Quer fazer Pós-graduação? 3 fatores pra levar em conta
Desenvolvimento de Carreira dezembro 18, 2017 Quer fazer Pós-graduação? 3 fatores pra levar em conta
Escrito por Danielle Jardim

É natural achar que o próximo passo depois da graduação é buscar uma pós-graduação. Afinal, o mercado está cheio de profissionais com a mesma formação que a sua, o que faz com que se crie naturalmente uma necessidade cada vez maior de nos diferenciarmos dos outros.

Só que nem sempre esta modalidade é o melhor caminho, isso porque algumas áreas exigem outras formações e conhecimentos específicos e que variam de acordo com o cargo e a situação do mercado.

Se você pensa em fazer uma pós-graduação, confira alguns fatores para você levar em conta antes de se inscrever no processo seletivo.

1. Quais são seus objetivos profissionais?

Antes de escolher uma pós-graduação, você deve ter em mente qual é o seu objetivo profissional. Quer ser uma governanta de um hotel cinco estrelas? Um gerente de hospedagem? Um consultor de viagens freelancer?

Defina seu objetivo para poder dar o próximo passo: a escolha da estratégia ideal. Você pode determinar seu objetivo com algumas destas perguntas:

• Onde quer estar daqui a três ou cinco anos?
• O que precisa fazer para chegar a este lugar?
• Como fará para chegar lá?
• Quais habilidades você já possui e quais precisa desenvolver?
• Como desenvolvê-las?

2. pós-graduação é o caminho ideal?

Se você já tem um objetivo em mente, agora é a hora de saber se a pós-graduação é o melhor caminho para atingir estes objetivos. A melhor maneira é fazendo uma pesquisa de tendência do mercado que deseja.

Leia quais são os principais requisitos da área e de funções similares para saber o que as empresas estão buscando nestes profissionais. Assim, você não perde tempo fazendo uma pós quando o mercado pede por uma experiência prática, uma extensão ou certificação específica.

Conecte-se com profissionais da área e acompanhe suas dicas. Leia notícias relacionadas ao mercado para acompanhar a sua tendência evolutiva e como ela pode impactar na sua carreira.

3. Qual o melhor momento para fazer uma pós-graduação?

Muitos decidem fazer uma pós depois de anos na mesma função, outros logo depois de pegar o diploma da graduação. Na verdade, o momento ideal é você quem decide, com base sempre nos seus objetivos profissionais, mas você deve levar em consideração também algumas características como:

A disponibilidade financeira

O quanto está disposta a pagar por uma pós-graduação? Mesmo com a oferta de bolsas por muitas Instituições de Ensinos, é importante que esteja pronto financeiramente para arcar com custos que virão. Se ainda não trabalha, talvez seja melhor buscar por uma oportunidade no mercado e se planejar financeiramente para iniciar os estudos. Assim, você estudar enquanto trabalha para pagar as mensalidades ou juntar uma grana e pedir as contas do seu emprego para poder dar prioridade aos estudos. A escolha deve ser sempre de maneira consciente e muito bem planejada.

E a carga horária

Por mais que a carga horária não seja igual a de uma graduação, a pós também exige um tempo exclusivo aos estudos. Calcule o tempo necessário para se dedicar você precisa. Não adianta ter o diploma em mãos e não absorver conhecimento.

Existem Instituições que oferecem a modalidade online, mas que requer ainda mais disciplina e organização que um ensino presencial. Por isso, não se engane!

Nem sempre a pós-graduação é o melhor caminho. Muitas funções e áreas dependem de conhecimentos específicos que podem ser adquiridos com cursos, livros, certificações online etc.

Esta modalidade faz de você um especialista em um determinado assunto e o ideal é que você não faça uma pós em turismo e sim, relacionada com as necessidades do mercado que queira atuar, afinal, você já tem um diploma em turismo em mãos.

Confira mais dicas como esta na categorias ‘Carreiras em Turismo‘ e prepare-se para o mercado!

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.