira, entenda que ela dependerá de seus esforços, de como você enxerga a sua carreira no mercado.

    3. Não fará de você um Gerente Geral

    Utilizei o cargo de gerência geral como exemplo, mas poderia utilizar qualquer outro cargo que você almeja. Não se engane, pois a faculdade de turismo não pode te dar cargos. Essa é uma outra condição que irá ter um papel fundamental sim da empresa que você trabalha, mas que estar diretamente relacionada também aos seus esforços, seu desempenho e as suas habilidades.

    Você pode ter duas graduações, um pós e mais o mestrado na sua formação e ainda sim não estar em um cargo gerencial. E isso acontece por diversos motivos: concorrência desleal entre profissionais de outras áreas com turismólogos, por meritocracia, hierarquia e claro, até mesmo pelo puxa-saquismo.

    Leia também: Os principais mitos da graduação em turismo

    O importante é você entender que a faculdade de turismo não pode oferecer condições que irão depender da sua determinação, do seu propósito estar alinhado com seus objetivos e valores, com a sua capacidade de realização e esforços contínuos para enfrentar a concorrência do mercado.

    Afinal, e o que faculdade de turismo pode te oferecer?

    Possibilidades (quase) infinitas de ser e fazer o que você quiser. Sejam elas de empreender, de fundar empresas, de transformar a maneira com que as pessoas viajam, se hospedam.

    Ela oferece a oportunidade de você enxergar o fenômeno com uma visão ampla, estratégica e multidisciplinar do turismo.

    Como eu disse, três condições anteriores não dependem de faculdade nenhuma. Afinal, o mercado está cheio de profissionais que não possuem faculdade e que têm estabilidade financeira e cargo de gerência geral, por exemplo. Ou, empreendem sem nunca ter feito uma redação para o ENEM.

    Não se iluda, é você quem tem que trabalhar para realizar seus sonhos e objetivos de carreira. Por falar nisso, na outra semana fizemos um texto sobre posicionamento de carreira. Aproveite o momento e saiba como posicionar a sua.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |