4 ideias de negócio em turismo para você iniciar em 2020 sem gastar muito
Dicas Abril 21, 2020 4 ideias de negócio em turismo para você iniciar em 2020 sem gastar muito
Escrito por Danielle Jardim

Negócio em turismo! Nunca ficou tão fácil e tão próximo da sua realidade – mesmo em meio à pandemia, acredite. Não só pelo fato de poder comprar e vender sem sair de casa, mas pela facilidade que temos hoje de poder estudar, conhecer o mercado e está mais próximo à ele sem muita burocracia, apenas a um clique de nós.

Se você, assim como eu fiz, também tem vontade de empreender no turismo e começar sua jornada online, continue lendo esse artigo e no final me conte o que achou e quais seus principais desafios e dúvidas:)

Por que abrir um negócio em turismo online?

Apesar das grandes empresas estarem no mercado online, levando os principais produtos para a maioria da sua audiência, há sempre uma oportunidade para quem deseja principalmente empreender.

E para quem deseja trabalhar de maneira autônoma ou tem pouca grana para isso, começar na internet se tornou a opção mais viável. Confira abaixo algumas dessas vantagens:

Baixo custo inicial de investimento: Para abri um negócio online você não precisa alugar uma sala, contratar diversos funcionários, pagar pela luz, segurança e água e muito menos ter um capital grande de giro.

Por isso, os negócios online hoje são as portas para muito microempreendedores começarem até mesmo do zero, sem capital nenhum.

São negócios acessíveis: Você precisa apenas de internet, um computador e/ou celular. Foi se o tempo em que estes três itens eram artigos de luxo. A câmera do celular é o principal instrumento de trabalho de muita gente hoje. Em uma pesquisa realizada pelo Youtube, em 2018, revelou que em 4 anos o consumo de conteúdo através do vídeo cresceu 135%. Imagina o quanto já cresceu de 2018 pra cá?!

Menos burocracia: Apesar de existir a necessidade de você regularizar a sua profissão online, dependendo do negócio que escolheu atuar, por ser na internet, os registros e cadastros são menos burocráticos, fáceis de serem preenchidos e você recebe as respostas com prazos menores.

Para ser um microempreendedor individual, por exemplo, você só precisa ter um CPF para depois ser tornar uma pessoa jurídica.

De que maneira suas habilidades podem virar um negócio?

Não adianta iniciar um negócio em turismo só porque é o caminho mais fácil, ou porque está ‘todo mundo fazendo isso’. Antes de tudo você precisa conhecer e entender quais são suas habilidades, em que mercado elas se encaixam, para saber se o negócio será viável ou não.

Faça uma lista do que você mais gosta de fazer e selecione as que você é muito bom. Depois, pense de que maneira suas habilidades poderiam ser monetizadas. As possibilidades são imensas no turismo.

Abaixo você confere algumas ideias de negócios em turismo para o mercado online:

1. O que deu certo pra você e que pode dar certo para outras pessoas?

Essa frase resume bem o significado da criação de conteúdo. Afinal, criar conteúdo é compartilhar conhecimento, ideias, dicas e informações, independente do canal em que o conteúdo é abordado.

Criadores de conteúdo são influenciadores digitais, youtubers e redatores que compartilham o que veem, usam, pensam e o que mais tiveram para falar na internet.

Não se engane achando que a internet já possui creators demais, há sempre uma maneira de se destacar, de mostrar até o mesmo produto, mas de uma maneira diferente. Para que isso acontece você precisa:

Conhecer o nicho e persona: Conhecer o o segmento em que deseja atuar é fundamental para você saber de que maneira irá entregar o conteúdo para este público. Aonde está sua persona? Como ela se comparta na internet? O que ela gosta de faer quando está online?

Responder a questões como essas vão te ajudar a entregar o conteúdo de maneira mais assertiva.

Encontrar o seu diferencial: Por mais que o mundo esteja cheio do famoso “mais do mesmo’, tem sempre alguém que consegue entregar um produto de uma maneira diferente. Isso acontece porque esta pessoa encontrou o seu diferencial.

Não se esqueça, uma viagem compartilhada pelos olhos do turismólogo sempre será um diferencial. Então, ser um criador de conteúdo no segmento viagens é sim uma oportunidade de negócio para nós.

2. Ajude empresas de turismo a se destacarem no mercado

O que mais tem no turismo é empresas sendo gerenciadas por pessoas sem a formação. Em todos os meus estágios e trabalhos que passei, nenhum deles eram gerenciados ou fundados por turismólogos.

Tanto é que um destes empreendimentos acabou fechando as portas, pois os três sócios não conheciam o mercado e não tiveram a humildade de contratar alguém da área para ajudar a reerguer o albergue.

Portanto, quem sabe prestar serviços de consultoria online para pequenas e médias empresas não é a oportunidade que faltava? Você pode fazer isso de casa ou de qualquer lugar do mundo.

3. Uma loja virtual com foco no artesanato local

Principalmente em regiões turísticas pequenas, o artesanato se torna a principal atividade econômica da região e ainda é a marca registrada da localidade.

Não se preocupe, se você mora próximo a estas regiões, mas não tem nenhum pouco de habilidade para fazer o artesanato, você pode comercializa-los em parceria com os artesãos locais. É uma maneira de divulgar não só o turismo, mas também trabalho destas pessoas.

A Vivejar, por exemplo, leva pessoas a conheceram lugares incríveis, fora das principais rotas turísticas do país com o foco principal de ajudar a comunidade local.

4. Compartilhando conhecimento

Como eu disse, para estar na internet você só precisa de um telefone com internet, ou estar em um local com seu notebook e wifi gratuito. Sendo assim, que tal criar cursos online sobre a sua melhor habilidade? Inglês para Turismo e Hotelaria, marketing, dicas de atendimento, as possibilidades na criação desses cursos são incríveis.

E para divulgar, você conta com diversa plataformas, como a Hotmart, que é uma das principais que atuam no mercado ajudando produtores a monetizarem seus conhecimentos.

Conclusão

Não existem mais desculpas para você que está parado em casa ou pensa em mudar de carreira. Todos nós temos habilidades que merecem ser desenvolvidas e compartilhadas com outras pessoas.

Crie suas oportunidades, leia, estude e assim você será capaz de iniciar o seu negócio em turismo mesmo que do zero, mesmo que em poucos números. O importante é começar!

E aí, gostou do conteúdo? Então deixe sua opinião nos comentários e me diga quais suas principais dúvidas sobre abrir um negócio em turismo. Ou, ente em contato no ola@vivenciandoturismo.com.

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.