X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 31 de julho de 2018, na categoria Educação

    Se eu tivesse escrevendo este texto no ano de 2015 diria que fazer uma pós-graduação a distância era algo completamente impossível. Isso porque nunca gostei muito de aprender nada em outro lugar que não fosse a sala de aula.

    Talvez por puro pré-conceito, ou pelo fato de não ter tido boas experiências com ensino a distância nos anos anteriores. Acontece que nos dias de hoje a minha opinião sobre aprender algum conteúdo a distância mudou completamente e gosto de pensar que esta condição seja também uma questão de estratégias para o mercado de trabalho.

    As empresas estão mudando não só a maneira de contratar, de receber seus colaboradores, mas também de avaliar currículos. Em algumas áreas como o Marketing, por exemplo, existem cursos da área que são tão bem avaliados como os cursos presenciais de universidades e outras instituições de ensino.

    Como é a minha pós-graduação?

    Prestes a terminar minha última aula este ano, me surpreendi muito em cada aspecto relacionado a estrutura presencial e online, sem contar com o suporte oferecido na plataforma (Blackboard) de ensino da ESPM. Além do fator “tempo”, um dos motivos que me fizeram escolher uma pós-graduação a distância foi a questão financeira, já que o sistema EAD de ensino proporciona um valor mais inferior que uma pós presencial.

    A Blackboard é bem parecida como uma rede social. Além do espaço interativo para criar seu perfil e se relacionar com alunos de outros cursos da mesma instituição, cada aluno recebe um email acadêmico exclusivo para tirar suas dúvidas com professores, secretaria e monitoria.

    A carteirinha me possibilita pagar meia – é claro, mas também me dá acesso a estrutura física da instituição em diferentes campus. Cada semana nós temos um exercício a ser entregue na plataforma e no final de cada matéria é disponibilizada a prova final que deverá ser feita presencialmente, com data e horá já definidas no calendário do aluno.

    Assim como uma Pós-Graduação presencial, no ensino a distância eu também tive que fazer TCC. A diferença é que não precisei apresentar para uma banca, mas sim, entregar o trabalho final com as correções do professor no prazo estipulado.

    É muito importante você escolher bem a instituição de ensino e o método que ela ensina para que você não saio no prejuízo depois.

    Pós-graduação a distância ou presencial?

    Antes de escolher se vai fazer uma pós-graduação a distância ou não, defina quais as suas necessidades, seus objetivos, o que te motiva a voltar a estudar. A disponibilidade de tempo e financeira também são importantes para que você não corra o risco de ter que interromper ou trancar o curso.

    Tanto a presencial quanto a EAD custarão de você um tempo na sua rotina para estudar. Engana-se quem acha que, por ser a distância, a pós-graduação não irá lhe custar tanto tempo assim no dia a dia. Ela se torna um grande desafio pelo fato de você ter que conciliar a Netflix, as baladas, o trabalho, o curso de inglês, a família, amigos e o cansaço do final do dia.

    Assim como a presencial, o diploma de uma graduação ou pós EAD, em alguns cursos e universidades, têm o mesmo peso que o módulo presencial. Já vi até mesmo algumas vagas divulgando oportunidades e dando preferência para quem estuda a distância.

    Prós

    • Maior flexibilidade para ajustar sua rotina com a rotina de estudos
    • O custo é só o da mensalidade
    • Você só precisa de caderno se achar melhor que digitar
    • Apesar de serem ao vivo, as aulas ficam gravadas e disponíveis para assistir até o final do curso

    Contras

    • Dependência virtual (wifi) para assistir aulas e entregar trabalhos no prazo.
    • Os feedbacks da monitoria e de professores podem ser em grupos, demorados ou com menos intensidade
    • Menor interação social com outros alunos

    Conclusão

    Tanto a presencial como EAD possuem o mesmo mérito e, geralmente, até mesmo a grade de ambas são bastante parecidas. Se a sua dúvida é se vale a pena cursar a distância, saiba que vale principalmente pra você que não tem como sair mais cedo ou chegar mais tarde no trabalho.

    Com planejamento e organização você consegue dar conta de tudo, mas principalmente com muito foco e determinação para chegar até o final.

    Conteúdos Relacionados:
    Quer fazer Pós-graduação? 3 fatores para levar em conta
    5 Perguntas que você deve fazer antes de começar uma Pós-graduação

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |