Posicionamento de carreira para turismólogos: Como fazer?
Desenvolvimento de Carreira julho 3, 2018 Posicionamento de carreira para turismólogos: Como fazer?
Escrito por Danielle Jardim

Em um mercado cada vez mais competitivo algumas simples estratégias se fazem necessárias e o posicionamento de carreira é uma delas!

Posicionar não é tarefa apenas para pequenas e grandes empresas, mas para você que deseja buscar uma recolocação no mercado, ou a sua primeira oportunidade no turismo e ser visto por recrutadores e empresas.

O que você vai ler:
  • O que é posicionamento de carreira
  • A importância do posicionamento de carreira
  • Como turismólogos podem posicionar sua carreira no turismo

O que é posicionamento?

No marketing, o posicionamento está relacionado com a posição que a empresa ocupa na mente do cliente. Na sua carreira não será diferente, o posicionamento será a posição que você ocupa na mente do mercado.

No marketing as empresas se posicionam pelo preço, qualidade, pelos benefícios. Na sua carreira, o posicionamento estará relacionado aos seus comportamentos, a mensagem que você passa para as pessoas.

A Pepsi, por exemplo, é uma empresa que não faz questão nenhuma de ser a número um quando o assunto é refrigerante. Ela optou por se posicionar sendo a segunda melhor em refrigerante. Afinal, não tem Coca-Cola, mas tem Pepsi, pode ser?

Por que você deve posicionar sua carreira?

Posicionar a sua carreira é a oportunidade que você tem de parar de enviar currículo para qualquer trabalho, de parar de aceitar qualquer cargo e acabar perdido e sem entrevista marcada.

Ao se posicionar, você fica cada vez mais próximo de atingir seus objetivos e garantir que seu propósito seja desenvolvido.

Como fazer um posicionamento de carreira?

Sem o autoconhecimento você não consegue traçar objetivos nenhum. Ao descobrir quem é você, quais seus valores, habilidades, pontos fortes e fracos, você consegue dar os primeiros passos para entender onde você está agora e aonde você quer chegar em um determinado período de tempo.

Defina um nicho de atuação

Assim como fazem as empresas, você deve ter um segmento em mente para começar a trabalhar o seu posicionamento. Através do segmento você tem a chance de conhecer melhor as áreas em potenciais, o mercado de trabalho e pode se tornar uma autoridade quando o assunto estiver relacionado a ela, até mesmo na hora da entrevista.

Determine o seu perfil profissional

Já notou que tem gente que consegue conversar sobre tudo e outras que só se saem bem quando o assunto é muito nichado? Assim também acontece no mercado de trabalho, mas você pode se posicionar também como um profissional generalista ou especialista.

Leitura recomendada: Carreiras em turismo – Turismólogo com perfil especialista ou generalista?

Seja visto

Quem não é visto não é lembrado! Frase que já virou commoditie, mas que muita gente ainda não entendeu seu significado. Ser visto é a oportunidade de mostrar para as empresas quem você é como profissional, o que você sabe, o quanto entende da área que atua ou deseja atuar. O Linkedin é uma grande oportunidade de consolidar esta afirmação.

Desde que comecei a usá-lo com maior frequência, publicando conteúdo relacionados a minha experiência é que tenho notado um número considerado de visitas no meu perfil.

Nos dias de hoje não basta apenas enviar currículos, você tem que ser visto, notado e trabalhar a maneira com que as empresas e os colegas te enxergam. Agora, chegou a hora de começar a trabalhar e a planejar sua carreira.

A semana tem sete dias, certo? Use cada dia da semana para responder sobre uma pergunta diferente relacionado ao autoconhecimento. O que te faz feliz? O que você gosta de fazer? Qual o seu sonho? Do que você mais sente falta no dia a dia? Quem te inspira? Como seus amigos te enxergam? No que você é muito bom e no que é muito ruim? Seja bem específico, trabalhe bem este conhecimento e terá sua carreira em mãos!

Gostou das dicas? Acompanhe a gente também no Instagram e no Linkedin!

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.