X
    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Redatores de Ideias
    Postado em 14 de Março de 2017, na categoria Redatores de Ideias

    Tão amada por uns e odiada por outros, a lei de incentivo à cultura em sua teoria, auxilia no desenvolvimento de artistas e de cidades ao redor do Brasil.

    Primeiramente, o que seria essa famosa lei muito mencionada e pouco explicada. A PRONAC, mais conhecida como lei Rouanet foi sancionada pelo ex-presidente Fernando Collor de Mello em 1991, na qual, dá o direto a pessoas físicas e jurídicas a optarem por destinar parte de seu imposto de renda ao patrocínio de projetos culturais.
    Na teoria, é uma lei simples e proveitosa a ambas as partes. O artista envia seu projeto para o Ministério da Cultura, se o mesmo for aprovado pela comissão de incentivo, o artista passa a ter o direto de captar o valor solicitado. Não é desenvolver um projeto com um orçamento de 260 mil e ganhar esse dinheiro do governo e sim, esse valor é aprovado para que o artista busque empresas, ou pessoas que queiram patrocinar seu projeto, tendo esse valor patrocinado abatido no seu imposto de renda.

    A Rouanet, incentiva empresas e cidadãos a investirem em Cultura, uma vez que, com o patrocínio, as marcas passam a ficar mais valorizadas junto ao público.

    Obviamente, com o incentivo à Cultura consequentemente, leva ao incentivo do Turismo, já que, com exposições de artes, shows, peças teatrais que apresentem a Cultura local isso irá atrair o público em geral e obviamente os turistas que desejam conhecer as raízes, o diferente, o novo e os artistas das cidades visitadas.

    A Rouanet é importante ao Brasil, o que falta é maior fiscalização nos projetos aprovados. Ela deve valorizar artistas novos, pessoas que não teriam condições de desenvolver seus projetos. Como diversas leis brasileiras, a Rouanet quando bem fiscalizada e desenvolvida irá fortalecer o Turismo em curto e longo prazo, e o Turismo, como bem sabemos pode salvar e alavancar o país, o que precisamos é de fiscalização e de apoiar as pessoas que realmente querem mostrar seu trabalho e crescer junto com o Brasil.


    Quem escreveu? Este texto é da Walquíria Proença, Estudante de Turismo do 4º semestre da FACCAT e Estagiária da Secretaria de Turismo de Gramado para o Redatores de Ideias.

    Contato: linkedin.com/in/walquiriaproenca

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |