O que é preciso para trabalhar com turismo hoje?
Desenvolvimento de Carreira novembro 28, 2018 O que é preciso para trabalhar com turismo hoje?
Escrito por Danielle Jardim

Trabalhar com turismo hoje pode está sendo mais complicado que antigamente, mas não por muito tempo! Por mais que o mercado de trabalho esteja saturado e as ofertas de emprego estejam em menores quantidades que antes, no turismo é quase impossível “não ter o que fazer” por muito tempo.

O que pode estar acontecendo é que você não está encontrando a empresa ideal, um salário compatível com a sua necessidade, uma função que aprecie ou ainda esteja se sentindo perdido em relação a sua carreira. Encontrar este mix de benefícios é difícil mesmo, não só no turismo como em outras profissões também.

Continue lendo se você:

  • Está pensando em mudar de profissão
  • Está em busca da primeira chance de trabalhar com turismo

Você é um profissional curioso?

Na minha primeira palestra que dei na UCS, em Caxias do Sul, uma das professoras que me assistiam complementou com a discussão que estava sendo feita e disse que precisamos ser mais curiosos.

De fato não podemos esperar que nos digam o que fazer, seja na graduação ou no mercado de trabalho. Por falar nele, trabalhei com uma estagiária que eu precisava sempre pedir para que ela fizesse determinada função que ela já sabia que deveria ser feita e como ser feita.

Se você sabe o que tem que ser feito, não espere que lhe digam quando fazer, tenha curiosidade de perguntar porque existe determinado processo, porque as tarefas se realizam de determinado modo. Se trabalha ou pretende trabalhar em uma empresa com muitos departamentos e funções como a hotelaria, aproveite para conhecer – se tiver a oportunidade – outros cargos e profissionais.

É a chance que você tem de abrir a mente e desenvolver novas habilidades. Trabalhar com turismo não é tarefa fácil, lidamos diariamente com pessoas, emoções, e o turismo precisa que sejamos curiosos pra só assim melhorarmos a maneira de entregar nossos serviços.

E essa é dica também funciona com você que está fora do mercado! Leia bastante, questione bastante, interaja com outros profissionais. Seja um candidato curioso. Estas atitudes podem nos levar a outro patamar, podem nos mostrar novas oportunidades, mercados diferentes.

Perfil especialista na medida certa

Há quem diga que um profissional com o perfil generalista é o ideal para o turismo, por termos um leque grande de segmentos e possibilidades. Porém, gosto de pensar que nem pra mais e nem pra menos, é importante conhecermos o mundo, mas também é interessante conhecermos e nos aprofundarmos em um destino específico.

Não acho que você deve ser um especialista a ponto de não saber defender nenhuma outra causa, de não entender nenhum outro segmento que não seja o seu, mas ter seus olhares focados em um monte de questões também faz com que você se sinta perdido e não consiga falar com propriedade sobre um tema específico em uma entrevista de emprego, por exemplo.

Temos que encontrar uma maneira de equilibrar estes dois perfis, sermos especialistas-generalistas.

Leitura recomendada

Qual o seu diferencial para trabalhar com turismo?

Em uma entrevista com dez candidatos para uma vaga em determinada área, o que faz de você especial? Por que você é quem deveria ocupar o cargo que está em aberto? Quando falo diferencial, não digo só em habilidades, competências, mas um conjunto de fatores e atitudes que fazem de você um candidato em potencial.

A maneira como você encara o mercado e a sua profissão ajuda a determinar o que você quer e quem é você como profissional. Pode parecer bobagem, mas quando você descobre e trabalha o seu diferencial, tudo fica um pouco mais claro. Você passa a não ter muitas dificuldades na hora de conversar em uma entrevista.

Sempre fiz questão de demonstrar o que eu tenho de mais especial na minha carreira: minha determinação e amor pela profissão. Falo dela com propriedade, independente de estar concorrendo para uma vaga no mercado ou de estar apenas conversando em uma roda de amigos. Apesar de sermos substituíveis para o mercado, todos nós temos algo que nos torna único.

O site Panrotas publicou recentemente uma reportagem com as Megatendências para o turismo em 2019, será que você está preparado como profissional para atender a essas novas necessidades?

,
Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


3 opiniões

Mostrar comentários
  1. Isabella em 18 de junho de 2020

    Olá, adorei o conteúdo deste site, parabéns!!!
    Gostaria apenas de fazer algumas observações sobre erros gramaticais, para que torne a leitura mais prazerosa, nos seguintes trechos:
    “…em Caxias do Sul, uma das professores que me assistiam…” e “…tudo fica um pouco mias claro.”

    • Danielle Jardim em 19 de junho de 2020

      Obrigada Isa!! Estou aproveitando também este momento de isolamento para atualizar e fazer a revisão de erros de digitação também. Esse já fiz graças à você. Obrigada <3

  2. Isa de Cassia Silva em 14 de agosto de 2020

    Então! Sou Bacharela em Turismo e Especialista em Educação e acrescento que Turismo vai além de trabalhar com Agências e/ou a Hotelaria, temos também a área pública e o Terceiro setor.

Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.