X
    Dicas 22 de agosto de 2017

    Nem sempre ter somente conhecimentos sobre uma determinada região te faz ser um ótimo profissional, até porque, esta é uma das básicas funções de um guia de turismo. Nós queremos que você seja diferenciado, que invista na sua empresa (você) e para isso trouxemos alguns cursos que poderão ser encontradas em sites de buscas, livros, […]

    Educação 6 de outubro de 2017

    A era digital chegou na educação e está simplificando cada vez mais a maneira de apreender, tornando o impossível acessível. Confira as dicas de cursos sobre empreendedorismo, finanças pessoais, formalização de empresas etc.


    Se você chegou até aqui é porque tem interesse em saber quem o turismólogo, profissional que trabalha com turismo e para o turismo.

    Bacharelado é um grau acadêmico concedido àqueles que concluíram uma graduação, quando está não for de licenciatura. Segundo a ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o Bacharel em Turismo:

    É um profissional de nível superior egresso dos cursos superiores de turismo e/ou turismo e hotelaria que disseminam idéias, planejam atividades e as gerenciam, através de sua capacidade de análise crítica e reflexiva agindo com responsabilidade técnica e procedimento ético para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade nos seus diferentes segmentos, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

    E como é o mercado para este profissional?

    turismólogoPor se tratar de uma profissão multidisciplinar, as possibilidades para este profissional é imensa: desde hospedagens, consultoria freelancer, empreendendo, com transportes, em eventos, no agenciamento, ministrando uma aula em uma universidade ou em uma escola técnica, outros.

    Quando um estudante de engenharia se forma na faculdade, ele atua no mercado como Engenheiro. Assim deveria funcionar com o Turismólogo. A nossa profissão foi reconhecida em 2012 (Lei12591/12) pelo Governo da época, porém não é regulamentada.

    Isso quer dizer que o exercício da nossa profissão é livre, podendo qualquer pessoa atuar como turismólogo no setor. Você encontrará advogados, administradores, engenheiros, psicólogos e profissionais de outras áreas atuando em cargos que deveriam ser nossos.

    Os salários diminuem e a concorrência é cada vez mais estreita, dificultando a atuação de turismólogos até em cargos políticos.

    Porém, nosso objetivo aqui é mostrar um cenário completamente diferente e adverso os problemas atuais da profissão, com conteúdo voltado ao empreendedorismo, prospecção de mercado, criatividade e o que mais for necessário para que você se torne o protagonista da sua história.


    ← voltar

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |