Qual a tendência evolutiva da função que você ocupa?
Planejamento de Carreira setembro 7, 2017 Qual a tendência evolutiva da função que você ocupa?
Escrito por Danielle Jardim

Em algumas situações existe um alto número de candidatos e uma oferta baixa de vagas, como também o contrário. Um desses fatores pode ser relacionado a tendência evolutiva de determinadas funções.

Como exemplo, podemos dizer que a tendência evolutiva da função de um agente de viagens é que este profissional esteja cada vez mais conectado (online e fisicamente) com os principais aplicativos, transportes e novas maneiras de se hospedar, para que sua função não se torne obsoleta com a chegadas dos aplicativos e sites que “fazem tudo” durante as viagens. Se há um número cada vez maior de pessoas cadastrados no Facebook e Instagram, isso quer dizer que existe uma necessidade cada vez maior de você como profissional se manter conectado diretamente com seus clientes.

No livro Gestão do Fator Humano, de Darcy Mitiko Mori Hanashiro com outros autores, o autor exemplifica com a seguinte situação:

Os noticiários informam com frequência as alterações de clima que ocorrem no mundo, nos dando a entender que será cada vez mais difícil prevê-las no futuro e isto poderá ter um grande impacto em profissões relacionadas a estas alterações, como o agronegócio, como ele exemplifica.

Assim pode acontecer também no turismo e a melhor maneira de se precaver é estudar o mercado pretendido, se manter antenado as notícias. Um exemplo no turismo é a hotelaria no Rio de Janeiro, que está passando por uma forte crise, apesar de muitos negarem ou fingirem desconhecer. Muitos sites noticiam a baixa ocupação permanente e número excessivo de demissões, então será que se candidatar para um cenário tão incerto no momento é uma opção? Talvez não seria uma área para investir em outro país, por exemplo?

Este pode ser o motivo de você não está conseguindo um lugar no mercado ou se recolocar nele. Se a tendência evolutiva da função que ocupa ou deseja ocupar não estiver de acordo com as mudanças constantes que nos cercam.

NA PRÁTICA

Antes de investir na função que deseja pesquise como está o seu mercado. Como no exemplo retirado do livro, busque informações em revistas, jornais, artigos e pesquisas. Dependendo da função, existem até mesmo associações específicas que podem dar esta visão mais clara do cenário atual, como os guias que possuem a ABGTUR (Associação Brasileira dos Guias de Turismo), no marketing a ABMN (Associação Brasileira de Marketing e Negócios), na hotelaria a ABIH ( Associação Brasileira da Indústria de Hoteis) e assim por diante. Grupos no facebook e sites sobre vagas também podem te dar uma visão do que as empresas buscam e quanto elas estão dispostas a pagar em troca, assim você pode fazer um levantamento se a oferta é maior que a demanda ou o contrário. Se tiver mais candidatos que vagas, será que vale a pena investir nessa função? E se ainda sim quiser investir, como você pode se diferenciar?

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.

Loading trabalhar com turismo

Trabalhar com turismo hoje é bem diferente de quando se exercia a profissão há uns 20 anos atrás. Confira nossas dicas para entrar no mercado!

Loading importância do turismólogo
Redatores de Ideias

A Ingrid Santos escreveu um texto que fala um pouquinho da nossa importância na sociedade.