X
    Escrito por Redatores de Ideias
    Postado em 5 de novembro de 2018, na categoria Redatores de Ideias

    Provavelmente alguém já deve ter lhe perguntado o que faz um turismólogo, onde atua e etc, para explicar citamos alguns setores como hotelaria, agências de viagens, eventos e entre outros. Quando a minha irmã perguntou eu usei isso para explicar, mas em seguida lembrei dos longos textos da faculdade e o quanto eles mudaram o meu modo de pensar o conceito de Turismo.

    É muito difícil mesmo entender o que um turismólogo faz porque é uma profissão muito ampla, que está em transformação a todo momento, mas é difícil também por causa da ausência de informação a respeito da profissão, diferente de algumas profissões padrões podemos dizer assim, as pessoas não se preocupam em pensam quando vão precisar falar com um turismólogo ou até mesmo se vão precisar. No entanto o objetivo do texto é apresentar a importância dessa profissão e o quanto contribui para a sociedade.

    Estudar ou trabalhar com o turismo vai muito além do que se imagina ou dos cargos operacionais retratado nas áreas citadas no início do texto, o turismo é uma atividade econômica que atua no espaço e se dialoga com outros setores tão importantes para a sociedade.

    Não é só a inserção de um atrativo turístico no determinado local é a sua interação com os moradores, visitantes, é avaliação de aspectos positivos e negativos, é estratégias de planejamento, organização sobre mobilidade, marketing, equipamentos e serviços de infraestrutura, elaboração do serviços turísticos Ou seja, o turismo não age isolado, pelo contrário ele se inter-relaciona com todos esses setores que estão presentes diariamente nas nossas vidas, por isso a importância de valorizar e reconhecer o papel do turismólogo para sociedade.


    Quem escreveu? Este texto é da Ingrid Santos, Turismóloga e fundadora do blog Livre Essência.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    1. Juliana Cassador Oshiro em 29 de novembro de 2018

      Vivenciando o Turismo é incrivel! Vou abrir meu coração para vocês..
      Sou Juliana Oshiro formada em turismo há 12 anos, como o tempo passa, não é mesmo? ser uma turismóloga nos dias de hoje não é muito fácil. Sinto falta das empresas oferecerem melhores salários e oportunidades de crescimento, talvez por ser uma profissão muito ampla que engloba vários setores, muitos trabalham na área de turismo e não tem formação e quando temos, não somos valorizados. Como foi falado no texto acima, o turismólogo vai muito além de um trabalho operacional, acredito que somos grandes gestores.
      Todos esses anos tive muitas dificuldades para achar um emprego “legal” na área e também me identificar de fato. Hoje gosto muito mais da minha formação e enxergo diferente com outras possibilidades, principalmente com a internet a frente de tudo.
      Minhas poucas experiências foram: estágio numa agência de viagem, trabalhar na governança em um hotel e alguns eventos. Hoje trabalho numa grande empresa que oferece cultura e lazer, estou há 8 anos, há menos de 4 meses sai do atendimento ao cliente para trabalhar na comunicação, na parte de divulgação, portal, assessoria, e estou em processo de aprendizagem.
      Nesse tempo trabalhando com atendimento, resolvi fazer uma pós em assessoria de comunicação e mídias sociais, onde inclusive fiz pensando em trabalhar na comunicação.
      Tenho vontade de fazer um blog, um ista de viagens.. sinto essa necessidade… aliando a minha formação e a pós em mídias para ampliar meus conhecimentos e fazer essa “turismóloga” que está em mim há anos deslanchar.
      Por isso fiz questão de deixar aqui meu depoimento, num site traz inovação e ideias para nós amantes do mundo.
      um beijo

      • Danielle Jardim em 29 de novembro de 2018

        Oi Ju! É muito bom ler o seu comentário, nos sentimos honrados em estar vivendo e fazendo parte deste momento de descoberta da sua carreira profissional. Saiba que estamos de braços abertos sempre que precisar não só de desabafos, mas de apoios. Juntos somos muitos mais forte que o mercado, por isso não desista!

        Beijos.

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |