Me formei, e agora? Essa é uma das principais perguntas de muito turismólogo recém formado por aí. Afinal, mesmo que alguns já saiam da faculdade com a carteira assinada, ainda continuam passando por obstáculos, dúvidas sobre que carreira e área seguir e como se manter empregável.
É por isso que hoje resolvi trazer este tema (atualizado) para ajudar a clarear um pouco mais a mente de quem está perdido. Este também foi o tema de uma palestra que participei
Qual caminho um turismólogo recém formado deve seguir?
Pós ou Especialização? Com foco no turismo ou outra área?
Tudo parece muito natural, não é? Nós saímos do ensino médio já com a cabeça na faculdade, pensando no que vamos ser e o que iremos estudar. Na graduação acontece o
mesmo, saímos da colação já pensamos se faremos uma pós, um MBA ou uma especialização.
É importante que você não mergulhe de cabeça em nenhuma decisão para que não se arrependa futuramente. Seja uma pós, uma especialização em turismo ou em outra área, faça o que estiver de acordo com os seus objetivos profissionais e a sua carreira.
Não permita acomodar-se em um emprego que não te faça feliz
Tem gente que só entra no mercado quando chega a matéria relacionada ao estágio em turismo, que é obrigatória na maioria das faculdades e depois volta para a área que não tem nada a ver com turismo.
Tem turismólogo recém formado que ingressou em qualquer estágio ou emprego em turismo para estar ativo no mercado.
Em ambos os casos o cenário mais comum é o da acomodação em uma área que não tem nada a ver com os seus objetivos. Você acha que vai ficar ali apenas por um tempo, que depois vai procurar algo que te faça feliz e quando vai ver já está há cinco anos em um emprego que não queria estar.
Evite que seus conhecimentos estacionem
Por fim, um outro grande desafio é não deixar que seus conhecimentos se tornam obsoletos e se estagnem em uma área só. Quando a gente finalmente ingressa no mercado de trabalho naturalmente achamos que não precisamos mais estudar, estar atentos as notícias e adquirir novas habilidades.
No turismo nada é pra sempre, assim como em outras áreas. Por isso gosto muito de usar a palavra “reinventar” quando o assunto é relacionado a nossa área. O turismo passa por constantes mudanças diariamente e se reinventa com tudo isso.
É importante que você tenha em mente que você como turismólogo recém formado ou com anos de experiência, precisa estar em constante mudança e adaptação, mas para isso você precisa estar sempre adquirindo conhecimento e novas habilidades.
Parabéns Danille, não só por este texto mas também pela iniciativa deste site. Também sou turismólogo e quando saimos da faculdade percebemos que existe um longo caminho pela frente e que este é apenas o primeiro passo na construção de uma carreira no Turismo. Iniciativas como a sua ajudam os novos profissionais a encurtarem a curva de aprendizado. Parabéns novamente pela proatividade, você poderia bem estar “curtindo” sua zona de conforto, mas decidiu por conta própria ir àlem e ajudar as pessoas.
Obrigada William!
Sim, pois senti o que muitos estão sentindo na graduação e até pensam em desistir da profissão, mas quero mostrar que assim como em outras profissões, a graduação é só o início de uma carreira! Vi que também tem um site com foco na aviação e está usando estratégias de Inbound. Adorei! Que venham mais turismólogos engajados.