X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 15 de Janeiro de 2018, na categoria Desenvolvimento de Carreira

    Se você também anda procurando soluções para deixar de dormir nas aulas, perder o interesse do curso por conta do trabalho, continue lendo este texto e saiba como não perder o foco e a motivação na jornada “trabalho e faculdade”.

    Passei por esta situação durante a minha graduação e, além de perder o foco na faculdade, passei a dar prioridade somente de um lado: o trabalho, por achar que este seria o mais importante para minha carreira.

    Só percebi que estava errada quanto a este pensamento quando passei a dormir nas aulas, reprovar em algumas matérias e fazer mudanças constantes no turno.

    Neste texto você vai descobrir que não existe um mais importante que o outro e que na verdade ambos devem ser complementares e devem estar integrados com o seus objetivos e sua rotina.

    Será que você dá conta da jornada “trabalho e faculdade”?

    Não queira entrar no mercado porque todos os seus colegas estão trabalhando,aliás, tudo bem se você está priorizando somente os estudos. Tive colegas e amigos que só fizeram o primeiro estágio no último período da graduação e outros que buscaram o primeiro primeiro depois de formados.

    A escolha vai de acordo com a sua necessidade e com a sua disponibilidade também. Antes de mandar o currículo para uma vaga de emprego ou estágio em turismo tenha noção de como funciona o mercado de trabalho e quais são suas principais características.

    Nós temos um texto que fala exatamente sobre algumas características do estágio em turismo e qual o momento ideal para buscá-lo.

    Agora vamos ao que interessa?

    Escolha uma empresa próximo a faculdade

    É importante mapear empresas que estejam em um raio próximo da sua instituição. Quando a distância entre o trabalho e a faculdade é menor, você diminui também o cansaço por não precisar perder horas em pé na condução.

    Deixe a longa distância para a volta pra casa, assim você ainda pode cochilar e não precisa levar o estresse do trânsito para aula e nem o contrário!

    Escolha uma área tranquila

    Se você não tem uma área em mente ainda, tente priorizar aquelas que não são tão exaustivas como a hotelaria, agências de shoppings e eventos, por exemplo, que nos exigem uma dedicação maior no trabalho.

    Apesar do estágio possuir uma carga horária menor, alguns ainda exigem que você trabalhe aos finais de semana. Se isso acontecer, se programe para reservar ao menos um dia da semana para os estudos já que não estará folgando todos os finais de semana.

    Estágio ou CLT?

    Para quem está saindo de um estágio em busca de uma carteira assinada, saiba que o mercado é tão exigente quanto seus clientes e que lhe exigirá praticamente o dobro do que está acostumado a realizar em um estágio.

    A carga horária é maior, assim como o salário passa a ser outro (maior), mas suas funções também passam a ser maiores e a terem mais peso no seu dia a dia.

    No estágio você pode combinar com a supervisão/chefia de ajustar seus horários durante a semana de provas. Quando você passa para carteira assinada as chances de priorizar os estudos vão ficando menores.

    Conclusão

    Não é sempre que você irá conseguir conciliar todos os conselhos acima, afinal, você ainda vai depender da aceitação das empresas e da disponibilidade de vagas no mercado. O ideal é que você coloque este tópico em uma balança e não deixe que um lado pese mais que o outro.

    Se pensou em procurar um estágio em uma área leve, tranquila, mas a distância entre a faculdade e a empresa é maior que o planejado, tudo bem. Ao menos suas tarefas serão mais tranquilas e em uma carga horária menor.

    O que você não pode fazer é escolher uma empresa longe ou que o caminho que a sua condução faça seja justo o do engarrafamento e ainda por cima você está trabalhando de carteira assinada, em posição de chefia, em uma escala 6×1 e com sete matérias na semana.

    Se ainda assim você estiver com medo de arriscar e com o pessimismo falando que você não vai conseguir em sua mente, te indico como dica um texto que escrevi no meu Linkedin sobre o livro “As vantagens de ser otimista”. Boa leitura!

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Juca Misao em 17 de Janeiro de 2018

      Conciliar estágio e faculdade não é fácil mesmo, é um desafio diário de praticamente limitar seu tempo aos estudos e a carga horária do estágio. Tenho passado por isso nos últimos dois semestres. Não é fácil pegar matérias na manhã, fazer estágio à tarde, e ainda ter que voltar à universidade à noite em alguns dias da semana para preencher a grade horária. Detalhe que o tempo “livre” entre as aulas e o estágio servem para agilizar a vida acadêmica com os inúmeros trabalhos, provas, seminários.. Vida difícil, porém vejo apenas como um ensaio para vida lá fora quando me formar. Ter a sorte de estagiar/trabalhar numa empresa que flexibilize os horários e entenda que você é um estudante e que a prioridade são os estudos (e não o contrário) faz toda diferença. O estágio faz uma grande diferença na vida do estudante, pois é um complemento do qual a universidade muitas vezes não pode proporcionar. Eu mesmo faço estágio numa agência de turismo, o que me permitiu entender melhor a operacionalização do turismo e a relação e importância do trade turístico para o desenvolvimento do turismo. Claro que há uma série de críticas e práticas insustentáveis que acontecem no trade, algo que eu também observei de forma mais clara na minha experiência de estágio.

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |