X
    Escrito por Danielle Jardim
    Postado em 28 de novembro de 2018, na categoria Desenvolvimento de Carreira

    Trabalhar com turismo hoje pode está sendo mais complicado que antigamente, mas não por muito tempo! Por mais que o mercado de trabalho esteja saturado e as ofertas de emprego estejam em menores quantidades que antes, no turismo é quase impossível “não ter o que fazer” por muito tempo.

    O que pode estar acontecendo é que você não está encontrando a empresa ideal, um salário compatível com a sua necessidade ou função que aprecie. Encontrar este mix de benefícios é difícil mesmo, não só no turismo como em outras profissões e área também.

    Aproveitei para escrever sobre este assunto que venho pensando ultimamente, todos em busca de uma “fórmula mágica” que nos diga, de fato, o que é preciso para trabalhar com turismo, olha só:

    Você é um profissional curioso?

    Na minha primeira palestra que dei na UCS, uma das professores que me assistiam complementou com a discussão que estava sendo feita e disse que precisamos ser mais curiosos. De fato não podemos esperar que nos digam o que fazer, seja na graduação ou no mercado de trabalho. Por falar nele, trabalhei com uma estagiária que eu precisava sempre pedir para que ela fizesse determinada função que ela já sabia que deveria ser feita e como ser feita.

    Se você sabe o que tem que ser feito, não espere que lhe digam quando fazer, tenha curiosidade de perguntar porque existe determinado processo, porque as tarefas se realizam de determinado modo. Se trabalha ou pretendo trabalhar em uma empresa com muitos departamentos e funções como a hotelaria, aproveite para conhecer – se tiver a oportunidade – outros cargos e profissionais.

    É a chance que você tem de abrir a mente e desenvolver novas habilidades. Trabalhar com turismo não é tarefa fácil, lidamos diariamente com pessoas, emoções, e o turismo precisa que sejamos curiosos pra só assim melhorarmos a maneira de entregar nossos serviços.

    Perfil especialista na medida certa

    Há quem diga que um profissional com o perfil generalista é o ideal para o turismo, por termos um leque grande de segmentos e possibilidades, mas gosto de pensar que nem pra mais e nem pra menos, é importante conhecermos o mundo, mas também é interessante conhecermos e nos aprofundarmos em um destino específico.

    Não acho que você deve ser um especialista a ponta de não saber defender nenhuma outra causa, mas ter seus olhares focados em um monte de questões também faz com que você se sinta perdido e não consiga falar com propriedade sobre um tema específico em uma entrevista de emprego, por exemplo.

    Temos que encontrar uma maneira de equilibrar estes dois perfis, sermos especialistas-generalistas.
    Leia mais sobre tipos de perfis em nosso texto sobre o perfil do Turismólogo.

    Qual o seu diferencial para trabalhar com turismo?

    Em uma entrevista com dez candidatos para uma vaga em determinada área, o que faz de você especial? Por que você é quem deveria ocupar o cargo que está em aberto? Quando falo diferencial, não digo só em habilidades, competências, mas um conjunto de fatores e atitudes que fazem de você um candidato(a) em potencial.

    A maneira como você encara o mercado, sua profissão ajudam a determinar o que você quer e quem é você como profissional. Pode parecer bobagem, mas quando você descobre e trabalha o seu diferencial, tudo fica um pouco mias claro. Você passa a não ter muitas dificuldades na hora de conversar em uma entrevista.

    Sempre fiz questão de demonstrar o que eu tenho de mais especial na minha carreira: o meu amor pela profissão. Falo dela com propriedade, independente de estar concorrendo para uma vaga no mercado ou de estar apenas conversando em uma roda de amigos. Apesar de sermos substituíveis para o mercado, todos nós temos algo que nos torna único.

    O site Panrotas publicou recentemente uma reportagem com as Megatendências para o turismo em 2019, será que você está preparado como profissional para atender a essas novas necessidades?

    Deixe uma resposta

    Seu email não será publicado.



    *

    Receba toda semana nossas dicas,
    entrevistas e ideias pra você inserir no turismo e na sua carreira.

  • Tá Tendo Evento

    A gente te conta quais os eventos estão acontecendo por aí pra você se programar com calma.
  • Inseri uma Ideia

    Fique de olho nas empresas fundadas e gerenciadas por turismólogxs. A próxima pode ser a sua!
  • Protagonismo

    Nossas dicas de currículo, entrevista e branding pessoal pra você.
  • |