Faça mais pelos seus sonhos
Protagonismo agosto 4, 2017 Faça mais pelos seus sonhos
Escrito por Danielle Jardim

Já reparou que muitas das vezes nós investimos mais em coisas que não são tão relevantes assim em nossas vidas? Mesmo com um sonho ou um objetivo traçado, nós temos pena de investir tempo, dinheiro e dedicação para eles.
E acredite, para você que acha que a culpa é da crise ou da “sorte”, talvez a culpa esteja em nosso interior, em nossas atitudes, na maneira como decidimos que iremos encarar o restante do dia. E por que será que é tão difícil investir em nossos sonhos?

É muito mais fácil deixar que a vida nos leve

Como na famosa frase cantada por Zeca Pagodinho, a famosa frase “deixa a vida me levar” é o nosso pecado diário. Acontece geralmente quando deixamos de fazer algo que é realmente necessário, para priorizar a atenção em algo que poderia ser visto ou feito em outro momento.

Foto: Google

Deixar a vida nos levar é deixar para depois tudo o que poderíamos fazer agora, tudo o que poderia ser feito a nosso favor. Um curso, algumas horas dedicadas a determinada matéria, mais atenção nas atividades exercidas no trabalho ou até mesmo a leitura de algum conteúdo online que fosse relevante para a realização do objetivo traçado.
Já percebeu que quando é para nos auto beneficiar, pensamos duas vezes antes de investir, colocamos uma desculpa atrás da outra, tentando sabotar o próprio sonho?! Como eu disse, é muito mais fácil deixar a vida nos levar.

Não estou querendo dizer que devemos nos tornar devotos sagrados de nossos sonhos, mas o que é nosso deve ser muito bem protegido. O sonho é seu e, apesar de não parecer, ele depende de você para a realização, os agentes externos funcionam como uma verdadeira prova de resistência diária, que nos derruba quando a gente menos espera.

A influência é a maior inimiga dos seus sonhos

Amigos, redes socais, propagandas e aquela vontade que não passa de fazer o contrário, quando se sabe o que deve ser realmente feito. A influência aparece nos dois lados da moeda, uma, que nos influência através de conteúdo, histórias e ações positivas que nos movem e nos fazem seguir adiante, mas a má influência vem em número maior, com um peso maior sobre nossos objetivos, nos enchendo de dúvidas e questionamentos, acompanhados do famoso “e se…”, com uma pitada de pessimismo.

Seus sonhos em uma teoria

E você sabia que existe uma ferramenta simples para lhe ajudar em certas decisões? A chamada teoria da produtividade (ou gestão do tempo) de Eisenhower, 34º presidente dos EUA. Sua teoria é baseada em quatro principais questões:

1. Urgente e importante – Dedique-se ao que você considera ser importante e ao mesmo tempo urgente. Ex.: Hoje é o último dia de inscrições abertos daquele curso que você tanto queria fazer.

2. Importante, mas não urgente – Muitas vezes nos confundimos e achamos que o que é importante também é urgente. Sendo assim, a sugestão é que você se programe para fazer o que é importante, porém não urgente. Ex.: Pesquisar um novo autor para a monografia que irá apresentar no final do ano.

3. Nem importante nem urgente – Se ambos não possuem uma influência direta em seu objetivo, de maneira benéfica, simplesmente delete. Esta é considerada uma das mais difíceis, principalmente porque envolve questões que nos desfocam facilmente de nossos objetivos. Ex.: Navegar pelas Redes Sociais quando deveria estudar para o vestibular.

4. Urgente, mas não importante – E se existe algo que você precisa resolver de imediato ou o mais rápido possível, tente passar esta tarefa adiante. Já que ela deverá ser realizada com urgência, mas existe outra situação que possui um nível maior de importância. Ex.: Comprar a passagem da viagem de férias com os amigos.

Definir o que é o não importante e/ou urgente não é fácil, mas cabe a nós priorizar. Esse exercício pode te ajudar a gerir melhor seu tempo e a focar no que for realmente relevante. Com mais tempo no seu dia, você poderá se dedicar mais ao seus sonhos. Faça um teste e experimente esta experiência por uma semana e nos conte como esta indo em ola@vivenciandoturismo.com.

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.