O que um turismólogo faz?

O que um turismólogo faz é a dúvida de muitos estudantes e pessoas com interesse nesta profissão, afinal, ela é cercada por alguns mitos e verdades que acabam causando certa confusão na cabeça de quem não está por dentro da área.

Antes de conhecer um pouco mais do universo do turismólogo, entenda que você está em um site para:

  • Planejar e desenvolver sua carreira no turismo
  • Conferir dicas sobre empreendedorismo no turismo
  • Conhecer a fundo e entender de que maneira a sua carreira interfere no turismo
  • E transformar a maneira como você enxerga a sua profissão como turismólogo

Quem é o Turismólogo

Bacharelado é um grau acadêmico concedido àqueles que concluíram uma graduação, quando está não for de licenciatura. Segundo a ABBTUR – Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais de Turismo, o Bacharel em Turismo:

É um profissional de nível superior egresso dos cursos superiores de turismo e/ou turismo e hotelaria que disseminam idéias, planejam atividades e as gerenciam, através de sua capacidade de análise crítica e reflexiva agindo com responsabilidade técnica e procedimento ético para garantir o desenvolvimento sustentável da atividade nos seus diferentes segmentos, fomentando a pesquisa e o desenvolvimento de novas tecnologias.

O que um turismólogo faz? Onde ele atua?

Por se tratar de uma profissão multidisciplinar, as possibilidades para este profissional são imensas, afinal, turismo é deslocamento e o turismólogo participa de cada etapa que faz este deslocamento acontecer, seja de uma cidade a outra, de um município ou um país ao outro, independente do motivo da viagem.

Carreiras em Turismo

Pelo produto principal ser a viagem, é comum que muitos acreditem que cursar turismo e trabalhar neste mercado significa estar sempre viajando, porém, apesar de alguns cargos e funções exigirem dos procissionais este constante deslocamentos, a maioria dos cargos requer conhecimentos e necessidades sem que o profissional precise estar sempre viajando, e é aí que muitos estudantes se decepcionam.

O turismo é movimento, deslocamento a todo instante, mas uma viagem só poderá sair conforme o planejado se outros fatores estiverem muito bem envolvidos e sendo coordenados, como: transportes, legislação e políticas públicas, planejamento, acomodações e diversas outras questões que são importantes para que uma viagem aconteça.

O turismólogo não só poderá trabalhar nos bastidores, como na linha de frente, entrando em contato diretamente com o hóspede, coordenando a operação de um hotel, um aeroporto ou navio, por exemplo.

Exemplos de cargos e funções

  • Trabalhar na Governança de hotéis, pousadas, Resorts e outras acomodações no geral, dão a possibilidade do turismólogo vivenciar experiências coordenando a mesa de Governança, supervisionando andares e áreas públicas ou até mesmo Governando a operação de todo o hotel, por exemplo, com o cargo de Governante(a).
  • Sem planejamento é impossível que determinadas estratégias e ações sejam realizadas para que o objetivo (a viagem) seja atingido, e é aí que o turismólogo chega, para planejar cada detalhe, seja em empresas públicas ou privadas, planejando municípios, cidades, marcas, etc.
  • No transporte, turismólogos também podem planejar, criar melhores estratégias e participar ativamente do operacional de um aeroporto, frota de ônibus de turismo, em cargos que vão desde a linha de frente como no back.
  • Em eventos, os profissionais de turismo não só coordenam o evento, como planejam e os promovem. Esses eventos podem ser de grande porte (Copas, Shows, Olimpíadas), como de pequeno e médio porte, em hotéis, feiras, congressos, cidades e municípios.

Os exemplos foram poucos perto das possibilidades que nós turismólogos temos de exercer nossa função e caso você queira continuar pesquisando, recomendamos as seguintes leituras:

Desafios do Turismólogo

Quando um estudante de engenharia se forma na faculdade, ele atua no mercado como Engenheiro. Assim deveria funcionar com o Turismólogo. A nossa profissão foi reconhecida em 2012 (Lei12591/12) pelo Governo da época, porém não é regulamentada.

Isso quer dizer que o exercício da nossa profissão é livre, podendo qualquer pessoa atuar como turismólogo no setor. Você encontrará advogados, administradores, engenheiros, psicólogos e profissionais de outras áreas atuando em cargos que deveriam ser nossos.

Os salários diminuem e a concorrência é cada vez mais estreita, dificultando a atuação de turismólogos até em cargos políticos.

Leitura recomendada: A profissão do turismólogo em 10 perguntas

Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.