Turismo Pós COVID-19: Como enxergar oportunidades através de insigths
Dicas Motivação Maio 15, 2020 Turismo Pós COVID-19: Como enxergar oportunidades através de insigths
Escrito por Danielle Jardim

Turismo pós covid-19, essa Desde quando a quarentena começou oficialmente que os questionamentos e incertezas começaram a aparecer, tanto no turismo, como em diversos outros mercados, mas especialmente o de serviços. Afinal, serviço é interação e relação humana, é olho no olho, é toque, é experimentar produtos da maneira mais real e próxima possível, o que a partir de agora ficará um pouco diferente, distante da antiga realidade.

Como você já deve ter lido e assistido em diversas lives, alguns cenários já começaram a ser desenhados com base na situação atual do mundo. Então, resolvi abordar o “turismo pós covid-1” de uma maneira diferente, lhe dando soluções para os possíveis cenários!

O Turismo Pós COVID-19 já chegou

Engane-se quem acredita que o Turismo pós COVID-19 virá só a partir do segundo semestre ou em 2021, para alguns, ele chegou junto com a quarentena, cheio de oportunidades e esperança para o setor.

Resolvi fazer este artigo depois de ler o e-book super completo da Marta Poggi, para o site Agente no Turismo. Nele, Marta aborda os principais perfis de viajante, principais destinos, segundos alguns “gurus” do turismo como ela cita, além de dar alguns insigths para os interessados em fazer acontecer!

Guias de Turismo – menos contato e mais conectados

A realidade virtual e aumentada serão grandes aliadas não só dos guias, mas do turismo de maneira geral. Não é de hoje que a transformação digital é assunto no setor e antes mesmo de eu começar a pensar a escrever este artigo, tive a oportunidade de descobrir o trabalho de quem já está se antecipando e reinventando a maneira de monetizar suas habilidades com o auxílio da tecnologia.

O site Turismo Virtual Brasil nasceu em Abril deste ano, em meio a quarentena e a incerteza de dois guias de turismo que pensaram em uma maneira de não esperar o Turismo Pós COVID-19 passar, pois eles já são o pós.

O Guia Kadu, junto com seu sócio Marco Antônio, criaram o Turismo Virtual Brasil para apresentar o país sem que você saia de casa. Você pode estar pensando: aaah, mas não é a mesma coisa…E não mesmo! Porém, uma das estratégias dos guias são: Eu apresento o Rio de Janeiro, por exemplo, para um casal lá de POA e quando tudo voltar ao normal, apresento o Rio pessoalmente.

Para que isto aconteça, a marca pessoal e a presença online devem estar cada vez mais fortalecidas, é claro. Uma outra curiosidade: o passeio virtual é apresentado ao vivo, ou seja, sem gravações, para deixar a experiência ainda mais “próxima” e real possível.

O mais bacana nisso é que se você é guia, pode se inscrever também para disponibilizar o seu produto na plataforma. Para maiores informações, acesse: turismovirtualnobrasil.com.br

Agente Virtual e Personal Travel com foco em destinos nacionais

Uma das tendências são as viagens de bate/volta, locais, em família e, posteriormente, as viagens domésticas. Se você é agente de viagens, experimente fortalecer sua marca pessoal online desde agora para oferecer seus serviços para estes destinos. Você pode começar com os destinos próximos mesmo, oferecendo até para familiares. É uma maneira de criar um portfólio e aumentar sua carteira de clientes.

As redes sociais estão a seu favor. Crie um perfil profissional e mostre que você está ali para oferecer a melhor experiência possível com segurança, higiene e conforto.

Empreendimentos que se adaptam às mudanças – Case Vivenzo Savassi

Dentre as várias características do novo perfil de viajante, segundo o artigo, as que envolvam os fatores relacionados a segurança sanitária, serão um grande desafio para determinados negócios, como a preferência por check ins online e hospedagens de pequeno porte, por exemplo. Ou seja, quem não se adaptar vai fica para trás!

Com menos de um ano de operação, o Vivenzo Savassi tinha tudo para ir a falência durante a pandemia, mas não foi o que aconteceu:

“Desenvolvemos um protocolo inédito para garantir a segurança biológica dos nossos colaboradores e hóspedes. Redesenhamos os procedimentos internos, o check-in e check-out são realizados sem contato humano, virtualmente, os ambientes são lacrados e o hóspede acessa apenas o apartamento. Os serviços de A&B (Alimentos & Bebidas) são entregues na porta do quarto após rigoroso processo de manipulação, cujos suprimentos passam por um processo especial de desinfecção e higienização para entrar no hotel. Assim que o quarto é desocupado, ele fica em quarentena de desinfecção por 72h”, Frederico Amaral para Hotelier News.

Com isso, o hotel passou a receber pessoas que, por algum motivo, não podem ir para casa ou que estejam de quarentena. Houve redução de tarifas, criação de pacotes especiais e uma nova maneira de pensar a hotelaria.

turismo-pós-covid-19

Enxergando oportunidades

Existem diversas técnicas pra você gerar insights para o seu negócio e para a sua carreira, quando não foco em palavras-chaves, gosto de focar na solução do “problema”, ou seja:

Em qual etapa seu negócio se encaixa?

Como citado anteriormente, as viagens começarão de forma tímida, com preferência para destinos próximos, depois para destinos nacionais até que então o viajante volte a confiar nas viagens internacionais. Sendo assim, escolha primeiro uma etapa desta seleção para pensar em uma estratégia de negócio.

Se escolheu os destinos locais, pense de que maneira você pode fortalecer a experiência de um casal com dois filhos que decidiram conhecer Gramado (RS)? Oferecendo um almoço especial em família, indicando um passeio onde eles possam curtir juntos a presença um do outro…

Qual característica do novo perfil de viajante vale a pena investir?

Dentre as diversas características citadas, um viajante mais conectado, com medo de aglomerações, que preferirá comer em casa ou no hotel, são um dos exemplos. Esse será o momento de pousadas e pequenos hotéis apostarem em estratégias para serem vistos e desejados por este target.

Aplicativos de check ins online, pedidos de room service pelo WhatsApp, refeições de hotéis em casa para delivery…As opções são imensas, com um bom exercício de brainstorm a partir deste novo perfil conseguimos extrair até mesmo o que menos imaginamos!

Qual segmento mais se encaixa com meu negócio ou habilidade?

Turismo rural, de natureza, Bem estar, Ecoturismo, turismo de aventura e gastronômico são as apostas dos segmentos que serão mais procurados. Se o seu negócio faz parte de um deles, a hora de começar a planejar a sua volta ao mercado é agora! Não diferente para quem pensa em entrar tanto no mercado de trabalho, como no mundo dos negócios.

Pense de que maneira você pode oferecer uma experiência diferenciada, com foco no bem estar e na natureza. Imagine a seguinte proposta:

Passar o final de semana em Ibitipoca, num chalé, com direito a passeio na fazenda do seu Zé logo pela manhã, para tomar café com alimentos da própria fazenda, andar a cavalo e terminar o dia vendo o pôr do sol do ponto mais alto do local. No dia seguinte, visitar o Parque Estadual de Ibitipoca para se conectar um pouco com a natureza, fazendo o caminho das águas e logo em seguida almoçar comendo um prato típico da região. Pra finalizar a noite, uma passada no Bar do Firma para experimentar as melhores pingas da região.

Um passeio que poderá ser a dois, em família ou até mesmo sozinho.

Viu só? A união de diversos segmentos, com o perfil do viajante do Turismo Pós COVID-19, e o melhor de tudo: Você oferecer esta experiência sem sair de casa, trabalhando remotamente com a sua agência ou no estilo Personal Travel.

Não adianta, o futuro do turismo é agora e o presente já passou. Quando menos se espera, tem alguém criando, se reinventando e se adaptando. Se você não seguir esta linha de raciocínio, você ficará para trás. Estamos de quarentena, num momento ideal para (re)pensar e posicionar nossa carreira, nos preparar para volta ao mercado. Para os que pensam em empreender, esta é a hora de começar a mexer os pauzinhos para tirar a ideia do papel quando for o momento!

Gostou das dicas? Então compartilha essa ideia no Linkedin, Instagram, Facebook e manda para aquele seu colega no WhatsApp 😉

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Danielle Jardim

Turismóloga, Pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing e uma das idealizadoras da marca. Na Vivenciando Turismo, conto histórias de gente que faz a diferença, de quem insere ideias por aí e ama estudar sobre a viagem. Dou dicas e compartilho experiências também no Linkedin e empreendo com a Alma Turismóloga.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.

Loading trabalhar com turismo

Trabalhar com turismo hoje é bem diferente de quando se exercia a profissão há uns 20 anos atrás. Confira nossas dicas para entrar no mercado!

Loading importância do turismólogo
Redatores de Ideias

A Ingrid Santos escreveu um texto que fala um pouquinho da nossa importância na sociedade.