X
    Escrito por Gabriela Araujo
    Postado em 30 de outubro de 2018, na categoria Carreiras em Turismo & Dicas

    De maneira geral, estamos sempre buscando inovar e ultrapassar o que já existe; quando não é este o caso, procuramos meios de adaptar o que já foi descoberto para dar a ele uma cara nova. O Glamping é um ótimo exemplo disso.

    Uma boa opção para o usuário, mas como todo negócio, pode servir também como oportunidade para empreender.

    O que é “Glamping”?

    O termo glamping surgiu da junção dos termos “glamour” e “camping” e apesar de ter surgido pela primeira vez no Reino Unido em 2005, o termo só foi incorporado ao Dicionário de Inglês Oxford em 2016.

    De acordo com o dicionário, podemos entender glamping como:

    Uma forma de acampar que envolve acomodação e estruturas mais luxuosas do que aquelas tradicionalmente associadas ao acampamento.

    Apesar do pequeno tempo de vida do termo, o conceito de acampamento com luxo é mais antigo, datando do século XVI como opção para parte da realeza europeia, por exemplo durante o famoso encontro Field of the Cloth of Gold entre os reis Francis I e Henry VIII.

    E a ideia se tornou ainda mais comum no início de 1900 quando europeus e americanos bem afortunados tomaram interesse por realizar safáris no Continente Africano, mas não tinham a intenção de abdicar de seus confortos habituais; assim os acampamentos de safári realizavam mudanças em suas estruturas para atendê-los.

    Deste modo, o conceito se caracteriza por reunir uma estrutura de maior conforto e luxo ao ato de acampar que originalmente remete à simplicidade. Para isso podem ser utilizadas barracas maiores, assoalhos diferenciados, iluminação própria e até móveis.

    O nível de requinte varia da oferta de um maior conforto até o glamour máximo de camas, tapetes, e cozinhas equipadas. O limite será definido de acordo com seu nicho porque há demanda tanto para o simples quanto para o rebuscado.

    Por que merece atenção?

    Assim como todo produto ou serviço, o glamping surgiu quando foi reconhecida uma necessidade e em consequência houve o interesse por desenvolvê-la. Mas o que ele apresenta de tão especial?

    Elemento surpresa

    Como previamente dito, esta tendência ainda é relativamente nova e por isso apresenta um grande potencial de exploração e expansão, além de pouca competitividade no mercado.

    Adicionalmente, temos visto cada vez mais que as pessoas estão buscando por experiências diferentes em suas viagens e por cenários que as impressionem. Já falamos mais sobre isso aqui na postagem sobre turismo criativo.

    Flexibilidade

    É um conceito flexível que convida a pluralidade: pode idealizar do seu jeitinho. Os estilos vistos são em geral os seguintes:

    • Barracas sofisticadas
    • Tendas
    • Choupanas
    • Bangalôs
    • Casas na Árvore
    • Cabanas
    • Chalés
    • Villas
    • Iglus
    • Galpões
    • Torres
    • Caravanas
    • Trailers
    • Ocas
    • Cúpulas
    • Ecolodges
    • Casulos ecológicos
    • Acomodações aéreas ou flutuantes

    Existem produtos com diferentes propostas que se entendem como glampings e isso torna o campo ainda mais rico. O essencial é respeitar a peça-chave do conceito para não descaracterizá-lo, mas no geral dá para brincar bastante.

    Comodidade

    Muitas pessoas desistem de acampar quando começam a pensar sobre a logística de tudo e descartam por achar muito trabalhoso. Aqui o conforto começa pela praticidade de não precisar carregar barracas, panelas ou fogareiro.

    Não precisa se preocupar com a possibilidade de chuva ou com uma cobra se embrenhando no seu saco de dormir para uma conchinha. É também uma ótima opção para famílias que gostam de acampar e sempre encontraram dificuldades de fazê-lo com crianças pequenas devido a riscos diversos.

    O melhor dos dois mundos

    E o argumento que encerra a discussão: é uma perfeita solução para aqueles que amam o contato com a natureza, mas não são adeptos ao esquema tradicional de camping por variados motivos. Diversão sem abrir mão do conforto.

    É bastante comum em estruturas de glamping haver uma parede ou janela que serve como um observatório da natureza. Como uma cama de frente para uma parede de vidro que te permite cumprimentar o dia com estilo ou assistir a um incrível pôr do sol sem se levantar do colchão aconchegante.

    Em estruturas maiores e mais equipadas, você pode até encontrar lareiras! Imagine se aquecer em frente à lareira do conforto da barraca enquanto ouve o som da floresta ao redor.

    Parece realmente ser a união ideal, além de ser um conceito que incentiva a sustentabilidade, a preservação da biodiversidade e o desenvolvimento do turismo sustentável.

    Onde já deu certo?

    Existem algumas plataformas virtuais para encontrar o glamping perfeito: o Glamping é um portal para destinos pelo mundo enquanto o Canopy & Stars mapeia esses estilos de acomodação na Europa e no Reino Unido.

    Existem exemplos nos Estados Unidos como a tenda safári em Warner Springs na Califórnia, cabanas com vista para o Fern Valley também na Califórnia e tendas no Zion National Park em Utah.

    Já na Europa encontramos a casa na árvore La Truffière em Rocamadour na França; em Argyll na Escócia, há o casulo ecológico Eco Pod Boutique Retreat; e também a Le Grotte Della Civita é uma acomodação com cara de caverna graças à característica de Matera (Itália) onde se encontra, cidade que foi esculpida em meio à rochas.

    No Brasil, algumas acomodações de ecolodges na Amazônia e no Pantanal poderiam entrar nessa categoria. Outros exemplos são o Jalapão Ecolodge no Tocantins, o Mundomo Glamping em Jericoacoara no Ceará, o Parador Casa da Montanha em Cambará do Sul no Rio Grande do Sul.

    O glamping é mais uma das inovações que apresentam grande potencial para viajantes bem como profissionais de turismo. E o mais interessante nele é sua grande capacidade adaptável, permitindo ajustes de acordo com a localidade, características geográficas e culturais.

    Quer ler mais sobre novidades no mercado de trabalho? Espie a categoria de Carreiras em Turismo aqui do site.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |