USO DA TECNOLOGIA PARA CONTINUIDADE DO TURISMO
Redatores de Ideias setembro 9, 2020 USO DA TECNOLOGIA PARA CONTINUIDADE DO TURISMO
Escrito por Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. Diante deste quadro, hoteis atingiram nulidade nas taxas de ocupação, eventos tiveram que ser cancelados e as agências de viagens tiveram que interromper a comercialização de pacotes turísticos temporariamente. Em suma, a nova realidade em conviver com a circulação do vírus, segmentos e profissionais do trade passaram a reinventar e a tecnologia é a grande aliada.

O desejo de explorar novos territórios e culturas permite a continuidade do turismo pós-pandemia. Mas, cheios de restrições e isolamento fomos submetidos a navegar pelos celulares e direcionar os olhares para uma viagem virtual. E para lidar com a crise atual, o setor turístico partiu para a transformação digital, ou seja, adesão à tecnologia, possibilitada pela esfera cibernética denominada erroneamente de “Turismo Virtual”. Afinal, para o turismo ocorrer de fato precisa do deslocamento, isto é, espaço-tempo e entreter os setores que o compõe: hospedagem, transporte, alimentação, atrativos turísticos, etc.

Os “tours virtuais” revolucionaram após vários museus implantarem a tecnologia durante a quarentena e apostarem na tecnologia virtual e aumentada para as visitas virtuais e interativas, seja por site ou aplicativos, a fim de garantir a diversão e o conhecimento sem sair de casa. De forma complementar, as ferramentas Google Earth e Street View leva o visitante para uma viagem de 360º graus que permite conhecer virtualmente atrações turísticas, belezas naturais ou arquitetônicas espalhadas no mundo. São experiências como estas que despertam o desejo de visitação no planejamento à próxima viagem.

A inovação tecnológica ocorre também no setor aéreo, a companhia aérea Azul, adotou a inovação com o “Tapete Azul” em alguns aeroportos, garantindo distanciamento social entre os passageiros e agilidade na hora do embarque, e como medida de segurança à saúde os medidores de temperatura ou termômetro corporal foram instalados para detectar possíveis casos de COVID-19. Àquelas que detém expertise, disponibilizaram o check-in através de aplicativo para o embarque. São apostas das cias aéreas que proporciona o aprimoramento de serviços e uma viagem mais segura.

Algumas inserções inovadoras apontadas por Lencastre para o Blog Panrotas (2020) o setor hoteleiro – que ganha uma retomada mais cautelosa -, está ligada ao aperfeiçoamento do serviço e a experiência do hóspede cada vez mais familiarizado e receptivo ao uso da tecnologia, dentre as soluções para essa nova fase, pode-se falar da Digital Key (chave digital) por meio de aplicativos ou QRCode, check-in e check-out pelos dados cadastrais do cliente, e como tendência robôs de limpeza e os raios ultravioleta podem ganhar a vez.

Outro segmento do trade turístico, são as agências de viagem que assumem as plataformas de cursos on-line para qualificação do funcionário e a utilização das redes sociais para disponibilizar os melhores destinos a serem “turistados” pós-pandemia. Sendo o marketing digital muito utilizado para manter a comunicação através de promoções, vídeos e campanhas para com o cliente em potencial e manter-se competitivo no cenário no momento de recuperação do turismo. As agências que ainda pretende aderir à tecnologia, os óculos de realidade virtual, os chatboots e big data analytics são recursos que podem alavancar e transformar o planejamento da viagem.

Em relação ao setor de eventos (congressos, shows, feiras, etc.) praticamente tiveram suas atividades canceladas, no entanto, alguns puderam ser realizados por lives e encontros virtuais em plataformas digitais que garantiram a continuidade através da tecnologia. Porém, não parou por aí, os shows de entretenimento foram o “boom” durante a quarentena, artistas brasileiros e estrangeiros realizaram em suas casas ou estúdios de gravação, shows que permitiram remotamente o acompanhamento e participação do público com a transmissão on-line, via internet. Todavia, enquanto não é possível a retomada dos eventos em espaços públicos e privados, a solução continua sendo o mundo da digitalização. Para um futuro próximo, o uso do holograma é uma oportunidade a ser explorada.

Diante disso, é notório a importância e significância do aparato tecnológico para o turismo. As transformações digitais promovem o engajamento do turista on-line, antecipação de experiência, diferenciação às respostas às demandas atuais, mobiliza novas formas de mercado, a inovação de produtos e serviços, simplificação nos processos, de maneira que estabelece maior eficiência operacional, além de uma verdadeira inteligência de negócios, por outro lado, praticidade e experiência ao turista-cliente.

REFERÊNCIA:

Lencastre, Carla. CINCO INOVACOES QUE VAO MUDAR A HOTELARIA. Blog PANROTAS, 2020. Disponível em PANROTAS.


Quem escreveu? Este texto é da Camila Costa, graduada em Turismo e Hotelaria pela UNEB – Universidade do Estado da Bahia e pós graduanda em Gestão Comercial com ênfase em Negociação pela Unijorge. Amo chá, pilates & sustentabilidade.

Deixe seu e-mail para receber em primeiro mão os conteúdos que chegam e para ficar por dentro das novidades que estão por vir!
Escrito por Redatores de Ideias

Redatores de Ideias são publicações de quem ama escrever e estudar sobre a viagem.

Deixe uma resposta

Seu email não será publicado.


Nenhum comentário

Mostrar comentários
Últimas histórias
Loading
Redatores de Ideias

Com efeito catástrofe, a pandemia COVID-19 abalou diversos setores da economia mundial e o turismo faz parte deste efeito dominó. […]

Loading
Redatores de Ideias

Não há dúvidas que após uma paralisação forçada, o setor turístico e hoteleiro são os mais afetados e prejudicados pela […]

Loading alma turismóloga
Dicas

A Alma Turismóloga não é apenas uma loja virtual, ela nasceu para transformar a maneira como você encara a sua carreira no turismo.

Loading turismo pós codiv-19
Dicas

Confira dicas e insights para o setor quando o turismo pós codiv-19 chegar, tanto para quem atua no mercado quanto pra quem quer ingressar.

Loading
Redatores de Ideias

Autoestima é uma das palavras que mais vem sendo usada nos últimos tempos, estamos em um momento de entender e […]

Loading negócio em turismo
Dicas

Quer ter um negócio em turismo? Confira dicas e vantagens de iniciar sua jornada empreendedora no universo online com turismo!

Loading
Protagonismo

Tá pensando em enviar currículos? Não mande sem antes preencher corretamente o seu objetivo profissional.

Loading
Motivação

O turismo está precisando de mais fazedores, acreditadores, sonhadores com capacidade para realizar coisas incríveis para o turismo e para nossa profissão.