X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 24 de Abril de 2017, na categoria Protagonismo

    Essa não é a primeira vez que a gente menciona esta rede social por aqui e talvez você esteja até de saco cheio de tanto ler sobre o LinkedIn aqui ou em nossa página.

    Acontece que foi tempo em que este site era apenas utilizado para se ter um currículo online menos complicado que o Lattes. O primeiro passo é entender o que é e como utilizar o site. Esta é uma rede onde você deve manter a seriedade, mas também não precisa sair por aí escrevendo “por obséquio” toda vez que comentar ou publicar algo.
    O LinkedIn não é só mais uma maneira dos recrutadores te encontrarem sem ter que enviar nada em anexo no email. É uma maneira de você fazer networking, compartilhar suas experiências e artigos. Serve pra você mostrar as empresas quem é você e para as empresas te contarem o que elas fazem e quem elas buscam.


    PARTE DAS HISTÓRIAS QUE CONTAMOS AQUI VIERAM DE LÁ

    A Ana Duék (Viajar Verde), Eder Sambo (Opera), as meninas do Guia Suíça e tantos outros com histórias incríveis vieram do LinkedIn. Quando aprendi como funciona e como pesquisar, fui me viciando cada vez mais em conhecer profissionais e ler o que as pessoas compartilham por lá.

    Grandes nomes do Turismo e de outras áreas estão sempre lá, online, compartilhando artigos e dicas como Bill Marriot (Marriot International), Chieko Aoki (Blue Tree), Sofia Esteves (CIA Talentos), Vicent Falconi (Falconi), Gustavo Caetano (Samba Tech), Richard Branson (irgin Group) e tantos outros pra você seguir.
    O que torna tudo mais fácil é que quando você segue ou se conecta a alguém, o site automaticamente te indica influenciadores e empresas parecidas com os seus interesses. Ex: e em suas conexões amigos.


    VOCÊ é O QUE VOCÊ COMPARTILHA

    Uma das facilidades da rede é que você não precisa entender sobre blogs, ter um site ou ser um grande influenciador digital. Você pode compartilhar qualquer coisa através do “Pulse”. E é por isso que deverá tomar muito cuidado com o que você compartilha na rede. Os seus artigos ficam visíveis – de acordo com a configuração do seu perfil – para todos e assim, torna-se mais fácil ainda para as empresas saber sobre as experiências que colocou no seu perfil. Ou seja, você trabalhou na hotelaria por um tempo e decidiu escrever sobre esta experiência em artigos, se a empresa se interessar pelo seu currículo, ela poderá conferir o que você anda falando e compartilhando sobre seus trabalhos anteriores e o que você aprendeu com eles ou na faculdade.


    AS EMPRESAS TURÍSTICAS TAMBÉM ESTÃO POR LÁ

    Uma das empresas que eu mais vejo interagindo e selecionado através do site é o Hotel Urbano, mas outras empresas como a Club Med também estão sempre online postando oportunidades no turismo. Nunca coloquei o perfil do Facebook nos meus currículos, sempre foi o do LinkedIn. Por mais que muitas empresas ainda monitorem através do FB, sempre fiz questão de deixar claro que eu sabia da importância de deixar disponível um perfil profissional e não o de uso particular.

    O fato de as empresas turísticas estarem por lá não quer dizer que é o lugar para se pedir emprego. O LinkedIn não é como nos “Classificados” onde você tem a mão as vagas de emprego e nem deve anunciar que está precisando de um. O Hotel Urbano, por exemplo, anuncia suas vagas através do perfil da empresa com as coordenadas exatas sobre o processo de seleção, portanto, é bem diferente de como funciona nos grupos de empregos e estágios do Facebook.


    PUBLICAÇÕES MOTIVADORAS E INSPIRADORAS

    Diferente do que vejo no Facebook, no LinkedIn os profissionais tendem a compartilhar mensagens e experiências com foco na motivação e inspiração. Sempre trazendo cases reais, com histórias e dicas que despertam insights, ideias e coragem:

    EDINEI CUNHA: Procure um emprego como se não precisasse
    SOFIA ESTEVES: Empreenda, não importa onde!
    MATHEUS SOUZA: Quem disse que você precisa sair da sua zona de conforto?
    FLAVIA GAMONAR: Pra todos aqueles que já choraram escondido no banheiro da empresa

    Passo mais tempo no LinkedIn que no Facebook, mas isso não quer dizer que você deva fazer o mesmo! Decidi “apresentar” esta rede social como uma forma de você enxergar o novo. Gosto de pensar que existe uma pra cada situação: aquela que funciona como um televisão, outra pra quem ama fotografia, pra quem ama compartilhar tudo, todos e a si mesmo, e pra quem quer fazer networking, conhecer empresas e profissionais com histórias, experiências e vagas pra compartilhar.

    Se tiver dificuldades, manda uma mensagem que te ajudamos a criar um perfil no LinkedIn no ola@vivenciandoturismo.com! Vem seguir a gente em: www.linkedin.com/company/vivenciando-turismo

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |