X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 14 de novembro de 2017, na categoria Dicas & Estágio em turismo

    Encontrar um estágio ou emprego em turismo está cada vez mais difícil, a impressão que dá é que não existe mais vagas ou que todos os cargos já foram ocupados, independente da região que moramos.

    O número de informações que recebemos também é enorme, em alguns casos fica até complicado saber se enviar o currículo para determinados endereços é confiavelmente seguro. Por isso, vamos te ajudar a encontrar sua oportunidade em sites que você pode confiar de enviar suas informações.

    Leia também: 6 itens básicos de um bom currículo

    O primeiro passo, antes de enviar seu currículo para um site ou endereço de email é tentar se certificar de que a informação é válida e confiável.

    E como saber se o site ou email é confiável?

    Procure seus nomes e prefixos em redes sociais e até mesmo no Google, através das notícias, fotos e se possui endereço da empresa.

    Leia sobre o que as pessoas estão falando destas empresas, que são conhecidas como consultorias de recrutamento, que costumam simplificar o caminho que a empresa faz em busca do colaborador “ideal” ao cargo.

    Se a vaga foi exposta em uma rede social e pede para que envie seu currículo direto ao endereço “selecaovagasrh@gmail.com”, por exemplo, questione a quem divulgou a oportunidade se o email é confiável.

    Se não funcionar, experimente enviar uma mensagem de teste com apenas uma carta de apresentação e demonstre seu interesse na vaga, mas também a preocupação em enviar determinados dados a um email desconhecido.

    Alguns emails como o Google fornecem foto e perfil de quem controla o email para quem você está redigindo. Aproveite para colher informações a partir daí. Agora que você já se preparou para não cair em uma cilada, vamos ao que interessa? A nossa lista com os sites para você encontrar sua próxima oportunidade! 😉

    Empregos em turismo

    1. Vagas.com

    Um dos melhores sites para encontrar oportunidades no geral. As melhores e maiores empresas divulgam suas vagas por lá. Além de criar e armazenar seu currículo no banco de dados do Vagas, você pode conferir artigos com dicas para entrevista, envio de currículos em outros canais, marketing pessoal e afins.

    Eu diria que a plataforma é completa, pois você pode fazer testes vocacionais, descobrir seu perfil de candidato e as empresas, se desejarem, podem optar que você faça alguns dos testes que o site oferece como teste de inglês, de conhecimentos gerais e raciocínio lógico, simplificando ainda mais o seu contato com a empresa escolhida.

    Na página de serviços, ficam seus testes realizados, suas candidaturas, além de alguns alertas e mensagens referentes as oportunidades, além de outros tipos de serviços.

    Oportunidades para: trainee, estágio e emprego

    2. LinkedIn

    Muitas empresas anunciam e fazem suas contratações através do LinkedIn. A rede profissional oficial do mundos dos negócios – e que cresce cada vez mais! Para ter acesso as vagas por completo, é necessário que você faça o seu cadastro.

    Só que diferente do Facebook, o seu profile será o seu currículo com as informações que achar mais pertinentes a serem expostas. Você pode colocar foto de perfil e foto de capa, mas não da mesma maneira que faz em outras redes sociais.

    Além de fazer uma busca por cargo ou área, você pode salvá-las para “se candidatar mais tarde”, por exemplo. Algumas vagas são oferecidas pelas próprias empresas, outras requerem que você se candidate pelo site através de outros sites e só estão ali como maneira de divulgação.

    O mais interessante é que se a própria empresa divulgou a vaga, você pode conhecer um pouquinho mais dela, podendo saber o que ela faz e para quem ela faz, podendo seguir seu perfil também e conhecer até mesmo quem são os funcionários que trabalham atualmente na empresa e quais são seus cargos.

    É um verdadeiro “stalkeamento” profissional que você tem a oportunidade de fazer.

    Oportunidades para: trainee, estágio e emprego

    Leia também:

    6 influenciadores do LinkedIn pra você seguir hoje
    Por que turismólogos devem ter um perfil no LinkedIn?

    3. Indeed

    De uma empresa americana e agora com a sua versão brasileira, no site você pode fazer uma rápida busca por região ou área, depois escolher até mesmo se deseja algo terceirizado, temporário, efetivo e relacionados.

    O site não possui uma página completa de serviços, mas você pode armazenar de maneira rápida e fácil os seus dados profissionais. Existem também um menu chamado “Achar currículo”,para você consultar outros currículos para que o seu fique ainda mais completo. Não se preocupe!

    As únicas informações fornecidas são os cargos anteriores, o nível de escolaridade e objetivo profissional. Nenhuma outra informação que comprometa a segurança dos candidatos é divulgada.

    Oportunidades para: estágio e emprego

    4. Manager

    Nesta opção você também pode pesquisar outros currículos para ter como base, além de fazer uma busca rápida por pretensão salarial, região, área de atuação, nível hierárquico etc.

    Assim como nos sites anteriores, você não precisa ser cadastrado para consultar as oportunidades disponíveis, apenas caso queira enviar seu currículo.

    Oportunidades para: estágio e emprego

    5. Curriculum

    Pouco conhecido, mas também confiável, no site você também pode cadastrar seu currículo e conferir as vagas disponíveis por área, região e cargo pretendido. É possível consultar também quantas vagas para determinada área e região existem.

    Oportunidades para: estágio e emprego

    6. Panrotas

    Um site só para oportunidades no turismo, com vagas para todo o Brasil. A página inicial é bem prática e você também pode consultar currículos alheios.

    Oportunidades para: estágio e emprego

    Estágios em turismo

    7. Estagiários

    Consultas de currículos, dicas para entrevistas, informações sobre os direitos do estagiários, dentre outros serviços oferecidos gratuitamente pelo portal. Apesar do número grande de informações na página inicial, é possível fazer um busca rápida também sem ter que se cadastrar.

    Oportunidades para: estágio

    8. Mudes

    A Mudes reformulou todo o seu site e agora está mais completo. Você pode consultar as vagas de estágio ou trainee por área e região. Além disso, o interessante é que você só pode se candidatar caso o cargo esteja de acordo com seu currículo.

    Por exemplo, se você marcou que o seu inglês é básico e a empresa pede um inglês avançado, você não pode se candidatar a vaga. Você também pode consultar dicas para entrevistas, testes etc.

    Oportunidades para: estágio e trainee

    9. Cia de Talentos

    Também com um novo site, com uma página de serviços integrada aos serviços do Vagas.com. Esta é uma ótima opção principalmente para quem busca vagas como trainee, com parcerias com as maiores empresas do mundo. Aliás, a Unilever ainda está com processo seletivo de trainee aberto até o dia 24 de Novembro, podendo se inscrever recém formados de qualquer curso, assim como outras empresas também disponibilizam um número maior de cursos a serem candidatados.

    Oportunidades para: estágio e trainee

    10. Nube

    O site oferece, além do cadastro gratuito do currículo, dicas para criar o documento e alguns cursos gratuitos sobre marketing pessoal, administração do tempo, elaboração de currículo, gestão de carreira e afins.

    A busca pode ser feita através dos seus testes realizados na plataforma e no currículo, mas também através das áreas disponibilizadas no buscador.

    Oportunidades para: estágio e trainee

    Dica complementar

    Não saia se cadastrando e assinando para receber candidaturas de todos estes sites, para evitar que sua caixa de email receba uma enxurrada de informações ao mesmo tempo. Busque pelas oportunidades que deseja e, caso alguma tenha lhe interessado, então faça o cadastro do currículo.

    Note também que algumas vagas se repetem em vários sites, sem a necessidade de se cadastrar em todos! Os que você identificar mais vagas com seu perfil é o ideal para criar um cadastro.

    Se você já possui uma empresa em mente, experimente enviar seu currículo através do site da empresa, na opção “Trabalhe Conosco” e não esqueça de revisar cada detalhe preenchido no currículo. Algumas permitem que você envie o documento em arquivo (PDF) e outras que você preencha seus dados diretamente no site.

    Se mesmo assim você não for chamado, saiba quais são as 5 atitudes para você tomar se a entrevista não acontecer!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Aline Alves em 15 de novembro de 2017

      Esqueceu de mencionar o Panrotas, onde só tem vagas relacionadas a turismo.

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |