X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Redatores de Ideias
    Postado em 9 de agosto de 2017, na categoria Redatores de Ideias

    Falar da minha relação com o turismo, profissão que eu escolhi, me permite reviver um velho clichê “eu não escolhi o turismo, o turismo que me escolheu”, e acreditem eu ainda não consegui identificar em que momento da minha vida o turismo começou a fazer sentido, só sei que hoje ele constitui a maior parte da minha felicidade.

    A única certeza que eu sempre tive era a de que eu queria trabalhar com pessoas e de que a rotina me frustrava, e esta palavra “frustrada” definia o que eu estava vivendo, cursando o segundo semestre da graduação em ciências contábeis, trabalhando no faturamento de um renomado grupo gestor de instituições hospitalares, mas com uma angustia no peito que não passava. Eu não aceitava que a vida de “gente grande” fosse tão repetitiva e monótona, logo eu que sempre gostei de desafios. E, de um súbito de coragem, que eu nunca soube explicar, veio à decisão de trancar a faculdade, de discordar do conceito de vida estável que a sociedade estabelecia, e em poucos meses eu estava matriculada num curso técnico em guia de turismo, pela simples frase de divulgação do mesmo que dizia “Seja um guia de turismo e realize sonhos!”, e esta foi uma das melhores decisões que já tomei.

    Optei por realizar sonhos, e consequentemente os meus foram sendo realizados, à medida que eu me permitia e me desafiava diariamente, o destino foi me abrindo oportunidades profissionais e acadêmicas dentro daquilo que eu estava qualificada a fazer.

    A conclusão do curso técnico em guia de turismo despertou a paixão pela história, permitiu o reencontro de cinco almas (amo vocês panela) e trouxe a necessidade de buscar a graduação, assim, iniciei quase que concomitantemente a graduação em turismo na FACCAT e a graduação em história pela FURG. Ambas se complementam e fazem com que eu me apaixone cada vez mais por estas áreas de conhecimento.

    O novo me fascina e isto é o que mais me encanta no turismo, as possibilidades de ousar, de planejar, de buscar novos segmentos, de pesquisar, de promover eventos, de propor estratégias para consolidar destinos, de estudar pessoas e seus comportamentos, de formação de networks, enfim, o leque de opções e de possibilidades que a profissão de turismólogo nos permite são desafiadoras, mas ao mesmo tempo são os combustíveis da profissão.
    Hoje, já planejando as formaturas (me formo nas duas graduações em 2018/2), fazendo uma reflexão dos últimos anos e dos desafios futuros, percebo que já consigo colher os frutos das minhas escolhas. A rotina de quem concilia trabalho e faculdade não é nem um pouco fácil, mas é preciso estar claro que nada cai de “paraquedas” nas nossa vidas, é preciso dedicação, é preciso conquistar o nosso espaço, conjugar o verbo abdicar, coragem, é preciso desafiar-se, é preciso acreditar, mas no final vai valer a pena. Quando a gente consegue realizar sonhos, tudo vale a pena.


    Quem escreveu? Este é um texto de Sandreli Bandeira, Guia de Turismo, ​Acadêmica do curso de Turismo/FACCAT e do curso de História/FURG.
    Contatos: sandysandreli@gmail.com. Fone/whats: (51) 9.9654.8526.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |