X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 7 de Maio de 2018, na categoria Mercado de Trabalho

    Seria um pouco mais fácil entrar no mercado de trabalho se a gente pudesse descobrir antes o que estamos enfrentando, não é? Durante estes setes anos de turismo pude vivenciar algumas situações como turismóloga que eu gostaria que alguém tivesse me contado antes de ter me formado.

    Confira algumas das situações que passei e que valerão como dicas para você:

    1. O conhecimento é sua melhor estratégia

    Não tenha medo de investir em conhecimento, ele será sua principal “arma” e estratégia no mercado de trabalho. Autoconhecimento e conhecimento sobre o mercado em que atua ou deseja atuar. É natural acharmos que o conhecimento se encerra depois que se pega o diploma, mas na verdade ele está só começando.

    E se ainda sim a dúvida bater, não esqueça que uma vez Albert Einstein disse: “Lembre-se que as pessoas podem tirar tudo de você, menos seu conhecimento”.

    2. Não espere ser reconhecido, reconheça você mesmo o seu trabalho e será o suficiente

    Ser reconhecido pelo nosso trabalho é uma sensação maravilhosa, nos dá a impressão de que estamos no caminho certo, mas nem sempre isso acontece. Para o mercado, realizar uma tarefa corretamente não é mais que uma obrigação sua enquanto profissional.

    Embora isso possa soar um tanto grosseiro não deia de ser verdade. Por isso, não perca muito tempo questionando a si mesmo o porquê de não receber o valor desejado e ser reconhecido diariamente por algo que realiza. Apenas reconheça o seu valor para o mercado e será o suficiente, mesmo que no começo não parece ser.

    3. Aproveite sua faculdade

    Tive um professor que dizia que o momento de errar e fazer perguntas era na faculdade porque o mercado não tolera erros. E ele estava certo.
    O mercado espera que nós sejamos experts mesmo não sendo. O mercado requer que sejamos especialistas, mesmo não sendo. O mercado demanda de profissionalismo é o que devemos ser.

    Aproveite cada oportunidade que a faculdade te dá de apenas trabalhar seis horas por dia no estágio. De participar de eventos, atléticas e empresas juniores. Faça trabalhos científico, participe de concursos e oportunidades de intercâmbio. Dê valor ao seu diploma. Quando você chegar ao mercado de trabalho, não vai poder voltar atrás.

    4. Domine uma área e ela será toda sua

    Não caia na cilada de ir de galho em galho para estágio ou empregos. Um dos meus maiores arrependimentos antes de ser turismóloga, foi não ter definido de início uma área para me especializar. Passei por tantas que me senti perdida. Se você já tem uma área preferida ou que deseja, mergulhe de cabeça e sugue tudo o que ela possa te oferecer. Seja um especialista nela.

    5. Você é uma marca e o que você faz no mercado influencia diretamente nela

    Acredite, por onde você for no mercado irá encontrar um colega de sala ou amigo em comum do seu colega de sala – na hotelaria nem se fala! O turismo está cheio de conhecidos e você deve ter cuidado para não estragar a imagem da sua marca pessoal.

    Valorize todo o seu tempo gasto com trabalhos, monografia, apresentações, idas e vindas em transportes públicos, valorize seu nome no mercado.

    6. Sem planejamento seus sonhos nunca irão sair do papel

    Não adianta investir em conhecimento se você não se planeja. Não importa muito tentar dominar uma área se você também não se planeja.

    Eu pensava que planejamento era coisa de profissional com anos de carreira ou papo de profissões específicas, mas desde que iniciei minha jornada no turismo descobri que planejamento é para quem deseja estar um passo a frente das oportunidades e das ameaças.

    Leve estes conselhos a sério para tornar sua jornada ainda mais fácil. Não existe nenhuma fórmula do sucesso. Aliás, sucesso é uma palavra bem subjetiva e isso quer dizer que dependerá de você fazer da sua carreira uma história de sucesso.

    Se você já passou desta fase e tem um conselho que possa servir para os futuros turismólogos, compartilha aqui com a gente 😉

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |