X
    Escrito por Gabriela Araujo
    Postado em 11 de setembro de 2018, na categoria Dicas

    O Inbound Marketing nasceu mediante a um cenário de transformação. Não é preciso ser um expert em estratégias de venda para perceber que nossa forma de consumir produtos e serviços mudou ao longo do tempo. Esta mudança, consequentemente, também afetou a forma como fazemos e consumimos o turismo.

    À medida em que novas necessidades são criadas ou simplesmente se reinventam, precisamos estabelecer métodos que acompanhem estas mudanças se não quisermos ficar para trás. Diante disto o Inbound Marketing ganhou destaque e se apresentou como uma alternativa para que empresas evoluam junto a seus clientes.

    O que é Inbound Marketing?

    Traduzido como “Marketing de Atração”, é uma metodologia que revolucionou o jeito de fazer negócio. Antes o processo era focado no que a empresa buscava dizer e no que era conveniente para ela, aqui o ideal é desenvolver uma conversa com o consumidor.

    Inbound Marketing é um processo metodológico que objetiva atrair, engajar e encantar pessoas a fim de ampliar um negócio que fornece valor e constrói confiança.

    HubSpot

    O cliente não quer mais ser tratado como um meio para um fim. Ele quer ser educado e ouvido, quer que seus desejos tenham valor. É por isso que o processo foca em conquistar o cliente por uma experiência completa através de serviço e relacionamento.

    No método tradicional de venda (Outbound), havia uma abordagem interruptiva que vendedores utilizavam para ir até potenciais clientes e fechar a compra. No Inbound, a empresa cria estratégias que fazem com que o cliente vá até ela e decida por si mesmo que ela é a melhor solução para seu problema ou necessidade.

    O processo se dá basicamente em quatro etapas: Atração, focando transformar estranhos em visitantes de uma plataforma online, por exemplo; Conversão, buscando transformar visitantes em leads (potenciais clientes); Fechamento, focando transformar os potenciais em clientes; Encantamento, buscando transformar os clientes em promotores de seu negócio.

    O que Inbound e Turismo têm em comum?

    O Inbound Marketing é um método extremamente válido por si só. Adicionalmente, ele se apresenta ainda mais benéfico para ser aplicado a negócios turísticos devido a semelhança da estratégia com o nosso setor.

    Pensemos na semelhança entre a forma como consumimos um destino e as etapas do método Inbound: antes de tudo somos seduzidos por um destino (atração), então buscamos informação sobre ele (conversão), em seguida optamos por visitá-lo (fechamento) e após uma experiência mais do que positiva, recomendamos que outros visitem (encantamento).

    Considerando estas etapas, é possível investir em formas de divulgação para que um destino alcance e cative um grande número de pessoas. Também produzir um conteúdo informativo para engajar o cliente sobre a localidade, oferecer facilidades e diferenciais para que decida fechar negócio, e por fim oferecer uma vivência fantástica para que ele se deslumbre e recomende.

    Além disso, hoje existe uma gama de negócios turísticos fornecendo promoções, facilidades de pagamento, etc. Como se destacar? Temos que atrair o olhar do público para o nosso negócio. Assim, ainda que nossos preços e condições sejam parecidas com os de nosso concorrente, a pessoa optará por nossa empresa porque reconhecerá que agrega mais valor.

    Finalmente, o Inbound e Turismo trabalham com o conceito de inovação. Nosso olhar busca pelo que é novo, inédito e exclusivo. Estamos sedentos pelo que é diferente do que já tivemos. No turismo, há uma busca pelo que nos tira de nossa zona de conforto e o Inbound pode ser um bom meio para oferecer exatamente isso.

    Como utilizar o Inbound como estratégia de negócio no turismo?

    Eduque-se

    Antes de mais nada, é essencial que se aprofunde no que é a metodologia e no que ela representa. Há cursos online gratuitos sobre o tema como o da HubSpot e o da Rock Content. São cursos de fácil compreensão que te fornecem uma boa noção do que é inbound marketing e como utilizá-lo para aprimorar o seu negócio.

    A primeira medida a ser tomada para aplicar o Inbound deve ser a pesquisa. Separe um bom tempo para entender o que seu potencial cliente quer, busca e/ou precisa. Reúna o máximo de características que conseguir e então trabalhe maneiras de fornecer isso. Elabore perguntas de forma consciente e mãos à obra.

    Cative

    De maneira geral, o ser humano se transformou em um ser visual e a imagem é o que nos atrai. O que primeiro prende nossa atenção em um destino hoje? Fotografias que vemos sobre ele. Invista no design do seu site e em ótimas fotografias do seu produto (hotel, destinos que comercializa, pratos de seu restaurante, etc.).

    No turismo, trabalha-se muito com fotos e a experiência de atração começa no momento em que a pessoa se depara com a primeira vitrine disponível. A plataforma precisa ser agradável aos olhos e instigar a pessoa a continuar ali. É um convite: você promete que a experiência ficará ainda melhor e que não será tempo desperdiçado. Deixe o visitante com água na boca.

    Esteja disponível

    Por fim, facilite a informação e meios de comunicação. Não crie mil e um caminhos para que o cliente encontre a informação que deseja; é provável que ele desista e vá buscar em outro lugar mais acessível. Quanto mais educar o cliente, mais confiança terá em seu negócio e mais atraído estará para fechar com você.

    Facilite as formas que ele têm para te contatar, inclusive para fornecer feedback. Ainda que seja um retorno negativo, tente estabelecer a melhor experiência nesse momento. Assim ele entenderá que sua empresa sabe ouvi-lo, preza por sua opinião e conta com este retorno para melhorar.

    O Inbound é uma forma de cortejar, cativar e fascinar o cliente para que ele volte buscando por mais. É um método que planta a informação, porque entende que é hoje uma moeda valiosa, e colhe a confiança do cliente.

    Se busca por outras formas para inovar e incrementar o seu negócio, não deixe de ler a postagem sobre Turismo Criativo aqui no site.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |