Fotografia & Turismo com Vinicyus Vieira
Entrevistas Abril 29, 2017 Fotografia & Turismo com Vinicyus Vieira
Escrito por Danielle Jardim

É difícil encontrar alguém que não curta fotografia, assim como também é difícil alguém que não goste de turismo. No nosso caso, amamos os dois e trouxemos hoje a história de um turismólogo que juntou as duas paixões e criou um projeto lindo – de se ver – através das lentes.

Quando vi pela primeira vez, a pergunta que me veio em mente era se ele fotografava porque amava o turismo ou se amava o turismo e por isso fotografava:

Foto: Instagram Viagem.Grafia

Dos vários tipos de fotografia que existem, sempre gostei mais de ver fotografias que dão vontade de viajar. Meu maior interesse está nessa coisa de conhecer lugares – seja vendo um mapa, lendo um texto, assistindo um filme, ouvindo uma história ou olhando um cartão postal.

Então, o turismo veio antes e sempre esteve como pano de fundo das fotografias que gosto de ver e tirar.
Quando entrei na faculdade, em 2002, uma das primeiras coisas que pensava era associar a fotografia ao turismo, por ser algo natural. Já que a venda de um serviço turístico, muitas vezes, acontece com a influência de vídeos, relatos e fotografia.

Muito Prazer, Viagemgrafia

[…] Surgiu pouco antes da minha última experiência a bordo e começou como um portfólio fotográfico. A ideia inicial era contar as histórias por trás de algumas fotos que eu tinha tirado em viagens e também compartilhar curiosidades culturais de lugares que conheci.

Isso começou 7 anos depois da minha primeira experiência a bordo – até então eu só havia compartilhado algumas fotos com amigos no Facebook e poucas histórias em conversas. Mas aos poucos, meu gosto pela escrita de viagem começou a crescer e o Viagem’Grafia se transformou num espaço para falar sobre diversidade cultural e tudo que gira em torno de viagens e lugares. Virou um blog.

Turismólogo e Fotógrafo

A quantidade de idas e vindas deixa meio difícil essa tarefa de colocar ordem cronológica nas coisas. Eu gosto de muitas áreas do turismo e antes de completar 30 anos eu queria experimentar e aprender o máximo de coisas dentro da área. Trabalhei em museu, fui recreador alguns anos, fiquei 3 anos em navios, me mudei para a Nova Zelândia e fiquei outros 3 anos por lá trabalhando em hotel, voltei para o Brasil com o projeto de capacitação de jovens, antes de ir (ou voltar) para a vida de navio por mais um ano.

A ideia de treinar jovens em busca do primeiro emprego no Brasil começou a bater na minha cabeça como algo mais relevante do que continuar dando treinamento para os novos funcionários do hotel que trabalhava na Nova Zelândia. Eu adorava meu trabalho e amo a Nova Zelândia. Mas decidi voltar ao Brasil para tocar esse projeto por um tempo e foi muito bom. Trabalhar e falar para jovens que buscam um primeiro emprego e que por uma série de motivos injustos encontram portas fechadas, foi uma das experiências que mais me ensinou.



E não é só fotografia que o Vinicyus compartilha, com tantas idas e vindas, nós separamos duas dicas de posts do seu blog pra você ler e salvar nos favoritos:

Como usar os sentidos e aumentar as memórias de viagem
Por que alguns povos se encostam mais que os outros?

Pra ler: www.viagemgrafia.com.br
Pra ver: @viagem.grafia

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Uma opinião

Mostrar comentários
  1. André em 8 de setembro de 2017

    O cara que viajou a Europa e colecionou fotografias de janelas!!!
    http://meucantonomundo.com/viajar-o-mundo-e-fotografar-janelas/

Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.