X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 22 de Janeiro de 2018, na categoria Blogueiro

    As empresas não param de apostar em estratégias de conteúdo para atrair e tornar seus produtos mais relevantes. Uma dessas apostas tem a ver com o Marketing de Conteúdo (Content Marketing) que conta com uma ajuda especial do Redator Web.

    O Redator Web é o responsável por muitas publicações em sites e blogs corporativos que vemos por aí. Diferente do jornalista que é focado em conteúdo jornalístico e informativo. O Redator Web também escreve conteúdo informativo, mas com certos diferenciais técnicos e estruturais.

    O que você vai ver neste post:

    • O que faz um Redator Web
    • Qual a qualificação necessária para começar a produzir
    • Quanto ganha um Redator Web
    • Quais habilidades necessárias para iniciar sua carreira
    • Como atuar como Redator de conteúdo no turismo

    Antes de entender as principais características desta profissão vamos entender um pouco o que é de fato conteúdo.

    Com cada vez mais empresas entram no mercado online e muitas estratégias acabam sendo direcionadas para a necessidade de diferenciação e retenção do cliente. Como? Com a presença ainda mais forte dos esforços de marketing digital (Inbound Marketing e Content Marketing) para atrair, converter, fechar e encantar clientes por aí.

    Estes esforços se baseiam em conteúdos que surgem em forma de e-books, vídeos, aulas, publicações no site e outros tipos de estratégias que também são consideradas como conteúdo e o principal responsável por todas essas estratégias juntas em blogs é o Produtor de Conteúdo para Web, que conta com a ajuda do Redator na hora de escrever determinadas publicações.

    Quer ver um exemplo? O blog da Airbnb ou o blog Caia no Mundo da CI Intercâmbio como exemplos simples para o mercado B2C (Business to Consumer). Já no mercado B2B você tem o blog da Imaginadora como exemplo.

    Já deu para entender um pouquinho do que é conteúdo e como ele funciona, não é? Então agora vamos entender o mercado deste profissional e como você pode atuar como Redator Web no turismo!

    Afinal, O que faz um Redator Web?

    Para que estas estratégias citadas acima funcionem as empresas precisam de um profissional que seja o responsável pelas publicações nos blogs da empresas, sejam esses blogs corporativos, informais, de viagens etc.

    Não basta apenas gostar de escrever, é preciso saber criar algumas técnicas dentro dos textos para que a publicação seja bem sucedida. Existem dois tipos de possibilidades: como redator para web freelancer ou como um contratado de uma agência de marketing digital.

    Redator Freelancer

    O Redator freelancer é aquele que escreve de qualquer lugar para empresas aleatórias, sem a necessidade de criar certo vínculo profssional com as empresas. É nesta posição que muita gente decide largar tudo para ser Nômade Digital, podendo escrever de qualquer lugar do mundo.

    Redator Contratado

    Muitas empresas já entenderam a necessidade e a relevância que trás o conteúdo, independente de como ele seja abordado e estão contratando redatores e produtores de conteúdo para tornar seus produtos e serviços mais atraentes. É a oportunidade de produzir conteúdo para determinadas empresas sobre assuntos generalizados ou específicos.

    O ideal é que você não escreva e se candidate para qualquer coisa. Assim como no turismo, as possibilidades para este mercado são enormes, já que até veterinária usa este tipo de estratégia. É importante escolher sua linha de produção e o seu perfil ideal.

    Perfil Generalista: Pra você que conhece de tudo um pouco e sabe falar sobre qualquer coisa, etá sempre antenado com o que está acontecendo no mundo. Ao se posicionar desta maneira, você está dizendo as empresas que pode falar de tudo com convicção.

    Perfil Especialista: Ama falar sobre eventos, turismo de lazer, bleisure, viagens corporativas? Então procure focar nestes assuntos já que trará um facilidade muito melhor na hora de produzir. Não arrisque falar sobre um assunto que não sabe de fato.

    Qual a qualificação necessária para ser Redator Web?

    Não existe um faculdade específica para este tipo de carreira, mas existem cursos (gratuitos!) que farão a diferença para o seu portfólio.

    Onde encontrar? A Rock Content oferece aulas e materiais onlines gratuitos sobre o assunto, com certificação reconhecida no mercado válida por um ano.

    Como escrever não basta, ter noções sobre SEO (Search Engine Optimization), funil de vendas, jornada do cliente, Inbound Marketing e relacionados é importante. O mais legal é que todas essas informações você encontra nas próprias empresas de Marketing Digital.

    Quanto ganha um Redator Web?

    Segundo o site Love Mondays, para quem deseja ser um Redator Web ou Produtor de Conteúdo contratado a média salarial varia de R$920 a R$5.000.

    Porém, essas informações variam de acordo com o tipo e o porte da empresa, além do seu perfil de Redator Web (Freelancer ou CLT).

    Quais habilidades necessárias?

    Ter apenas noções técnicas não faz com que você saia na frente! É importante ter algumas habilidades além delas para que você não perca o foco e nem os prazos de entrega de seus textos.

    Disciplina: Principalmente se você escolheu por ser um redator para web freelancer, é importante criar um rotina de produção para que entregue seus textos no prazo estipulado pelo contratante.

    Planejamento: Você precisa entregar seus textos em um determinado prazo e só a disciplina não é o suficiente. O planejamento serve para que você não deixe que nada fuja da sua rotina e para que você tenha noção de quantos trabalhos pegar por semana. Quando é o seu ápice de produtividade etc.

    Você vai gostar de ler: Nômades Digitais – Trabalhando com Turismo

    Agora que você já sabe o que faz um Redator Web vamos ao que interessa? Existem poucos turismólogos mergulhando neste mercado e essa é a oportunidade de você fazer a diferença!

    Como ser um Redator de Web no Turismo?

    Quem melhor para falar sobre turismo que os turismólogos? A minha dica é que você se especialize no nosso mercado. Pode ser falando sobre roteiros e dicas de viagens ou informações e dicas cotidianas relacionadas ao trade, assim como faz o site Panrotas, por exemplo.

    Para testar o seu conteúdo, crie uma conta no LinkedIn e comece a publicar suas ideias, dicas ou pensamentos. Quem sabe em um blog pessoal no WordPress, no Wix ou como Redator de Ideias aqui na Vivenciando Turismo. Você pode usar também a plataforma Medium para escrever e compartilhar seu conteúdo. É uma maneira de criar seu portfólio e deixar que as empresas encontrem seus textos na internet.

    Leia e se informe bastante sobre o assunto. Acredite, é umas das carreiras que vem ganhando bastante visibilidade no marketing digital e quem tem tudo a ver com turismo.


    redator web no turismo

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |