Quer ter um blog de viagens? Confira 5 dicas para criar um e saiba como se diferenciar com ele!
Carreiras em Turismo Maio 1, 2018 Quer ter um blog de viagens? Confira 5 dicas para criar um e saiba como se diferenciar com ele!
Escrito por Danielle Jardim

Você pode estar pensando que assim como o mercado de trabalho, não há mais espaço para um blog de viagens no Google ou na blogesfera, mas saiba que sempre há uma oportunidade quando há qualidade e diferenciação.

Não é a toa que marcas vão e vem, as startups não para de criar novos modelos de negócios e as ideias não param de surgir.

Se você sempre teve vontade de produzir conteúdo de viagem, confira algumas dicas para se diferenciar de outros blogs e, quem sabe, ganhar algo por isso.

1. Pense no blog de viagens como um negócio

O primeiro passo é tirar da mente a história de quem começará algo sem propósito e sem pretensão alguma. Antigamente sim, quando a existência de blogs era consideravelmente baixa, os grandes blogueiros de hoje produziam conteúdo para internet por hobbie porque as possibilidades de ser remunerado por isso eram desconhecidas.

Iniciar o seu blog de viagens sem visão de negócio só fará o seu site ser apenas mais um para os algorítimos do Google, além de torná-lo irrelevante.

2. Diferencie-se no conteúdo

Não faltam blogs de viagens falando sobre dicas hospedagens, transportes, restaurantes e lugares a serem visitados e é por isso que você tem que se diferenciar de alguma maneira, seja na experiência que o usuário terá no seu blog, no tipo de conteúdo que oferecerá ou a abordagem e o foco escolhidos.

Pense no que mais gosta de fazer, nos lugares que gosta de visitar e o porquê de gostar de visitar. Pesquise por tendências do turismo que estão em constante mudanças

Viagens que cabem no bolso: Por que não criar um blog de viagens com dicas que custam até R$100, incentivando o consumo consciente em lugares turísticos de onde você mora.

Viagens com propósito: Dar dicas de viagens a quem busca experiências com valor e propósito.

Viagens na visão de turismólogos: Criar conteúdos com uma visão mais qualificada e técnica até mesmo para o trade turístico, produzindo informação relevante para profissionais da área como guias de turismo, agentes de viagens etc.

Viagens tecnológicas: O turismo é um grande aliado da tecnologia, a VR, AR, transformação digital e da internet das coisas (IoT), aproveite este fato para dar dicas de viagens com este tipo de experiência. A GoPro, por exemplo, possui alguns influenciadores e blogueiros como embaixadores que capturam os melhores momentos da viagem através das lentes da câmera.

3. Use o Benchmarking a seu favor

Em resumo fazer bechmarking significa buscar as melhores práticas do mercado para melhorar ou direcionar o desempenho da sua empresa, da sua marca. Nem todas as empresas estão dispostas a compartilhar suas informações para outras, mas com os blogs esta estratégia se torna um pouco mais fácil.

Este tipo de estratégia possui um enfoque na melhoria do negócio e é com base em outros blogs que você entenderá como melhorar a performance do seu blog.

4. Não tenha medo de investir

Existem ferramentas e sites gratuitos que te dão a possibilidade de criar um blog hoje mesmo, depois de ler este artigo, mas não tenha receio de investir um pouco mais no seu trabalho. Lembre-se que você tem que se diferenciar e o diferencial estratégico não está só no conteúdo.

Por isso, invista na criação de uma identidade visual, layout, câmeras – se a proposta também tiver a câmera como aliada -, marketing digital etc. Existem profissionais, como a Ella Jardim que fez o layout e programação aqui da Vivenciando Turismo, que fazem trabalhos específicos para blogueiros de pequeno e médio porte.

O site Behance é uma opção para encontrar designer e web designer no Brasil e no mundo!

5. Vivencie o Turismo

Na faculdade e fora dela, não deixe de vivenciar experiências para compartilhar. Eu posso te dizer que Cabo frio (RJ) é lindo mesmo sem eu nunca ter ido lá porque o Google me possibilita isso, mas não é a mesma coisa se eu te disser pra visitar Ibitipoca, ficar na Repousada Chalés e escolher os chalés mais distantes da piscina e curtir o bar do Firma a partir das 22h, sem esquecer do repelente!

A internet está cheia de blogs que fazem o mais do mesmo. Acredite em você e não pense duas vezes na hora de apostar em uma ideia e investir em algum tipo de conteúdo.

Se você já tem um blog coloque o link nos comentários! E se deu vontade de criar um, mas precisa de ajuda mande um email para ola@vivenciandoturismo.com 😉

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Uma opinião

Mostrar comentários
  1. Juca em 3 de Maio de 2018

    Ótimas dicas! Sou graduando em turismo e escrevo num blog sobre viagens e viajens hehe. No blog trato sobre a psicodelia, turismo alternativo, ecoturismo e turismo esotérico. Até me atrevi a criar um novo segmento de turismo chamado “Turismo Psicodélico” 🙂
    Convido-vos a conhecer o projeto: https://velhapsicodelica.com/category/viagem-psicodelica/

Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.