X

    O que um turismólogo faz é a dúvida de muitos estudantes e pessoas com interesse nessa profissão, afinal, ela é cercada por alguns mitos que causam uma certa confusão na mente de muitos.

    Quem é o Turismólogo

    Bacharelado é um grau acadêmico concedido àqueles que concluíram uma graduação, quando está não for de licenciatura. Segundo a ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o Bacharel em Turismo:

    É um profissional de nível superior egresso dos cursos superiores de turismo e/ou turismo e hotelaria que disseminam idéias, planejam atividades e as gerenciam, através de sua capacidade de análise crítica e reflexiva agindo com responsabilidade técnica e procedimento ético para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade nos seus diferentes segmentos, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

    O que faz um turismólogo?

    Por se tratar de uma profissão multidisciplinar, as possibilidades para este profissional são imensas, afinal, turismo é deslocamento e o turismólogo participa de cada etapa que faz este deslocamento acontecer, seja de uma cidade a outra, de um município ou um país ao outro, independente do motivo da viagem.

    Carreiras em Turismo

    Pelo produto principal ser a viagem, é comum que muitos acreditem que cursar turismo e trabalhar neste mercado significa estar sempre viajando, porém, apesar de alguns cargos e funções exigirem dos procissionais este constante deslocamentos, a maioria dos cargos requer conhecimentos e necessidades sem que o profissional precise estar sempre viajando, e é aí que muitos estudantes se decepcionam.

    O turismo é movimento, deslocamento a todo instante, mas uma viagem só poderá sair conforme o planejado se outros fatores estiverem muito bem envolvidos e sendo coordenados, como: transportes, legislação e políticas públicas, planejamento, acomodações e diversas outras questões que são importantes para que uma viagem aconteça.

    O turismólogo não só poderá trabalhar nos bastidores, como na linha de frente, entrando em contato diretamente com o hóspede, coordenando a operação de um hotel, um aeroporto ou navio, por exemplo.

    Exemplos de cargos e funções

    • Trabalhar na Governança de hotéis, pousadas, Resorts e outras acomodações no geral, dão a possibilidade do turismólogo vivenciar experiências coordenando a mesa de Governança, supervisionando andares e áreas públicas ou até mesmo Governando a operação de todo o hotel, por exemplo, com o cargo de Governante(a).
    • Sem planejamento é impossível que determinadas estratégias e ações sejam realizadas para que o objetivo (a viagem) seja atingido, e é aí que o turismólogo chega, para planejar cada detalhe, seja em empresas públicas ou privadas, planejando municípios, cidades, marcas, etc.
    • No transporte, turismólogos também podem planejar, criar melhores estratégias e participar ativamente do operacional de um aeroporto, frota de ônibus de turismo, em cargos que vão desde a linha de frente como no back.
    • Em eventos, os profissionais de turismo não só coordenam o evento, como planejam e os promovem. Esses eventos podem ser de grande porte (Copas, Shows, Olimpíadas), como de pequeno e médio porte, em hotéis, feiras, congressos, cidades e municípios.

    Os exemplos foram poucos perto das possibilidades que nós turismólogos temos de exercer nossa função e caso você queira continuar pesquisando, recomendamos as seguintes leituras:

    Desafios do Turismólogo

    Quando um estudante de engenharia se forma na faculdade, ele atua no mercado como Engenheiro. Assim deveria funcionar com o Turismólogo. A nossa profissão foi reconhecida em 2012 (Lei12591/12) pelo Governo da época, porém não é regulamentada.

    Isso quer dizer que o exercício da nossa profissão é livre, podendo qualquer pessoa atuar como turismólogo no setor. Você encontrará advogados, administradores, engenheiros, psicólogos e profissionais de outras áreas atuando em cargos que deveriam ser nossos.

    Os salários diminuem e a concorrência é cada vez mais estreita, dificultando a atuação de turismólogos até em cargos políticos.

    Turismo ou Hotelaria?


    ← voltar

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |