Empreender no turismo: Porque criar se você pode reinventar uma ideia?
Protagonismo julho 26, 2018 Empreender no turismo: Porque criar se você pode reinventar uma ideia?
Escrito por Danielle Jardim

Empreender no Turismo está mais fácil do que você imagina! Qual a primeira palavra que vem na sua mente ao pensar em empreendedorismo no turismo? Criatividade, ideia, experiência, inovação, investimento? É comum acharmos que para empreender nós precisamos primeiro ter um ideia inovadora.

Certamente você vai precisar ter uma ideia de negócio sim, mas isso não quer dizer que ela precise ser nova, disruptiva ou algo que ninguém nunca havia pensado antes. Se o McDonald’s não existisse eu diria que a possibilidade de criar um negócio tendo como base um existente seria completamente impossível.

Vejo muita gente perder tempo pensando em ter uma ideia, em criar algo que a indústria nunca ouvir falar e que transforme a vida do turista enquanto estiver viajando – e não tem nada de errado em querer isso -, mas talvez a oportunidade não está na criação de uma ideia, mas sim, na reinvenção de um serviço, produto na capacidade de realizar esta ideia.

Como eu disse, empreender no turismo ficou cada vez mais acessível e eu vou te provar nas próximas linhas que é possível fazer isto acontecer até mesmo em mercados existentes, com produtos existentes, através de casos de sucesso de pessoas que empreenderam com produtos simples. Quer ver só? Continue lendo:

Empreenda no turismo reinventando um serviço

O Valdir da Pipoca não inventou a profissão do pipoqueiro e muito menos a pipoca, mas reinventou a maneira de vender pipocas e hoje dá palestras por todo país inspirando e motivando futuros empreendedores.

Bom, se você vai vender pipoca em um quarteirão onde há outros vendedores de pipoca, além do comércio local como concorrência, você tem que se diferenciar por algum motivo.

O que o Valdir fez foi simplesmente entender que mesmo vendendo um produto simples, ele pode se diferenciar em diversas características. No caso dele, a diferenciação começa na apresentação pessoal, pois faz questão de vestir um uniforme branco para deixar em evidência a sua preocupação com a higienização alimentar.

Mas você deve estar pensando: quem me garante que ele troca o uniforme todo dia? Bem, cada uniforme seu tem estampado o dia da semana. Além disso ele oferece um kit higiene totalmente gratuito com fio dental, guardanapo e um bala de hortelã para os clientes, sem custo adicional.

Quem poderia imaginar que vender pipoca poderia render reportagens no Fantástico e palestras por todo o Brasil? O Valdir encontrou uma maneira de se diferenciar. Ele não precisou criar um produto novo. Ele apenas transformou a maneira de vender pipoca para as pessoas e deu certo!

No turismo:

Já contei o caso da Gabriela Palma por aqui. Ela é guia de turismo que dá palestras, ministra cursos e leva turistas a conhecer o turismo sob novas perspectivas. No turismo as chances de reinventarmos serviços são imensas. Reinvente a maneira de vender viagens, de apresentar um serviço, de se conectar com seu turista.

Como empreender no turismo através de um problema

O filme “Fome de Poder” conta a história dos irmãos McDonalds, os criadores do fast food mais conhecido do mundo. Não vou dar spoilers, mas o que estes dois fizeram foi simplesmente reinventar os Drive Ins daquela época e focar no que eles realmente vendiam: refrigerante, batata e hambúrguer.

Além disso, segundo o filme, o que deixava os irmãos mais incomodados no serviço de drive ins daquela época era a demora na entrega dos pedidos, que duravam entre 20 a 30 minutos para serem entregues nos carros. Eles criaram então o Speedee Service System como uma tentativa de diminuir o tempo de espera – e funcionou! Trocaram talheres e pratos por guardanapos e sacolas para que as pessoas pudessem comer na praça, no carro, em casa ou onde quiserem.

No turismo:

Assim como eles fizeram, você também pode fazer no turismo. Pense rapidamente, qual o principal problema que você já teve durante uma viagem? Ou, qual a principal reclamação que você recebe dos clientes na empresa que trabalha?

Por exemplo, se o problema principal que você observa no Trip Advisor é que muitos viajantes reclamam de mau atendimento em hotéis de pequeno porte, albergues e pousadas, o que você poderia fazer então para tentar mudar esta realidade?

As oportunidades são variadas, você pode oferecer um serviço de consultoria para estas pequenas empresas ou até mesmo buscar uma especialização em Gestão de Pessoas e abrir uma empresa de recrutamento e treinamento para empresas turísticas.

Como enxergar oportunidades em mercados existentes?

Assim como passar o dia todo pensando em ter uma ideia brilhante, você só conseguirá enxergar oportunidades se estiver conectado ao mercado e as suas principais tendências e desafios. Há relatos sim de gente que abriu um negócio enquanto estava sentado no sofá, mas se tratando de turismo, as oportunidades surgem através da imersão, das viagens e do contato direto com a atividade.

A Hotel Quando, por exemplo é uma startup que oferece o serviço de hospedagem por algumas horas. Sim, na hotelaria temos o serviço de Day Use, mas não seria mais em conta pagar apenas pelas horas que você vai gastar no quarto durante uma viagens de negócios?

Gostou das dicas? Então você vai gostar também do nosso texto sobre a Estratégia do Oceano Azul pra você aplicar na sua carreira e no mercado 😉

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.