X
    Escrito por Gabriela Araujo
    Postado em 21 de agosto de 2018, na categoria Blogueiro & Carreiras em Turismo

    Com a popularização da internet, as pessoas começaram a enxergar a oportunidade de compartilhar suas histórias e experiências de viagem através da rede e assim surgiram os blogs e consequentemente o blogueiro de viagens.

    Hoje a blogosfera viajante é vasta e após testemunhar tantos projetos inspiradores, decidi que também tentaria criar um blog onde poderia reunir as minhas maiores paixões: viagem e escrita.

    Logo me peguei ponderando o potencial do turismólogo como blogueiro de viagens, todas as singularidades que um profissional que estuda o fenômeno do viajar possui e como estas particularidades poderiam distingui-lo neste cenário.

    O juízo de quem conhece

    Experienciamos a viagem por dois ângulos: enquanto turistas consumimos a experiência e enquanto turismólogos avaliamos sua qualidade.

    Principalmente após exercer alguma atividade profissional, conhecemos o mercado e como ele funciona e a partir da compreensão de um processo desde os bastidores, o espetáculo se torna mais claro e fica mais fácil a identificação dos componentes que geram um bom resultado.

    Assim como um nutricionista teria muito a agregar ao tópico de reeducação alimentar e um filósofo dissertaria bem em um debate sobre ética, turismólogos falam com propriedade sobre seu tema de estudo e isto acresce valor aos seus relatos de viagem.

    A familiaridade do “mãos à obra”

    Conhecemos o turismo por sua multidisciplinaridade e assim descobrimos que é uma máquina formada por vários elementos que precisam funcionar simultaneamente para que haja sucesso. Gerenciar um blog é um sistema semelhante e por isso nós sentimos como se estivéssemos em casa.

    O blogueiro de viagens precisa dar conta de coordenar todas as partes, do contrário a coisa desanda; é necessário aplicar competências de empreendedorismo, gestão, redação, marketing, publicidade, fotografia, e em alguns casos até design gráfico e programação.

    O discernimento dos contrastes

    Entendemos o turismo como um fenômeno complexo e para fazer jus ao que é real, o blog precisaria transparecer esta complexidade, demonstrando sempre que possível o verdadeiro cenário da localidade discutida, inclusive os seus contrastes.

    É notório que a atividade se manifesta de diferentes maneiras em diferentes lugares a depender de hábitos culturais, religiosos, políticos e sociais e é possível que encontremos dicotomias presentes em sociedades quanto à forma como o turismo é tratado.

    Em algumas regiões, talvez os turistas não sejam bem vistos e em outras, os turistas são super valorizados enquanto a comunidade local é ignorada. Aqui é a hora de lembrar que o turismo deve ser estimulado como um agente de transformação; ele extrai bens imateriais de uma localidade e deve retribuir de alguma maneira.

    A responsabilidade pelo fenômeno

    Percebemos a viagem como objeto precioso e o blog como ferramenta relevante de compartilhamento do saber. Como bem valioso, estimamos a sua preservação e ressaltamos a importância do viajar de forma consciente.

    Toda atividade gera consequências ao ambiente e é nosso dever instruir práticas que minimizem ao máximo impactos negativos. É um estímulo ao turismo responsável.

    Deste modo, o potencial do turismólogo como blogueiro de viagens é alto, pois o profissional que estudou e estuda sobre viagem está mais do que apto para tratar sobre ela e se inserir neste nicho.

    Espero que cada vez mais turismólogos se deem conta de que têm muito a oferecer nesta área e que o número de blogueiros turismólogos se equipare ao de jornalistas que escrevem sobre viagem; afinal, já dominamos o conteúdo e caso precisemos aperfeiçoar a técnica da escrita, basta que tentemos ao começar a escrever.

    Se gostou deste texto, não deixe de conferir o outro post aqui no site com dicas práticas para você que quer criar um blog de viagens e se destacar neste segmento.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |