X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 8 de Janeiro de 2018, na categoria Tecnologia

    As startups de turismo vieram para ficar e estão revolucionando a maneira com que turistas do mundo todo viajam. E não só turistas como empresas do trade também. Afinal, muitas empresas estão sendo beneficiadas por meio de parcerias e como canais de distribuição.

    O que é uma startup?

    Uma startup não é ter apenas uma empresa e nem ter uma empresa de pequeno porte. O foco principal das startups é a busca por modelos de negócios que sejam escaláveis, ou seja, que possam ser trabalhados de maneira crescente em relação ao lucro, mas com crescimento mais lento nos custos. E repetível, onde o produto possa ser vendido repetitivamente.

    Uma das características principais das startups é o seu trabalho diário com cenários de extremas incertezas. Por isso, todo fundador de startup é considerado também empreendedor.

    Uma outra característica relevante é a falta de investimento. Por isso, é comum que estas startups passem algum tempo tentando encontrar “investidores anjo” (aceleradoras) que acreditam no seu modelo de negócio. A startups só passam a ser empresas quando elas se tornam escaláveis, como a Airbnb.

    Agora que você já sabe o que é uma startup, vamos conhecer as mais criativas do turismo?

    1. MaxMilhas

    Você também deve ter amigos que adoram viajar com milhas ou você deve ser um desses amigos. E também existem aquelas pessoas que tem milhas para gastar, mas não estão com tempo para usar.

    Foi pensando nisso que a MaxMilhas entrou no mercado. Assim como se vendem títulos, Bitcoins, agora é possível vender aquelas milhas prestes a vencer e ganhar um grana extra com isso. Dessa maneira, ganha quem quer vender milhas e quem quer comprar passagens mais em conta.


    2. Dubbi

    Um rede colaborativa focada em perguntas e respostas sobre viagens. No feed é possível acompanhar o que os viajantes estão publicando e você ainda pode lançar uma pergunta sobre um destino, um transporte, sobre dicas etc.

    A plataforma é ideal pra quem gosta de compartilhar experiências e quer dicas de viagens de quem já vivenciou experiências do seu próximo destino.


    3. HotelQuando

    A plataforma (global) te permite reservar um quarto de hotel por 3, 6, 9 ou 12 horas. Sabe quando você está na cidade apenas por algumas horas para aguardar o próximo voo/ônibus? Ou, quando está apenas a negócio fazendo aquele famoso “bate e volta”?

    Reservando algumas horas no HotelQuando, você pode descansar e pagar apenas pelas horas utilizadas sem precisar ter que pagar meia diária ou uma diária cheia por isso.


    4. PetRoomie

    Pet sitter, Dog Walker, pernoite e creche. Se você pensa em viajar, mas não sabe com quem deixar seu melhor amigo a solução é se cadastrar no PetRoomie. Você pode contratar alguém para passear com seu pet, para cuidar dele por algumas horas ou até para pernoita enquanto você viaja.


    5. Quanto custa viajar?

    Sim, existe também um site que faz o cálculo da sua viagem dos sonhos. A plataforma não vende passagens, nem reservas, mas informa o valor aproximado de uma passagem, um ticket de metrô, uma entrada para o museu e o que mais desejar calcular.

    O site possui três perfis de viajantes: mochileiro, econômico e conforto. Além disso, informa dicas de links para que você compre tudo antecipadamente, sem passar pelo perrengue de comprar na hora e mais caro!


    6. Razoom

    Como o próprio site da startup informa, a Razoom é um banco de tours e atividades do Brasil para o mercado B2B (Business to Business). Com foco no receptivo, a empresa hoje já possui parceria té mesmo com a Decolar.

    Transfers, eventos, passeios e outros tipos de atividades turísticas são cadastradas e distribuídas por canais diversos como OTAs, agências de viagens, GDS etc. A plataforma também fornece uma plataforma de gestão para seus fornecedores, a Razoom PRO.


    7. Worldpackers

    Com foco na economia compartilhada essa start up de turismo é para quem deseja viajar, mas tem pouca grana e topa trocar a hospedagem por algumas horas de trabalho em hostels do mundo todo.

    World Exchange, Impacto social ou Natureza & Bem Estar, estes são os tipos de viagem que você poderá filtrar no site. O tipo de trabalho? Reforma e decoração, marketing, recepção, administração, entretenimento e muito mais.

    Funciona assim: Os donos dos empreendimentos informam as condições da hospedagem, com as horas de trabalho e os dias necessário. Quem aceita o “job” ganha em troca a hospedagem e paga só a passagem e os gastos extras.


    8. Trackage

    Com foco na Internet das Coisas (IoT), a plataforma monitora cargas, ativos, carros e bagagens!

    Empresas de hospedagens e transportes, por exemplo, podem contratar a Trackage para vender segurança e conforto aos seus clientes.

    Como se beneficiar com as startups de turismo?

    A maneira de se viajar foi reinventada e está na hora de você reinventar a sua carreira e a sua empresa. Você pode fazer parcerias e oferecer gratuitamente algumas informações dessas startups gerando valor ainda maior ao seu produto e serviço.

    Por exemplo, se você possui uma empresa de transportes, que tal dedicar uma área no site da sua empresa para que clientes monitorem suas bagagens “sem custo” através da Trackage?

    Para as agências físicas e onlines, que tal informar que a PetRoomie é a solução ideal pra o cliente que quer fechar o pacote, mas depende de alguém pra ficar com o pet?! Acredite, as possibilidade são tantas como as chances de empreender.

    E você, já pensou em ter uma starup de turismo ou conhece alguma criativa que não foi citada? Comente! 🙂

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |