X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 22 de novembro de 2018, na categoria Dicas

    O Panrotas divulgou uma pesquisa das Megatendências para o Turismo em 2019 que você, como turimsólogo e estudante, deve estar atento. Não só para entender para onde está indo o mercado, mas também para te ajudar a gerar insights para sua pesquisa, monografia ou até mesmo sua futura empresa.

    Escolhi as que me deram algumas ideias de negócio e, na minha visão, tem o maior potencial para você empreender e atuar no mercado. No final do texto também dei algumas dicas de negócios que poderão surgir a partir da pesquisa:

    Aprender Viajando com Viagens Conscientes e mais sustentáveis

    Segundo a pesquisa, cada vez mais os turistas se mostram interessados em viajar com algum propósito que vai além da experiência. Eles querem algo em troca e de preferência que venha agregar valor e significado ao retornar da viagem.

    Nesta tendência as viagens de intercâmbio ou voluntariado continuam liderando a preferência, mas por que não criar um negócio aonde turismo + voluntariado se integrem? A Worldpackers é um grande exemplo de player do mercado. Nela, você se hospeda em troca de mas isso não quer dizer que você não possa se especializar em determinados tipos de experiências, como unir duas ou mais tendências.

    Ou seja, quem disse que não é possível abrir um negócio onde você una Viagens conscientes enquanto aprende viajando?

    Fácil e na palma da mão

    Não é de hoje que se sabe que o smartphone é o aparelho que lidera o ranking das pesquisas quando o assunto é tempo e consumo. Apesar de usarmos com frequência os PCs, notebooks e tablets, passamos a maior parte do tempo fazendo tudo pelo celular, já reparou? Pagamos conta, assistimos filmes, controlamos nossas redes sociais, batemos papo, fechamos negócio, reunião acontecem em tempo real…No turismo não é diferente.

    A pesquisa mostra um interesse cada vez maior dos turistas em ter um agente virtual e por comando de voz em viagens, além do interesse pela união do turismo com a realidade aumentada, outro ponto interessante é o crescimento do interesse pelo rastreamento online de suas bagagens.

    Já existem startups de turismo que estão de olho nestas tendências e, na verdade, estão se antecipando para se manterem relevantes.

    As pessoas querem estar conectados e compartilhando suas experiências ao mesmo tempo.

    O guia sai, a recomendação fica

    Os guias digitais fazem parte do desejo de pelo menos 52% dos entrevistados. Turistas não estão mais dspostos a andar com diversos folhetos, guias e mapas na mão para ver o que acontece na cidade. Elas querem recomendação reais, de pessoas locais ou que já tiveram a mesma experiência.

    Algumas plataforma e mercados já entenderem isso, como a Airbnb que lançou o Airbnb Experiencie, a TripAdvisor que está de cara nova e lançou este ano seu novo feed, bem parecido como uma rede social.

    Escapadinhas

    Quais destinos próximos a sua cidade que valem uma visita para uma “bate-volta” ou para passar o feridão, por exemplo? Com a grana curta e o aumento da inflação, alguns dos viajantes estão de olho em experiências e passeios próximos a região onde moram, que custem menos e que tenham o mesmo potencial que uma viagem mais longa.

    Os destinos nacionais e regionais nos proporcionam desenvolver e trabalhar mais e melhor estes destinos. Aqui no Rio de Janeiro, por exemplo, a Costa do Sol, Costa Verde e região Serrana são os principais destinos de famílias e casais que querem vivenciar experiências próximos de casa.

    Ideias de negócios com base nas Megatendências do Turismo

    – Guias digitais especializados em determinados segmentos
    – Agente/Assistente de viagem virtual
    – Blogs de viagens com dicas de onde encontrar experiências conscientes e sustentáveis
    – App de busca de experiências próximas a localização do viajante e que tenham a ver com o seu perfil
    – Canal no Youtube com dicas de experiências para determinados nichos
    – Um agência especializada em viagens de “bate/volta”.

    O turismo não para, basta ler alguns comentários em publicações de influecniadores no Youtube ou no Instagram pra ter diversos insights de negócios para empreender. É importante que você como profissional ou empresário esteja atento as mudanças e as tendências que cercam o nosso setor para não ter aquele sentimento de “estou ficando pra trás”.

    O que você pode fazer pelo turismo hoje? A resposta nunca esteve tão óbvia e tão próxima de você.
    Confira o restante da matéria sobre as Megatendências para o Turismo em 2019, no Panrotas.

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |