Como escolher uma área para trabalhar no turismo
Planejamento de Carreira setembro 20, 2017 Como escolher uma área para trabalhar no turismo
Escrito por Danielle Jardim

Não é fácil escolher uma profissão, um curso de graduação ou uma área para trabalhar no turismo, já que as opções são quase infinitas. Ainda mais nos dias de hoje, com as mudanças constantes que estão acontecendo na maneira de se trabalhar.

A vontade de muita gente é conseguir passar por diversas áreas enquanto está na faculdade até encontrar a que mais combina com o seu perfil profissional. Porém, na maioria das vezes é difícil conseguir estagiar em inúmeras empresas.

Quando estamos na faculdade, principalmente, ficamos afoitos querendo ir para o mercado de trabalho o mais rápido possível e, muitas vezes, não nos damos conta que estamos na área errada ou que poderíamos ter feito uma escolha melhor.


Ok, mas como saber a área certa?

Leia também: Escolhendo uma empresa para trabalhar

O primeiro passo é entender o motivo pelo qual decidiu entrar no curso que está ou se formou. No caso do turismo, você pode dizer que se inscreveu no vestibular porque queria estar mais próximo de outros idiomas, praticando-os com nativos e quando vai ver, está trabalhando em um escritório sem ter contato com turistas e suas culturas.

Para você que anda buscando a sua “área ideal” ou quer mudar de cargo, considere algumas das dicas a seguir que podem fazer a diferença e simplificar o seu processo de escolha:

Relacione as empresas que estão no mercado com seus objetivos

Pense e pesquise sobre empresas que parecem estar de acordo com o seu objetivo profissional. Se você adora ouvir cases da Disney, ler sobre eventos temáticos e musicais, será que a área do entretenimento não é a sua?

Lembre-se de descartar logo as que não te despertam nenhuma emoção e curiosidade, assim, você descarta também os principais concorrentes destas empresas e os cargos com vagas em aberto pra você não correr o risco de se candidatar e trabalhar com algo que não gosta.

Ou, escolha através das matérias na faculdade

Pegue a sua grade curricular, faça uma lista para o descarte e para as matérias que mais gosta (geralmente são aquelas que você tem as melhores notas) e analise quais áreas mais se repetem nas que você não descartou.

Quanto maior o número de matérias – que você gosta e tem maior nota – relacionadas ao agenciamento, planejamento estratégico, e atendimento, por exemplo, maiores as chances da consultoria em viagens ser o seu destino!

E também através dos pré-requisitos de seleção de vagas

Já reparou que em certas vagas têm alguns pré-requisitos que não tem nada a ver com a gente?! Fechamos logo a janela porque não preenchemos o requisito e nem faremos questão de preencher. Isso pode estar acontecendo porque é de uma área que não combina com você. Analise as habilidades que as empresas estão buscando e veja quais estão de acordo com seu perfil.

Se algumas empresas buscam Excel avançado, conhecimentos básicos ou intermediários em redes sociais e habilidades de redação e você se encaixa neste perfil, quem sabe as empresas com foco no marketing digital e produção de mídia online não é a que você está procurando?!

Leia também: 5 Atitudes pra você tomar se a entrevista não acontecer

Não existe uma fórmula exata que lhe garanta o seu mercado ideal, mas estas dicas podem fazer a diferença e diminuir as chances de você se arrepender do emprego ou da profissão. Mesmo sendo uma área que tem super a ver com você, vai ter dias que não vai querer estar no trabalho, ou não estará mais satisfeito com a empresa, com alguns processos ou regras e cabe a você mudar este cenário.

O emprego perfeito não existe, o emprego é igual ao relacionamento onde não existe perfeição. Você vai se apaixonar pelas qualidade e terá de saber lidar com os defeitos.

Leia também: Os 10 melhores site para encontrar seu estágio e emprego em turismo

Planejar pode ser chato, levar tempo e também pode fazer a diferença na nossa vida pessoal e profissional. Não desperdice seu tempo e dinheiro em um curso ou uma área que não te faz feliz. E se precisar de ajuda é só mandar um ola@vivenciandoturismo.com.

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.

Loading trabalhar com turismo

Trabalhar com turismo hoje é bem diferente de quando se exercia a profissão há uns 20 anos atrás. Confira nossas dicas para entrar no mercado!

Loading importância do turismólogo
Redatores de Ideias

A Ingrid Santos escreveu um texto que fala um pouquinho da nossa importância na sociedade.