X
    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 10 de novembro de 2017, na categoria Entrevistas & Protagonismo

    Se você clicou nesta publicação é porque também ama quando trazemos assuntos relacionados ao protagonismo e saber o que os turismólogos estão fazendo depois da faculdade. A Aline, por exemplo, decidiu criar um projeto para fomentar a região de São Sebastião, lá em Brasília.

    Bateu a curiosidade para saber o que é, como funciona e qual a sua participação como turismóloga no projeto? Confira a entrevista abaixo:

    O surgimento do projeto:

    O Sebas Turística surgiu através das minhas inquietudes enquanto estudante negra e periférica da Universidade de Brasília e a disseminação dos símbolos repetidos da construção de Brasília, ou seja, a propagação da história única que valoriza heróis da revolução invisibilizando os pioneiros, no qual está inserido São Sebastião e como moradora da cidade há 08 anos sofria na pele esse processo.

    Através de quase 100 olarias instaladas aqui nas décadas de 50 e 60 que foram responsáveis pela produção de 90% dos tijolos da construção da capital, entendi a importância histórica de São Sebastião e pensei que um empoderamento da cidade através do Turismo seria uma grande iniciativa, ou seja, reconhecendo o turismo como uma ferramenta agregadora de cidadania. E nessa trajetória uma amiga minha chamada: Karlinha Ramalho foi fundamental nesse processo já que ela mora há 17 anos em São Sebastião e faz parte de vários coletivos culturais e sociais da cidade.

    Após várias conversas, ela abriu uma conta no Facebook, e eu já criei a logo da arvore que remete as cores da bandeira de São Sebastião e antes chamava São Sebas Turística, e entramos em acordo para mudar para: Sebas Turística, pois nós chamamos carinhosamente São Sebastião de “São Sebas” e Sebas Turística resume melhor esse sentimento.

    Como turismólogos, devemos sempre ter em mente que, seja qual for a nossa atividade, projeto, empresa, produto, ele deve ser benéfico também para a comunidade local e não só servir de base para oportunidades financeiras, assim como funciona com o Sebas, onde a equipe do projeto é moradora da região e conta com a contribuição dos moradores na criação dos quadros.

    Os moradores perceberam que é importante valorizar nossas raízes, e principalmente valorizar nossos símbolos perdidos, como os patrimônios da cidade. Uma forma de maximizar as potencialidades positivas que consequentemente os pontos negativos vão se tornando menos evidentes, já que nas grandes mídias São Sebastião é noticiada como um local onde prevalece o medo, a criminalidade, o tráfico de drogas e as derrubadas de lotes irregulares

    Conheça outros turismólogos protagonistas 🙂

    Viagens Corporativas: Protagonismo com Fernão Loureiro
    Inseri uma ideia: Guia Suíça
    Protagonismo da Irlanda a Portugal, com Nathália Gomes

    As principais ações do Sebas Turística são:

    • Lugares São Pessoas: Entrevista oral + Fotografia com sujeitos que contribuem na comunidade, muitos são artistas, líderes comunitários, atletas, pioneiros e entre outros.
    • São Sebas Por Dentro: Produção audiovisual com entrevistas com os principais grupos organizados da cidade, fizemos um mapeamento da cidade e apontamos 35 pontos culturais e sociais.
    • Nas Trilhas da Agrovila: Produção audiovisual através de passeios turísticos guiados pelos guardiões de memória da cidade nos principais atrativos culturais e naturais de São Sebastião.
    • 6 atrativos para conhecer em São Sebastião: Produção através de designer gráfico com 6 pontos para conhecer na cidade junto com um mapa indicado a localização desses locais.
    • Agenda Cultural: Toda sexta feira postamos na página os diversos eventos que acontecem na cidade no final de semana.
    • Ação Musas do Cotidiano: Ensaio com mulheres negras da cidade em locais que são representativo nas vidas delas.

    Você sabia que se digitar ” Mapeamento do Sebas Turística no Google” aparace o mapeamento das potencialidades turísticas de São Sebastião? Faça o teste 😉

    É claro que um guia turístico não poderia ficar de fora do projeto:

    “Estamos em fase de produção do nosso material impresso que seria nosso guia turístico, por enquanto temos a versão online do Google Maps, e se digitarmos: Mapeamento do Sebas Turística no Google, aparece esse mapeamento das Potencialidades Turística: Divido em categorias como: atrativos culturais/sociais, atrativos naturais, espaços públicos, bares e restaurantes, hospedagem, comida de rua, lazer e etc, as rotas turísticas são: Rota cultural, gastronômica, social, ambiental e essa parte ainda está sendo construída, pois queremos nomear cada rota com nomes representativos da cidade, mas já executamos vários roteiros através das rotas que sempre estamos construindo, a mais significativa para nós foi o passeio turístico que fizemos em parceria com a Escola na Rua, um projeto social que tem na cidade.”

    E se você também tem vontade de fomentar o turismo na localidade onde vive, tenha em foco as dicas da Aline:

    Participar ativamente da vida da cidade, conversar bastante com todo mundo, ir nas festas tradicionais, participar das reuniões de moradores não ter preconceito com nenhum espaço e movimentação popular, pois na maioria das vezes onde são encontradas os mais valiosos tesouros da cidade. Históricas e lugares incríveis vão sendo descobertos.

    Ficou com vontade de colocar a mão na massa também? Dê uma olhada na página do Facebook do Sebas, entre em contato com as meninas, tire suas dúvidas e claro, vivencie o turismo da sua cidade!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |