X

    Que tipo de estratégia utilizar na hora de planejar sua carreira? Qual o perfil mais combina com os seus objetivos, o perfil especialista ou generalista? Quais os prós e os contras de escolher um deles?

    O que eu mais escutava em sala de aula era colegas dizendo que queriam ficar apenas seis meses em vários estágios diferentes para conhecer a área que realmente queriam trabalhar.

    Compartilhei do mesmo pensamento e coloquei currículo em várias empresas. O que eu não sabia era que, para o meu objetivo atual, o ideal era ter começado desde cedo a focar a minha carreira para o perfil especilista.

    Entenda como funciona os dois perfis destes profissionais e qual o mais indicado ao seu objetivo profissional:

    Turismólogo com Perfil Generalista

    Como falei, desde o primeiro período que eu desejava fazer estágios em diversas áreas para conhecer o mercado.

    Já fui recepcionista, agente de informações turísticas, assistente da coordenadora do curso de turismo – de graça -, assistente financeira, fiz estágio no Porto do Rio de Janeiro e algumas participações em grandes eventos como voluntária ou trabalho temporário.

    Foram cinco anos trabalhando em diferentes funções e áreas que não me tornam especialista em determinado assunto e tornaram o meu processo de transição de carreira um pouco mais demorado.

    O turismólogo que possui um perfil generalista tende a focar seus conhecimentos em diversas áreas ou assuntos que compõem a mesma áre. Por exemplo, eu posso desejar ingressar na área de adminstração e ter um conhecimento sobre adminstração hoteleira, admisntração em empresas de eventos, adminstração corporativa etc.

    Prós

    • Quando se escolhe ter um perfil generalista a começar no primeiro estágio, você aumenta as chances de networking. Trabalhando bem a sua marca pessoal, terá aquela leve impressão de que as portas estarão sempre abertas.

    • Caso busque por uma recolocação durante algum período da sua carreira, a sua vasta experiência em amplas áreas torna o seu currículo mais atraente, diminuindo também o tempo de busca por uma nova oportunidade.

    Contras

    • Quando se opta por ter um perfil mais generalista, vivenciando de tudo um pouco, fica mais difícil se tornar uma autoridade em algo ou determinado assunto.
    • Pela quantidade de conteúdo e conhecimento a ser adquirido ser muito maior, algumas habilidades e requisitos podem ser deixadas de fora na construção da carreira deste profissional.

    Turismólogo com perfil especialista

    Demorei um pouco até entender que, para os meus objetivos profissionais, o ideal era eu ter um perfil mais especialista e só me dei conta disso depois que passei por várias áreas que não tinham nada a ver comigo.

    Leia também: Como escolher uma área para trabalhar no turismo

    O profissional com perfil especialista já possui o enfoque em uma determinada área, consegue trabalhar com mais confiança e trasnmitir conhecimento com mais segurança também.

    Prós

    • O perfil especialista pode nos tornar uma autoridade, referência no assunto. Quanto mais conhecimento temos sobre determinado tema, mais confiança será depositada em nossa carreira.
    • Ser um especialista em um assunto ou área te dará mais confiança para abordar o assunto em uma entrevista de emprego, por exemplo.

    Contras

    • Se em algum momento da sua carreira decidir mudar de área ou especialização, as chances para uma recolocação no mercado em áreas quase que “opostas” tomarão mais tempo para você se reposicionar.
    • Como o enfoque se torna em um nicho, segmento ou área específica, o profissional pode acabar sendo ameaçado por forças externas que comprometam a sua carreira, como o fato da tendência evolutiva da posição e área que escolheu estiver em decadência e tiver que migrar de área ou se reinventar.

    Qual o perfil se encaixa melhor para sua carreira?

    Uns dizem que ter um conhecimento mais ampla em uma determinada área é fundamental e trará mais benefícios, outros já defendem a ideia de que precisamos ter um nicho e uma epecialização para podermos estar sempre a frente de outros profissionais.

    A minha dica é que você avalie qual o perfil profissional que demanda a área que escolheu atuar. Se a holearia carece de serviços sendo entregues mais com mais eficácie, eficiência e exclência, por exemplo, busque ser um especilista no setor de serviços hoteleiro. Agora, se mais de uma área carece de um profissional atento as ncessidades tecnológicas, desenvolva um perfil que consiga entregar esta necessidade a diversas áreas, podendo ser o que chamam de perfil generalista/espcialista.

    Gostou das dicas? Então confira mais conteúdos sobre Carreiras em Turismo.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |