X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 24 de Abril de 2017, na categoria Protagonismo

    Essa não é a primeira vez que a gente menciona esta rede social por aqui e talvez você esteja até de saco cheio de tanto ler sobre o LinkedIn aqui ou em nossa página.

    Acontece que foi tempo em que este site era apenas utilizado para se ter um currículo online menos complicado que o Lattes. O primeiro passo é entender o que é e como utilizar o site. Esta é uma rede onde você deve manter a seriedade, mas também não precisa sair por aí escrevendo “por obséquio” toda vez que comentar ou publicar algo.
    O LinkedIn não é só mais uma maneira dos recrutadores te encontrarem sem ter que enviar nada em anexo no email. É uma maneira de você fazer networking, compartilhar suas experiências e artigos. Serve pra você mostrar as empresas quem é você e para as empresas te contarem o que elas fazem e quem elas buscam.


    PARTE DAS HISTÓRIAS QUE CONTAMOS AQUI VIERAM DE LÁ

    A Ana Duék (Viajar Verde), Eder Sambo (Opera), as meninas do Guia Suíça e tantos outros com histórias incríveis vieram do LinkedIn. Quando aprendi como funciona e como pesquisar, fui me viciando cada vez mais em conhecer profissionais e ler o que as pessoas compartilham por lá.

    Grandes nomes do Turismo e de outras áreas estão sempre lá, online, compartilhando artigos e dicas como Bill Marriot (Marriot International), Chieko Aoki (Blue Tree), Sofia Esteves (CIA Talentos), Vicent Falconi (Falconi), Gustavo Caetano (Samba Tech), Richard Branson (irgin Group) e tantos outros pra você seguir.
    O que torna tudo mais fácil é que quando você segue ou se conecta a alguém, o site automaticamente te indica influenciadores e empresas parecidas com os seus interesses. Ex: e em suas conexões amigos.


    VOCÊ é O QUE VOCÊ COMPARTILHA

    Uma das facilidades da rede é que você não precisa entender sobre blogs, ter um site ou ser um grande influenciador digital. Você pode compartilhar qualquer coisa através do “Pulse”. E é por isso que deverá tomar muito cuidado com o que você compartilha na rede. Os seus artigos ficam visíveis – de acordo com a configuração do seu perfil – para todos e assim, torna-se mais fácil ainda para as empresas saber sobre as experiências que colocou no seu perfil. Ou seja, você trabalhou na hotelaria por um tempo e decidiu escrever sobre esta experiência em artigos, se a empresa se interessar pelo seu currículo, ela poderá conferir o que você anda falando e compartilhando sobre seus trabalhos anteriores e o que você aprendeu com eles ou na faculdade.


    AS EMPRESAS TURÍSTICAS TAMBÉM ESTÃO POR LÁ

    Uma das empresas que eu mais vejo interagindo e selecionado através do site é o Hotel Urbano, mas outras empresas como a Club Med também estão sempre online postando oportunidades no turismo. Nunca coloquei o perfil do Facebook nos meus currículos, sempre foi o do LinkedIn. Por mais que muitas empresas ainda monitorem através do FB, sempre fiz questão de deixar claro que eu sabia da importância de deixar disponível um perfil profissional e não o de uso particular.

    O fato de as empresas turísticas estarem por lá não quer dizer que é o lugar para se pedir emprego. O LinkedIn não é como nos “Classificados” onde você tem a mão as vagas de emprego e nem deve anunciar que está precisando de um. O Hotel Urbano, por exemplo, anuncia suas vagas através do perfil da empresa com as coordenadas exatas sobre o processo de seleção, portanto, é bem diferente de como funciona nos grupos de empregos e estágios do Facebook.


    PUBLICAÇÕES MOTIVADORAS E INSPIRADORAS

    Diferente do que vejo no Facebook, no LinkedIn os profissionais tendem a compartilhar mensagens e experiências com foco na motivação e inspiração. Sempre trazendo cases reais, com histórias e dicas que despertam insights, ideias e coragem:

    EDINEI CUNHA: Procure um emprego como se não precisasse
    SOFIA ESTEVES: Empreenda, não importa onde!
    MATHEUS SOUZA: Quem disse que você precisa sair da sua zona de conforto?
    FLAVIA GAMONAR: Pra todos aqueles que já choraram escondido no banheiro da empresa

    Passo mais tempo no LinkedIn que no Facebook, mas isso não quer dizer que você deva fazer o mesmo! Decidi “apresentar” esta rede social como uma forma de você enxergar o novo. Gosto de pensar que existe uma pra cada situação: aquela que funciona como um televisão, outra pra quem ama fotografia, pra quem ama compartilhar tudo, todos e a si mesmo, e pra quem quer fazer networking, conhecer empresas e profissionais com histórias, experiências e vagas pra compartilhar.

    Se tiver dificuldades, manda uma mensagem que te ajudamos a criar um perfil no LinkedIn no ola@vivenciandoturismo.com! Vem seguir a gente em: www.linkedin.com/company/vivenciando-turismo

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |