X
    Escrito por Gabriela Araujo
    Postado em 9 de Janeiro de 2019, na categoria Carreiras em Turismo & Dicas

    Vivemos em uma era de movimento e inovação e em resultado disso, acentuamos a rápida defasagem de produtos e serviços. Precisamos sempre estar pensando em novas maneiras de reinventar o que vendemos e preenchendo esta lacuna está o Destination Wedding.

    Conceito

    A expressão em inglês é uma correlação entre as palavras festa de casamento (“wedding”) e destino (“destination”). É uma festa de casamento que ocorre em um destino específico fora do entorno habitual do casal.

    Ao invés de escolher entre festa e viagem, esta nova modalidade une os dois. As festas desta modalidade são geralmente menores do que as tradicionais e também contam com um menor número de pessoas.

    O destination wedding tem se popularizado e se tornado cada mais viável nos últimos anos, principalmente com o apelo pela viagem sendo cada vez mais intenso. A viagem tem ocupado um papel importante nas vidas das pessoas e isso tem aberto cada vez mais portas para turismólogos e profissionais do turismo inovarem em seus negócios.

    Como atuar?

    Conheça o cliente

    O Destination Wedding pode ser planejado de maneira independente pelos próprios noivos ou através de uma agência, profissional independente prestando consultoria, etc. De todo o modo, é possível analisar a situação para saber como melhor estabelecer a oferta e ganhar o cliente dependendo de qual tipo de serviço ele procura.

    Adeque o produto/serviço

    Geralmente os noivos são responsáveis por custear a festa em si (decoração, aluguel de espaço, alimentação, música, etc.) enquanto os convidados financiam suas próprias passagens e acomodações.

    Quando os próprios planejam tudo, ainda é possível que hotéis e agências locais entrem no jogo com produtos e/ou específicos para essa demanda. Um hotel pode oferecer um pacote de casamento, um desconto para hospedagem de grupos ou até mesmo disponibilizar um planejador de casamentos no hotel para acompanhar o trâmite da festa junto com os clientes.

    Às vezes um casal prefere contratar uma agência no destino para planejar tudo ou prestar alguns serviços como contratação de transporte para traslados do grupo, DJ para a festa, entre outros. É a possibilidade de montar um atendimento personalizado para esse tipo de solicitação e aplicar os descontinhos que atraem o público.

    Tem quem prefira a comodidade de ter alguém resolvendo tudo por eles, então contrata uma agência na própria cidade onde mora para tratar de tudo. Agências podem desenvolver um tipo de produto específico para atrair clientes que estejam noivos ou que já buscam pela opção de Destination Wedding.

    Para isso, além da sedução pelo preço, pode-se informar sobre a praticidade de ter profissionais orquestrando todo o processo e evitando dores de cabeça, como a parte burocrática. Quando o casamento ocorre em outro país, é preciso que toda a documentação esteja de acordo com a legislação local.

    Inspire-se em exemplos

    Alguns locais que comumente são palcos de Destination Weddings são Las Vegas, ilhas no Caribe, México e Havaí. Geralmente os lugares mais buscados são praias e neste ponto existem vários locais no Brasil que cairiam como uma luva: Fernando de Noronha, Bahia, Minas Gerais, Chapada Diamantina, Florianópolis, Ceará, Alagoas, etc.

    Por que é viável?

    Investir em um produto como o Destination Wedding pode ser uma boa estratégia principalmente porque as pessoas têm priorizado a viagem cada vez mais e com isso surgem novas possibilidades de negócio para atender a esse crescimento.

    Singularidade

    É uma modalidade relativamente nova e diferente que traz uma sensação de aventura, euforia e até um romantismo particular. Para casais amantes de viagem, melhor do que implementar a temática na decoração é transformar a viagem como parte essencial do relacionamento deles.

    Preço

    Por muitas vezes acaba saindo até mais barato para o casal do que seria uma festa tradicional. É um evento mais intimista e com um número menor de convidados e despesas.

    Tranquilidade

    Geralmente é um evento mais descontraído, despojado e leve e por essa razão os preparativos também são menos estressantes. Planejar um casamento é uma tarefa inquietante por muitas vezes, pergunte a quem tem experiência.

    Destination Weddings costumam acontecer em cenários paradisíacos que envolvem a natureza. Os votos são trocados diante de paisagens incríveis que contribuem para o clima de amor, harmonia e paz.

    Ponto chave: viagem

    Por fim, associar um casamento à oportunidade de uma viagem é um atrativo não só para os noivos como também para os convidados, que irão usufruir da experiência e tornarão aquele momento memorável.

    É difícil encontrar hoje alguém que não goste de viajar. Por isso a tentação por criar um momento único diante a um destino deslumbrante é grande demais para qualquer um que seja apaixonado por viajar.

    Diante de uma necessidade sempre há uma oportunidade. Assim o Destination Wedding vem conquistando tanto espaço e pode ser a peça que estava faltando para profissionais do turismo darem um up em seus negócios e desbravarem novos rumos.

    Está interessado em mais ideias inovadoras? Sugerimos três outros posts aqui no site sobre Turismo Criativo, Glamping e o Airbnb Experience.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |