X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.


    Para você que tem dúvida de qual curso investir, não se preocupe, apesar de muitos acharem que o nome é bastante óbvio, a dúvida de qual área seguir é natural.

    O curso de turismo engloba o mercado como um todo, por isso é que muitas das vezes a ênfase na multidisciplinaridade é constantemente citada. Sendo assim, o foco geral da graduação em turismo é sobre cada pedaço que envolve a atividade turística. Por isso a grade curricular do curso conta com matérias voltadas ao marketing, geografia, gestão, economia, sociologia, empreendedorismo, além também de matérias relacionadas a hotelaria.

    Já o curso de Hotelaria se concentra em todas as questões relacionadas ao mercado hoteleiro, onde também se discute economia, gestão, história, mas com foco nos hotéis em geral e em empreendimentos relacionados como resorts, pousadas, flats, spas, dentre outros. Então, a grade curricular conta com – além das matérias citadas anteriormente -, assuntos relacionados a estrutura hoteleira como governança, A&B, eventos, gerenciamento, sociologia, sustentabilidade etc.

    Em relação ao mercado de trabalho:

    Por se tratar de um curso multidisciplinar, o curso de turismo lhe permite um leque maior em relação ao mercado de trabalho. De acordo com o andamento do semestre, você naturalmente já vai selecionado as matérias que mais combinam com seu perfil profissional, podendo se candidatar também a vagas no agenciamento, nos próprios hotéis, em secretarias, eventos, aeroportos ou abrir o seu próprio negócio. O curso de turismo lhe dá uma visão ampla da atividade, permitindo que você migre de área conforme suas necessidades e objetivos.

    Com o curso de hotelaria você também tem a possibilidade de migrar, mas para outro setor. Como o curso é voltado para o sistema hoteleiro, as chances de você trabalhar com agenciamento se torna estreita. Então, caso não tenha afinidade com o setor da Governança por exemplo, você pode migrar para A&B, por exemplo. No curso de hotelaria você também estuda turismo, afinal um não sobrevive sem o outro.

    Nossa dica é que você realize testes para se conhecer. Entre nos sites de vagas e estágios e confira as empresas que estão com vagas em aberto, quais os requisitos, salários e bolsas…assim, você consegue determinar mais facilmente quais das áreas que tem mais a ver com você e seus objetivos profissionais.

    Se ainda assim estiver com dúvida, escreva pra gente em ola@vivenciandoturismo.com


    ← voltar

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |