Os desafios do turismólogo recém formado
Planejamento de Carreira Maio 17, 2018 Os desafios do turismólogo recém formado
Escrito por Danielle Jardim

Me formei, e agora? Essa é uma das principais perguntas de muito turismólogo recém formado por aí. Afinal, mesmo que alguns já saiam da faculdade com a carteira assinada, ainda continuam passando por obstáculos, dúvidas sobre que carreira e área seguir e como se manter empregável.

É por isso que hoje resolvi trazer este tema (atualizado) para ajudar a clarear um pouco mais a mente de quem está perdido. Este também foi o tema de uma palestra que participei

Qual caminho um turismólogo recém formado deve seguir?

Pós ou Especialização? Com foco no turismo ou outra área?

Tudo parece muito natural, não é? Nós saímos do ensino médio já com a cabeça na faculdade, pensando no que vamos ser e o que iremos estudar. Na graduação acontece o
mesmo, saímos da colação já pensamos se faremos uma pós, um MBA ou uma especialização.

É importante que você não mergulhe de cabeça em nenhuma decisão para que não se arrependa futuramente. Seja uma pós, uma especialização em turismo ou em outra área, faça o que estiver de acordo com os seus objetivos profissionais e a sua carreira.

Não permita acomodar-se em um emprego que não te faça feliz

Tem gente que só entra no mercado quando chega a matéria relacionada ao estágio em turismo, que é obrigatória na maioria das faculdades e depois volta para a área que não tem nada a ver com turismo.

Tem turismólogo recém formado que ingressou em qualquer estágio ou emprego em turismo para estar ativo no mercado.

Em ambos os casos o cenário mais comum é o da acomodação em uma área que não tem nada a ver com os seus objetivos. Você acha que vai ficar ali apenas por um tempo, que depois vai procurar algo que te faça feliz e quando vai ver já está há cinco anos em um emprego que não queria estar.

Evite que seus conhecimentos estacionem

Por fim, um outro grande desafio é não deixar que seus conhecimentos se tornam obsoletos e se estagnem em uma área só. Quando a gente finalmente ingressa no mercado de trabalho naturalmente achamos que não precisamos mais estudar, estar atentos as notícias e adquirir novas habilidades.

No turismo nada é pra sempre, assim como em outras áreas. Por isso gosto muito de usar a palavra “reinventar” quando o assunto é relacionado a nossa área. O turismo passa por constantes mudanças diariamente e se reinventa com tudo isso.

É importante que você tenha em mente que você como turismólogo recém formado ou com anos de experiência, precisa estar em constante mudança e adaptação, mas para isso você precisa estar sempre adquirindo conhecimento e novas habilidades.

Leitura recomendada:
,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


2 opiniões

Mostrar comentários
  1. Willian em 13 de junho de 2018

    Parabéns Danille, não só por este texto mas também pela iniciativa deste site. Também sou turismólogo e quando saimos da faculdade percebemos que existe um longo caminho pela frente e que este é apenas o primeiro passo na construção de uma carreira no Turismo. Iniciativas como a sua ajudam os novos profissionais a encurtarem a curva de aprendizado. Parabéns novamente pela proatividade, você poderia bem estar “curtindo” sua zona de conforto, mas decidiu por conta própria ir àlem e ajudar as pessoas.

    • Danielle Jardim em 13 de junho de 2018

      Obrigada William!
      Sim, pois senti o que muitos estão sentindo na graduação e até pensam em desistir da profissão, mas quero mostrar que assim como em outras profissões, a graduação é só o início de uma carreira! Vi que também tem um site com foco na aviação e está usando estratégias de Inbound. Adorei! Que venham mais turismólogos engajados.

Últimas histórias
Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.

Loading trabalhar com turismo

Trabalhar com turismo hoje é bem diferente de quando se exercia a profissão há uns 20 anos atrás. Confira nossas dicas para entrar no mercado!

Loading importância do turismólogo
Redatores de Ideias

A Ingrid Santos escreveu um texto que fala um pouquinho da nossa importância na sociedade.