X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 18 de dezembro de 2017, na categoria Carreiras em Turismo

    É natural achar que o próximo passo depois da graduação é buscar uma pós-graduação. Afinal, o mercado está cheio de profissionais com a mesma formação que a sua, o que faz com que se crie naturalmente uma necessidade cada vez maior de nos diferenciarmos dos outros.

    Só que nem sempre esta modalidade é o melhor caminho, isso porque algumas áreas exigem outras formações e conhecimentos específicos e que variam de acordo com o cargo e a situação do mercado.

    Se você pensa em fazer uma pós-graduação, confira alguns fatores para você levar em conta antes de se inscrever no processo seletivo.

    1. Quais são seus objetivos profissionais?

    Antes de escolher uma pós-graduação, você deve ter em mente qual é o seu objetivo profissional. Quer ser uma governanta de um hotel cinco estrelas? Um gerente de hospedagem? Um consultor de viagens freelancer?

    Defina seu objetivo para poder dar o próximo passo: a escolha da estratégia ideal. Você pode determinar seu objetivo com algumas destas perguntas:

    • Onde quer estar daqui a três ou cinco anos?
    • O que precisa fazer para chegar a este lugar?
    • Como fará para chegar lá?
    • Quais habilidades você já possui e quais precisa desenvolver?
    • Como desenvolvê-las?

    2. pós-graduação é o caminho ideal?

    Se você já tem um objetivo em mente, agora é a hora de saber se a pós-graduação é o melhor caminho para atingir estes objetivos. A melhor maneira é fazendo uma pesquisa de tendência do mercado que deseja.

    Leia quais são os principais requisitos da área e de funções similares para saber o que as empresas estão buscando nestes profissionais. Assim, você não perde tempo fazendo uma pós quando o mercado pede por uma experiência prática, uma extensão ou certificação específica.

    Conecte-se com profissionais da área e acompanhe suas dicas. Leia notícias relacionadas ao mercado para acompanhar a sua tendência evolutiva e como ela pode impactar na sua carreira.

    3. Qual o melhor momento para fazer uma pós-graduação?

    Muitos decidem fazer uma pós depois de anos na mesma função, outros logo depois de pegar o diploma da graduação. Na verdade, o momento ideal é você quem decide, com base sempre nos seus objetivos profissionais, mas você deve levar em consideração também algumas características como:

    A disponibilidade financeira

    O quanto está disposta a pagar por uma pós-graduação? Mesmo com a oferta de bolsas por muitas Instituições de Ensinos, é importante que esteja pronto financeiramente para arcar com custos que virão. Se ainda não trabalha, talvez seja melhor buscar por uma oportunidade no mercado e se planejar financeiramente para iniciar os estudos. Assim, você estudar enquanto trabalha para pagar as mensalidades ou juntar uma grana e pedir as contas do seu emprego para poder dar prioridade aos estudos. A escolha deve ser sempre de maneira consciente e muito bem planejada.

    E a carga horária

    Por mais que a carga horária não seja igual a de uma graduação, a pós também exige um tempo exclusivo aos estudos. Calcule o tempo necessário para se dedicar você precisa. Não adianta ter o diploma em mãos e não absorver conhecimento.

    Existem Instituições que oferecem a modalidade online, mas que requer ainda mais disciplina e organização que um ensino presencial. Por isso, não se engane!

    Nem sempre a pós-graduação é o melhor caminho. Muitas funções e áreas dependem de conhecimentos específicos que podem ser adquiridos com cursos, livros, certificações online etc.

    Esta modalidade faz de você um especialista em um determinado assunto e o ideal é que você não faça uma pós em turismo e sim, relacionada com as necessidades do mercado que queira atuar, afinal, você já tem um diploma em turismo em mãos.

    Confira mais dicas como esta na categorias ‘Carreiras em Turismo‘ e prepare-se para o mercado!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |