X
    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.

    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 15 de agosto de 2017, na categoria Dicas

    Pra você que chegou agora na área, saiba que a profissão do turismólogo não é regulamentada, fazendo com que o mercado de trabalho fique cada vez mais estreito para nós, dentre outros questionamentos e realidades que cercam o dia a dia de nós profissionais. E assim como vemos acontecer com o transporte particular (Uber x Táxis), as reclamações sobre esta concorrência desleal no mercado são diárias. Muitos acabam se acomodando e desanimando, abrindo mão de sonhos para se manter tentar se manter empregável, mas longe de sua formação acadêmica ou técnica.

    Antes, a Airbnb oferecia somente uma hospedagem alternativa. Hoje, ela não só hospeda pessoas no mundo como oferece experiências. Uma aula de futevôlei, um mergulho no mar de Arraial do Cabo, uma noite de cerveja e dança em Cuba, dentre outras. Agora, as pessoas podem oferecer serviços e ganhar dinheiro com isso através da plataforma e é claro que iríamos trazer dicas para vocês se diferenciarem e encararem esta novidade como uma oportunidade.

    Estratégia de diferenciação

    A Airbnb já provou que veio para ficar e que está atenta a nova maneira de se viajar e se hospedar. Com uma estratégia focada na diferenciação, agora a empresa conta com o serviço de Experiências. O turista não só pode se hospedar em casa de anfitriões, mas contratar serviços de pessoas locais para uma verdadeira imersão na atmosfera local da cidade visitada. Se você é atleta, por exemplo, pode oferecer um serviço de aulas de Futevôlei na praia para pessoas do mundo inteiro.

    Guias de Turismo: Essa é a vez de vocês!

    Assim como acontece com turismólogos, que buscam sua regulamentação e com taxistas que lutam para que a Uber use a placa vermelha de indicação de transporte de passageiros, com os Guias de Turismo não é diferente. E, em todas estas situações, enquanto o cenário permanecer o mesmo, a nossa dica é que você não se deixe levar pelo Oceano Vermelho (onde todos fazem mais do mesmo) e sim, que tire proveito desta situação. Como?

    Utilizando a Plataforma

    Se o serviço que você irá oferecer estiver de acordo com o padrão de qualidade da plataforma, você só precisa se cadastrar, aguardar que uma equipe entre em contato para você para que você publique seus produtos (experiências) no site. Você cria a experiência, determina o preço e a estratégia de diferenciação. Desta forma, você disponibiliza o seu trabalho em uma plataforma mundial e de credibilidade. Além disso, você pode informar que é um profissional regularmente cadastrado no CADASTUR e que possui formação técnica para exercer a função, passando credibilidade também para os contratantes.

    Foto: Site Airbnb

    Publique a sua especialidade, seu prato principal, aquilo que o turista não pode deixar de fazer com você. Crie roteiros diferenciados para cada público e determine qual quantidade ideal de turista em cada serviço. Utilizando vídeos e/ou fotos, publicando a programação das experiências, como a experiência “Ocean Advocate” ofertado pelo Dawn, na Cidade do Cabo.

    Benchmarketing Online

    Confira como a concorrência trabalha e como se comporta diante do perfil dos turistas que possuem o mesmo perfil que o seu público, leia os comentários sobre os serviços dos concorrentes e “estresse” o que os contratantes mais gostaram de fazer, o que menos gostaram e procure saber o porquê de não terem gostado.

    Queremos ver turismólogos e guias de turismo se destacando. Se precisar de ajuda para criar suas estratégias e perfis, mandem um email pra gente em ola@vivenciandoturismo.com.

    Acesse www.airbnb.com.br/host/experiences

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |