X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 31 de julho de 2018, na categoria Planejamento de Carreira

    Se eu tivesse escrevendo este texto no ano de 2015 diria que fazer uma pós-graduação a distância era algo completamente impossível. Isso porque nunca gostei muito de aprender nada em outro lugar que não fosse a sala de aula.

    Talvez por puro pré-conceito, ou pelo fato de não ter tido boas experiências com ensino a distância nos anos anteriores. Acontece que nos dias de hoje a minha opinião sobre aprender algum conteúdo a distância mudou completamente e gosto de pensar que esta condição seja também uma questão de estratégias para o mercado de trabalho.

    As empresas estão mudando não só a maneira de contratar, de receber seus colaboradores, mas também de avaliar currículos. Em algumas áreas como o Marketing, por exemplo, existem cursos da área que são tão bem avaliados como os cursos presenciais de universidades e outras instituições de ensino.

    Como é a minha pós-graduação?

    Prestes a terminar minha última aula este ano, me surpreendi muito em cada aspecto relacionado a estrutura presencial e online, sem contar com o suporte oferecido na plataforma (Blackboard) de ensino da ESPM. Além do fator “tempo”, um dos motivos que me fizeram escolher uma pós-graduação a distância foi a questão financeira, já que o sistema EAD de ensino proporciona um valor mais inferior que uma pós presencial.

    A Blackboard é bem parecida como uma rede social. Além do espaço interativo para criar seu perfil e se relacionar com alunos de outros cursos da mesma instituição, cada aluno recebe um email acadêmico exclusivo para tirar suas dúvidas com professores, secretaria e monitoria.

    A carteirinha me possibilita pagar meia – é claro, mas também me dá acesso a estrutura física da instituição em diferentes campus. Cada semana nós temos um exercício a ser entregue na plataforma e no final de cada matéria é disponibilizada a prova final que deverá ser feita presencialmente, com data e horá já definidas no calendário do aluno.

    Assim como uma Pós-Graduação presencial, no ensino a distância eu também tive que fazer TCC. A diferença é que não precisei apresentar para uma banca, mas sim, entregar o trabalho final com as correções do professor no prazo estipulado.

    É muito importante você escolher bem a instituição de ensino e o método que ela ensina para que você não saio no prejuízo depois.

    Pós-graduação a distância ou presencial?

    Antes de escolher se vai fazer uma pós-graduação a distância ou não, defina quais as suas necessidades, seus objetivos, o que te motiva a voltar a estudar. A disponibilidade de tempo e financeira também são importantes para que você não corra o risco de ter que interromper ou trancar o curso.

    Tanto a presencial quanto a EAD custarão de você um tempo na sua rotina para estudar. Engana-se quem acha que, por ser a distância, a pós-graduação não irá lhe custar tanto tempo assim no dia a dia. Ela se torna um grande desafio pelo fato de você ter que conciliar a Netflix, as baladas, o trabalho, o curso de inglês, a família, amigos e o cansaço do final do dia.

    Assim como a presencial, o diploma de uma graduação ou pós EAD, em alguns cursos e universidades, têm o mesmo peso que o módulo presencial. Já vi até mesmo algumas vagas divulgando oportunidades e dando preferência para quem estuda a distância.

    Prós

    • Maior flexibilidade para ajustar sua rotina com a rotina de estudos
    • O custo é só o da mensalidade
    • Você só precisa de caderno se achar melhor que digitar
    • Apesar de serem ao vivo, as aulas ficam gravadas e disponíveis para assistir até o final do curso

    Contras

    • Dependência virtual (wifi) para assistir aulas e entregar trabalhos no prazo.
    • Os feedbacks da monitoria e de professores podem ser em grupos, demorados ou com menos intensidade
    • Menor interação social com outros alunos

    Conclusão

    Tanto a presencial como EAD possuem o mesmo mérito e, geralmente, até mesmo a grade de ambas são bastante parecidas. Se a sua dúvida é se vale a pena cursar a distância, saiba que vale principalmente pra você que não tem como sair mais cedo ou chegar mais tarde no trabalho.

    Com planejamento e organização você consegue dar conta de tudo, mas principalmente com muito foco e determinação para chegar até o final.

    Conteúdos Relacionados:
    Quer fazer Pós-graduação? 3 fatores para levar em conta
    5 Perguntas que você deve fazer antes de começar uma Pós-graduação

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |