X

    Antes de procurar uma vaga para o primeiro emprego o ideal é que você já saiba qual o seu objetivo profissional e para quais vagas você deve enviar o seu currículo.

    Não pense que esta será uma decisão final, a longo prazo. Nossos desejos, sonhos e escolhas mudam, tomam rumo diferente seja por conta do mercado ou de nossas ações. O ideal é que esta seja uma escolha que dure ao menos um ano.

    Vamos ao que interessa! Escolhi três perguntas que são fundamentais para determinar o se posicionamento na hora de criar e enviar o seu currículo para o primeiro emprego. Vamos começar?

    Qual a sua área em potencial?

    Você já tem uma área em mente? Sem ela você não consegue passar para as próximas etapas e em ao menos defini-la no currículo. Quando você define a sua área pretendida de atuação, ou o mercado, fica muito mais fácil determinar qual o cargo pretendido, qual o seu objetivo profissional, do que você vai precisar para conseguir uma vaga no mercado.

    O método que utilizei para descobrir a área que mais combinava com meus objetivos foi por eliminação. Como fazer?

    1. Divida as matérias da sua grade curricular e duas colunas: As que você mais gosta e tem as melhores e notas. No outro lado, escreva as que você acha que menos combina com você e que você não tira notas tão boas assim.

    2. Agora que você já sabe as matérias que mais se encaixam com você, faça um ranking com as três que você gosta mesmo. Pra ficar mais fácil, utilize critérios variados como melhor nota, melhor desempenho, fácil entendimento do conteúdo, desempenho do professor etc.

    3. Agora que você já tem o seu “top 3”, faça pesquisas sobre o mercado de trabalho dessas matérias. Quais as possibilidades de crescimento profissional? Qual a tendência evolutiva do mercado? Quais os principais cargo? Quanto mais respostas você tiver, mais próximo você estará

    Qual o seu objetivo como profissional?

    Bom, você já tem a sua área em potencial e isso quer dizer que você já conhece também os principais cargos e as principais possibilidades de crescimento nesta área. Chegou a hora de você definir um objetivo profissional, não só para colocar no currículo, mas para não fazer você perder o foco e disparar currículos para tudo quanto é vaga.

    Diferente do que muitos pensam, o objetivo profissional não precisa sr definido em um texto de três linhas, apenas uma é o suficiente. Ele deve ser claro e pode conter o cargo, a atividade e o nível desejado.

    Por exemplo: Assistente de Marketing Júnior, com foco na produção de conteúdo.Ou, Consultor de Viagens Pelo, com foco em viagens internacionais.

    Viu só? O seu objetivo profissional nada mais é do que o cargo que você deseja atuar.

    Você tem as habilidades necessárias?

    Ok, você já tem a área em potencial, seu objetivo profissional definido, mas será que você tem as habilidades necessárias? Pesquisa nos sites de vagas de estágios e empregos quais os requisitos do cargo pretendido e compare com as habilidades que você já tem. Como fazer?

    Utilize uma folha de rascunho ou o próprio Excel para fazer duas colunas. Na direita, escreva as hard skills que você tem e na esquerda, suas softs skills. Depois, pinte ou marque em negrito as que deram “match” com os requisitos do mercado. Assim, fica muito mais claro pra você saber as habilidades que você já tem e as que você precisa.

    E o que significa Hard e Soft Skills? As hard skills são aquelas habilidades que aprendemos ao longo da vida em cursos, em conteúdo online, como noções de informática, domínio de determinados idiomas etc.

    Já as soft skills estão relacionas as habilidades que já nascem com a gente ou aprendemos a desenvolver ao longo da nossa jornada no mercado e fora dele: empatia, atitude empreendedora, saber trabalhar sob pressão, trabalhar em equipe etc.

    Conclusão

    O primeiro emprego deve ser visto como a primeira oportunidade de crescimento do estudante e do profissional. Por ser a primeira experiência, o medo de não conseguir uma vaga em qualquer área é natural, mas o ideal é que você não saia disparando currículos para qualquer empresa.

    É importante planejar a sua carreira mesmo sem nunca ter trabalhado, assim você tem a oportunidade de se autoconhecer e não se arrepender na hora de entrar para o mercado de trabalho.

    Se você está em busca do seu primeiro emprego ou estágio, dá uma olhada no nosso artigo sobre como você pode ter experiência para quem nunca trabalhou.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |