Em um mercado cada vez mais competitivo algumas simples estratégias se fazem necessárias e o posicionamento de carreira é uma delas!
Posicionar não é tarefa apenas para pequenas e grandes empresas, mas para você que deseja buscar uma recolocação no mercado, ou a sua primeira oportunidade no turismo e ser visto por recrutadores e empresas.
O que você vai ler:
- O que é posicionamento de carreira
- A importância do posicionamento de carreira
- Como turismólogos podem posicionar sua carreira no turismo
O que é posicionamento?
No marketing, o posicionamento está relacionado com a posição que a empresa ocupa na mente do cliente. Na sua carreira não será diferente, o posicionamento será a posição que você ocupa na mente do mercado.
No marketing as empresas se posicionam pelo preço, qualidade, pelos benefícios. Na sua carreira, o posicionamento estará relacionado aos seus comportamentos, a mensagem que você passa para as pessoas.
A Pepsi, por exemplo, é uma empresa que não faz questão nenhuma de ser a número um quando o assunto é refrigerante. Ela optou por se posicionar sendo a segunda melhor em refrigerante. Afinal, não tem Coca-Cola, mas tem Pepsi, pode ser?
Por que você deve posicionar sua carreira?
Posicionar a sua carreira é a oportunidade que você tem de parar de enviar currículo para qualquer trabalho, de parar de aceitar qualquer cargo e acabar perdido e sem entrevista marcada.
Ao se posicionar, você fica cada vez mais próximo de atingir seus objetivos e garantir que seu propósito seja desenvolvido.
Como fazer um posicionamento de carreira?
Sem o autoconhecimento você não consegue traçar objetivos nenhum. Ao descobrir quem é você, quais seus valores, habilidades, pontos fortes e fracos, você consegue dar os primeiros passos para entender onde você está agora e aonde você quer chegar em um determinado período de tempo.
Defina um nicho de atuação
Assim como fazem as empresas, você deve ter um segmento em mente para começar a trabalhar o seu posicionamento. Através do segmento você tem a chance de conhecer melhor as áreas em potenciais, o mercado de trabalho e pode se tornar uma autoridade quando o assunto estiver relacionado a ela, até mesmo na hora da entrevista.
Determine o seu perfil profissional
Já notou que tem gente que consegue conversar sobre tudo e outras que só se saem bem quando o assunto é muito nichado? Assim também acontece no mercado de trabalho, mas você pode se posicionar também como um profissional generalista ou especialista.
Leitura recomendada: Carreiras em turismo – Turismólogo com perfil especialista ou generalista?
Seja visto
Quem não é visto não é lembrado! Frase que já virou commoditie, mas que muita gente ainda não entendeu seu significado. Ser visto é a oportunidade de mostrar para as empresas quem você é como profissional, o que você sabe, o quanto entende da área que atua ou deseja atuar. O Linkedin é uma grande oportunidade de consolidar esta afirmação.
Desde que comecei a usá-lo com maior frequência, publicando conteúdo relacionados a minha experiência é que tenho notado um número considerado de visitas no meu perfil.
Nos dias de hoje não basta apenas enviar currículos, você tem que ser visto, notado e trabalhar a maneira com que as empresas e os colegas te enxergam. Agora, chegou a hora de começar a trabalhar e a planejar sua carreira.
A semana tem sete dias, certo? Use cada dia da semana para responder sobre uma pergunta diferente relacionado ao autoconhecimento. O que te faz feliz? O que você gosta de fazer? Qual o seu sonho? Do que você mais sente falta no dia a dia? Quem te inspira? Como seus amigos te enxergam? No que você é muito bom e no que é muito ruim? Seja bem específico, trabalhe bem este conhecimento e terá sua carreira em mãos!
Gostou das dicas? Acompanhe a gente também no Instagram e no Linkedin!
Nenhum comentário
Mostrar comentários