X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 15 de Abril de 2017, na categoria Educação

    Não é só você que não vai muito com a cara do ensino a distância. Durante a minha graduação, a maior reclamação dos alunos era o fato de ter algumas matérias onlines obrigatórias.

    Eu já terminei a graduação planejando como e qual seria a pós que eu queria fazer. Não porque eu queria um currículo de dez páginas, cheio de certificados, mas porque eu amo estudar, principalmente se for o que eu gosto. Mapiei as matérias que mais gostava da faculdade e cheguei a conclusão de que eu queria o marketing. Pesquisei as instituições que ofereciam este programa aqui no Rio de Janeiro e descobri que nenhuma oferecia um estudo que fosse de acordo com o meu horário disponível. Na maioria delas o horário das aulas é a noite, ou seja, no meu horário de trabalho.

    Afinal, turismólogo não tem um rotina certa, muito menos um horário certo, ainda mais se trabalhar na hotelaria como é o meu caso. Então, cheguei a conclusão de que a única solução viável seria fazendo uma pós graduação a distância, online. Corri atrás então das instituições que ofereciam o que eu queria estudar e encontrei a ESPM, instituição número um em referência quando o assunto é marketing, publicidade, propaganda e design. Lembrei que eu já tinha feito alguns cursos onlines e gratuitos nela e como a mensalidade estava de acordo com o que eu poderia pagar, não pensei duas vezes antes de me inscrever!

    O curso aborda exatamente o que eu quero estudar e aplicar no trabalho: Relações interpessoais nas empresas, além dos conceitos de marketing e estratégia:

    Foto: Grade Curricular

    A PLATAFORMA DE ENSINO

    Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a plataforma de ensino chamada BlackBoard, usada pela ESPM, IBMEC e várias instituições mundo a fora. É uma espécie de rede social de ensino, uma sala de aula virtual com quadro de avisos, calendários, etc. Nela, eu posso interagir livremente com meus colegas de turma, seguir pessoas de outros cursos e outras universidades, tornando a troca de conhecimento e networking mais interessante. A minha preocupação – e acredito que a sua também – era se eu iria conseguir compreender o conteúdo da mesma maneira que aprendemos quando estamos em sala de aula, e o programa da faculdade superou minhas expectativas!

    Além do conteúdo em PDF, eu tenho videoaulas e webconferências com os professores duas vezes por semanas, com um horário fixo. Mesmo eu não podendo estar sempre online, eu tenho a opção de assistir a aula posteriormente. A interação online também é muito interessante, com o auxílio da webcam é possível se comunicar visualmente e auditivamente com alunos e professores, além de podermos nos comunicar nos fóruns. Se algo der errado, tem o Self Desk, que é o responsável por nos orientar quando não conseguimos abrir um link ou qualquer outro problema técnico que tivermos durante os estudos.

    Eu estudo com um caderno ao meu lado, conforme vou ouvindo ou lendo o que está sendo abordado, eu escrevo os pontos principais no caderno, da mesma maneira que eu fazia enquanto estava em sala de aula na graduação. No meu caso, ficou até mais fácil porque não tem aqueles alunos chatos, bagunceiros e que não te deixam prestar atenção na aula.
    Outro ponto interessante é que a ESPM faz questão de deixar claro que somos alunos, assim como os que frequentam a instituição diariamente de forma presencial. Temos uma carteirinha para quando quisermos visitar a biblioteca e outras dependências do prédio. A ESPM também tem um menu especial chamado “ESPM CARREIRAS” que nos permite ter um atendimento individual de orientação profissional, programa de mentoring e workshop de carreiras.

    Se você não não está estudando porque não tem tempo para frequentar uma escola, curso ou faculdade presencial, acredite em você. Você deve estar preparado(a) para encarar com muita disciplina para compreender o conteúdo. Pesquise a fundo como funciona a plataforma que a instituição escolhida usa e principalmente se eu computador possui as características necessárias para usar o sistema oferecido. Não adianta, a janela do facebook sempre estará aberta ou querendo ser aberta enquanto você lê o conteúdo online, mas cabe a você decidir o que é prioridade.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |