Objetivo profissional: O que é e como descrevê-lo corretamente no seu currículo
Protagonismo Abril 2, 2020 Objetivo profissional: O que é e como descrevê-lo corretamente no seu currículo
Escrito por Danielle Jardim

Considero o objetivo profissional uma das seções mais importantes de um currículo. Isso, porque é o local onde quem está lendo confere se ele está de acordo com a descrição e os objetivos do cargo ou da vaga.

Imagina o seguinte cenário: um recrutador recebendo mais de 10 currículos por dia com objetivos profissionais longos, confusos e sem estarem de acordo com a proposta da empresa ou da vaga. Você acha mesmo que ele vai lembrar de algum em específico? Talvez sim, daquele mais curto e, como o nome já diz, mais objetivo possível.

Com uma demanda cada vez maior que a oferta de empregos, temos que nos preocupar sempre em nos diferenciar e destacar dos demais candidatos e pequenos detalhes como este fazem toda diferença.

Neste artigo você finalmente vai poder:

  • Saber o que é e o que não é um objetivo profissional
  • Conferir exemplos de objetivos assertivos
  • Saber como alinhar seu objetivo profissional com o momento da sua carreira

O que não é um objetivo profissional

Começaremos pelo modo mais fácil de finalmente entendermos como descrever nossos objetivos profissionais: pelo o que não é!

Objetivo profissional não é um texto onde você diz que está disposto a trabalhar para empresa, nem que você explica que é muito bom em determinada função ou atividade, até porque você só consegue provar que é bom no que faz, fazendo, demonstrando, estando ali no cargo diariamente montrando pra que veio.

O objetivo profissional também não são suas ambições, como você se vê daqui há alguns anos, muito menos a sua profissão.

Afinal, o que é, o que deve conter e como descrever um objetivo profissional de impacto

Como o nome propõe, o objetivo deve ser breve, curto, específico e claro. Cansei de receber currículos com textos e frases copiadas de sites que não tinham nada a ver com a vaga ofertada. Alguns possuíam informações completamente diferentes das funções anteriores dos candidatos, onde dava para perceber que era algo copiado.

O objetivo profissional é basicamente o cargo que você deseja atuar, ou então, o cargo ofertado pela empresa. Eu, particularmente, sempre coloquei um objetivo que tivesse uma visão ampla e eu pudesse usar para mais de uma vaga. Como?

Leitura recomendada:

objetivo profissional

Bom, meus principais cargos desde da época em que eu era estagiária sempre foram relacionados ao atendimento ao cliente, ao turista. Sempre gostei bastante de estar cara a cara com turistas para auxilia-los e tirar suas dúvidas, até mesmo porque eu queria praticar o inglês e espanhol.

Então, sempre procurei enviar currículo para vagas que estivessem relacionadas ao atendimento direto com o cliente.

Independente se o cargo era pra recepção, atendimento bilíngue em determinado lugar, agente de viagens, atendimento ao público em determinado evento…eu sempre coloquei que meu objetivo profissional era “Atenção ao cliente”.

Querendo ou não já é algo que envolve todos os cargos que citei acima, mas eu poderia simplesmente dizer que para uma vaga de recepcionista de hotel, por exemplo, o meu objetivo profissional é Recepcionista Bilíngue.

CONCLUSÃO

Viu só? O objetivo profissional não é um bicho de sete cabeças e muito menos um depoimento do Orkut.

Ele é simplesmente o cargo que você deseja e preferencialmente, o cargo e área ofertada pela empresa. Se ele não estiver alinhado com a vaga ofertada a empresa pode entender aquela oportunidade então não é pra você. Muitos recrutadores nem terminam de ler o restante do currículo.

É importante que você esteja atento a cada informação descrita no seu currículo para que não perca a chance de começar a protagonizar sua carreira.

Gostou das dicas? Então a aproveita e deixe nos comentários quais outras dicas gostariam de ler 🙂

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.