Estágio em turismo: Como conseguir sua primeira oportunidade
Estágio em turismo novembro 22, 2017 Estágio em turismo: Como conseguir sua primeira oportunidade
Escrito por Danielle Jardim

Encontrar o primeiro estágio em turismo não é tarefa fácil. Quando finalmente acha que irá conciliar o trabalho com a faculdade, parece que ninguém está muito quer te chamar para uma entrevista.

Não se desespere! Meu primeiro estágio foi gratuito, durou apenas um semestre e foi na coordenação do curso de turismo da faculdade. Meu único benefício era ir nas viagens técnicas de graça. Pra você que deve estar se perguntando o porquê de eu ter aceitado a proposta, a resposta é simples: eu precisava de experiência.

E nem sempre todos terão a oportunidade de ter uma experiência parecida e é por isso que vim te trazer alguma dicas pra você conseguir o seu primeiro estágio em turismo. Vamos juntos!

Escolha a sua área favorita

O primeiro passo é escolher bem a sua área. Há quem pense que devemos escolher nossa área depois que recebemos o diploma. O ideal – por experiência própria – é que você tenha em mente um mercado que quer atuar o quanto antes, porque assim terá mais tempo para investir nele ou desistir se for o caso.

Depois que recebemos o diploma, o relógio começa a rodar um pouco mais rápido que o normal. Algumas das suas prioridades mudam e você pode até pensar que terá mais tempo para fazer cursos livres e de extensão, mas é nessa hora que o mercado exigirá ainda mais de você, pois o salário será maior que o de um estágio, mas a carga horária também será muito maior! A intenção não é te assustar e sim te preparar. Vamos lá!

1º passo: Descarte de uma vez as matérias da sua grade que não gosta e tem as menores notas.
2º passo: Escolha ao menos três das que mais gosta
3º passo: Relacione a área com os pré-requisitos das vagas
4º passo: E agora procure focar na que mais se relacionam com seus objetivos e ambições, em todos os quesitos.

Leia o conteúdo completo sobre o processo de escolha de uma área para trabalhar no turismo.

Prepare e direcione o seu currículo

A parte mais difícil já foi, a escolha da área. Agora é a vez de preparar o seu currículo, que ficará muito fácil de ser elaborado porque agora você tem um foco profissional.

No meu primeiro currículo eu também não tinha nenhuma experiência profissional para colocar. O que eu fiz foi expor os cursos que eu estava fazendo (idiomas) e as minhas participações em alguns eventos voluntários ou relacionados com a faculdade.

O seu objetivo profissional é a palavra-chave do seu currículo e é área que quer estagiar. Lembro que meu objetivo era sempre “Estágio em atenção ao cliente” porque eu queria trabalhar com recepção ou qualquer outra oportunidade relacionada ao front e foi uma maneira de ampliar ainda mais o meu campo de possibilidades.

Crie um perfil no LinkedIn

Você deve achar que o LinkedIn nos patrocina, mas acontece é que eu tenho visto diariamente anúncios de vagas que solicitam um perfil nesta rede social e você deve fazer o mesmo. Além de ser mais fácil, muitas empresas querem saber se o que você disse no currículo condiz com a sua realidade.

Não deixe de dar uma atenção especial aos tópicos mais importantes: Interesses, Conquistas (certificados), resumo profissional e título do seu perfil. Através deles é possível saber o que você gosta de fazer, quem você acompanha e quem é você de verdade.

Por que turismólogs devem ter um perfil no LinkedIn?

Conheça o mercado e quem trabalha nele

Acha impossível? Agora que você tem um perfil no LinkedIn poderá seguir profissionais da área de seu interesse e acompanhar suas opiniões, experiências e dicas. Aproveite para acompanhar também o que andam compartilhando as empresas estão relacionadas ao seu objetivo.

Dica preciosa: Não desista logo de cara e também não perca o foco! O mercado não está fácil nem pra quem tem mais de cinco anos de experiência e busca uma recolocação.

Aproveita e segue a gente lá no LinkedIn! Tenho certeza que as empresas te valorizarão ainda mais só de saber que você está investindo na sua carreira 😉

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading alma turismóloga
Dicas

A loja Alma turismóloga nasceu um pouco depois da Vivenciando Turismo, porém ela não tinha forma e nem tamanho, era […]

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.

Loading trabalhar com turismo

Trabalhar com turismo hoje é bem diferente de quando se exercia a profissão há uns 20 anos atrás. Confira nossas dicas para entrar no mercado!

Loading importância do turismólogo
Redatores de Ideias

A Ingrid Santos escreveu um texto que fala um pouquinho da nossa importância na sociedade.